Trabalkho Individual 1  2014
12 pág.

Trabalkho Individual 1 2014


DisciplinaProoduçao 4 Semestre4 materiais66 seguidores
Pré-visualização2 páginas
\ufffdPAGE \ufffd
\ufffdPAGE \ufffd2\ufffd
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
curso SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO
anderson rodrigo ahlert
Cruz Alta
2014
anderson rodrigo ahlert
 Finanças Empresarais
Trabalho apresentado ao Curso de Administração 4° Semestre da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Administração Financeira e Orçamentária, Direito Tributário e Mercado de Capitáis.
Orientadora: 
Prof: Fábio R. Proença,Vânia Machado, Janaina Carla da Silva Vargas Testa, Jossan Bastistute, Karen Hiramatsu Manganotti e Regina Lucia Sanches Malassie.
 Cruz Alta
2014
\ufffd
sumário
2sumário	\ufffd
3introdução	\ufffd
4atividade de portfólio	\ufffd
5FLUXO DE CAIXA	\ufffd
5CUSTO DE OPORTUNIDADE	\ufffd
ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS....................................................................... 5
6PAYBACK	\ufffd
6IMPOSTOS, CONTRIBUIÇÕES E TAXAS	\ufffd
6COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA	\ufffd
7MERCADO DE CAPITAIS	\ufffd
7CONTROLE FINANCEIRO	\ufffd
9conclusão	\ufffd
10referências	\ufffd
\ufffd
\ufffd
introdução
Este presente trabalho tem por finalidade demonstrar as atribuições empresariais assim como a administração financeira como um todo.
As finanças estão direcionadas ao gerenciamento de uma organização, levando à análise de dados financeiros e tendo como objetivo a elevação da organização. Através da tomada de decisões eficaz, as decisões financeiras de uma empresa inseridas em economia em desenvolvimento requerem uma reflexão mais critica de seus aspectos conflitantes, exigindo uma adaptação á realidade dos negócios. 
O profissional de finanças tem um papel importante dentro das empresas, suas principais características é cuidar do caixa, a entrada e a saída do dinheiro. Por isso é muito importante ter um profissional perito em finanças para cuidar da movimentação do seu caixa e fluxo.
\ufffd
atividade de portfólio
 
QUAL A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA 
A função dessa ferramenta é a de informar o empresário sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos, de forma diária e acumulada. 
A composição de fluxo de caixa pode variar muito, porém as informações devem estar estruturadas diariamente, informando os pagamentos, recebimentos e o saldo ao longo do tempo. 
Através do fluxo de caixa o empresário pode manter suas contas em equilíbrio postergando ou adiantando receitas ou débitos ao longo de um período. 
QUAL O CUSTO DE OPORTUNIDADE? EXEMPLIFIQUE:
 
O raciocínio econômico sobre o "custo de oportunidade" está intimamente ligado com o deslocamento dos fatores de produção de uma para outra atividade, o que não ocorre por simples acaso. São custos implícitos, relativos aos insumos que pertencem à empresa em que envolvem desembolso monetário. O custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhido. É um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada. 
TODA EMPRESA DEVE POSSUIR ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS? MAS AFINAL O QUE SÃO ORÇAMENTOS EMPRESÁRIAIS? CITE EXEMPLOS. 
As principais etapas para uma empresa elaborar orçamento empresarial são: orçamento de vendas, orçamento de produção ou de fabricação, orçamento de custos de matéria prima, orçamento de custos de mão-de-obra, orçamento dos custos indiretos de fabricação, despesas e de vendas e também administrativos. Exemplos: Orçamento estatísticos, orçamento flexível e contínuo, orçamento ajustado, orçamento de base zero e de controle matricial.
O QUE VEM A SER PAYBACK DESCONTADO? 
O Playback também denominado tempo de recuperação do investimento, consiste em quantificar através do fluxo de caixa, em quanto tempo um investimento é recuperado pelos fluxos de caixa ocorridos após a data de realização do desembolso inicial. Consiste em um método de análise de investimento, dentre estes os três mais utilizados são: O prazo de retorno, o valor do presente líquido-VPL e a taxa interna de retorno- TIR. O Playback caracteriza-se como um método simples e fácil de calcular é deferido por: Prazo de tempo necessário para que os desembolsos sejam integralmente recuperados. 
QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE IMPOSTOS, CONTRIBUIÇÕES E TAXAS? 
Imposto é um tributo cujo fator gerador de uma situação q independente de uma contraprestação estatal específica relativa ao contribuinte. Imposto será sempre uma situação de aquisição de renda e prestação de serviços.
Contribuições, divididos em dois grupos, a especial é cobrada quando se destina a um determinado grupo de atividade. Ex: INSS, PIS ou contribuição de melhorias, quando ocorre em beneficio ao contribuinte. 
Taxa é uma espécie tributária prevista e lei e cobrada pelo poder público em suas situações específicas. As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou Municípios. Ex: Emissão de um documento, taxa de limpeza pública. 
CONCEITUE COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA 
A competência tributária é a atribuição dada pela Constituição Federal aos entes políticos do Estado (União, governos estaduais, Municípios e Distrito Federal) da prerrogativa de instituir os tributos. 
A competência tributária é o poder indelegável atribuído pela Constituição um ente político para instituir determinado tributo, além de competência tributária também se relaciona com a competência de arrecadar e finalizar tributos, e podem ser classificadas em: privativa, residual e comum. 
QUAL O CONCEITO DE MERCADO de CAPITAIS? 
É um sistema de importante papel na economia, é por meio dele que fluem todas as operações que permite canalizar recursos dos agentes superavitários para os de tomadores de recursos, garantindo a credibilidade das transações e a liquides dos diversos ativos transacionados no mercado. 
Os principais títulos negociados (título mobiliário) representam o capital social das empresas, em suas ações ou ainda empréstimos tomados pelas empresas, no mercado, representado por debêntures que são conversíveis em ações, bônus de subscrição e outros papéis comerciais. Esta constituição permite a circulação de capital e custeia o desenvolvimento econômico.
O sistema financeiro é o conjunto de instituições e instrumentos financeiros que possibilitam a transformação de recursos dos ofertantes e criam condições para que os títulos e valores mobiliários tenham liquidez no mercado. 
Seu objetivo é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria e outras atividades econômicas. Distingue-se do mercado monetário que movimenta recursos a curto prazo, embora tenham muitas instituições em comum. 
Nos países capitalistas mais desenvolvidos os mercados de capitais são mais fortes e dinâmicos. A fraqueza desse mercado nos países em desenvolvimento dificulta a formação de poupança, sendo um sério obstáculo ao desenvolvimento, obrigando esses países a recorrerem ao mercado de capitais internacionais. 
PESQUISA DE CAMPO SOBRE CONTROLE FINANCEIRO DA REGIÃO
 
*Fluxo Caixa 
Projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. 
* Controle Diário de Caixa Registra diariamente todas as entradas e saídas de dinheiro, além de apurar o saldo existente no caixa. A principal finalidade do controle de caixa é verificar se não existem erros de registros ou desvios de recursos. 
* Controle Bancário 
É o registro diário de toda a movimentação bancária e do controle de saldos existentes, ou seja, os depósitos e créditos na conta da empresa, bem como todos os pagamentos feitos por meios bancários e demais valores debitados em conta (tarifas bancárias, juros sobre saldo devedor, contas de energia, água e telefone, entre as principais). 
* Controle de Contas a Receber 
Tem