Buscar

Caso Concreto 5 SJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 5
1. Um dos grandes males do Poder Judiciário é serem os Ministros dos Tribunais Superiores indicados e escolhidos pelo Presidente da República (...) em caráter político, isto é, por pressão da politicagem que, sabe-se, normalmente só atende aos seus interesses, movidos pelo vício da gula em regra anti-ética da maior parte das caudas interesseiras (...). http://www.criticaforense.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=191
a) As mesmas críticas relativas ao sistema de escolha dos magistrados que compõem a Corte suprema do país (STF), também pode ser percebida na escolha dos magistrados de 1ª instância?
Desenvolvimento: As críticas relativas ao sistema de escolha dos magistrados que compõem o STF, ou seja, a nomeação pelo Chefe do Executivo, não podem ser também percebidas na escolha dos magistrados de 1ª instância, pois esses ingressam apenas por concurso público.
b) Analise de forma crítica o sistema de seleção dos Magistrados das referidas instâncias em nosso país.
Desenvolvimento: Na 1ª instância, os magistrados ingressam somente por concurso público de provas e títulos, onde os melhores colocados preenchem as vagas. São pontos positivos o aspecto democrático e a escolha dos melhores no ponto de vista técnico e moral, e são aspectos negativos o fato de ser um processo oneroso e demorado. Já na composição do STF por ministros, o sistema de escolha utilizado é o de nomeação, onde o Chefe do Executivo os escolhe. Suas vantagens: célere, pouco oneroso para os cofres públicos e coloca em ação o mecanismo de freios e contrapesos, porque quem os nomeia é o Presidente da República, porém sua indicação depende da aprovação do Senado, isto é, o Executivo e o Legislativo “escolhendo” o Judiciário, de certa forma. E assim, os poderes se controlam. 
2. A Corte Especial do Tribunal de Justiça de Pernambuco condenou à prisão e exonerou o juiz de direito Luiz Eduardo de Souza Neto, da Comarca de Araripina, interior de Pernambuco, por estelionato. O magistrado concedia liminares fraudulentas em ações cautelares de substituição de garantia de bens móveis e imóveis por títulos pobres, tendo causado grande prejuízo ao Banco de Brasil S/A, que figurava como parte nos processos. Com base no noticiado, analise de forma crítica a função social das garantias da Magistratura, mencionando o significado de cada uma delas.
Desenvolvimento: Segundo o art. 95 da CF, os juízes gozam das seguintes garantias: vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de subsídio. A primeira garantia, vitaliciedade, garante que o juiz que ingressa por concurso após 2 anos de judicatura e os demais casos só perdem o cargo por sentença judicial transitada em julgado. Com a inamovibilidade se garante que é impossível remover o juiz do seu local de atuação para outro, sem seu consentimento; isso impede que o juiz seja influenciado por “ameaças” de mandá-lo para uma cidade distante ou qualquer coisa do gênero. A irredutibilidade permite que o magistrado possa ter segurança para julgar e decidir como quiser sem que sofra represálias.

Outros materiais