Buscar

Questionário Unidade III

Prévia do material em texto

Questionário Unidade III (2017/2)
Pergunta 1
A propaganda, como meio promocional, apresenta vantagens de atingir um número grande de consumidores. Quando a mídia escolhida é de comunicação em massa, o custo por indivíduo é reduzido, como a feita em uma propaganda na televisão ou em um anúncio de jornal. Indique, nas opções a seguir, qual seria uma desvantagem da propaganda:
	
	a.
	Geração de fluxos de clientes.
	
	b.
	Retenção de imagem.
	
	c.
	Não conta com o feedback imediato.
	
	d.
	Imagem da loja.
	
	e.
	Venda de produtos.
0,25 pontos   
Pergunta 2
As estratégias de comunicação desenvolvidas por uma organização têm como objetivo, principalmente, propiciar uma comunicação eficaz com o mercado. São consideradas ferramentas ou formas de comunicação, exceto:
	
	a.
	Propaganda, promoção de vendas, relações públicas, vendas pessoais e marketing direto.
	
	b.
	Propaganda, relações públicas, embalagem, rotulagem e preço premium.
	
	c.
	Propaganda, vendas pessoais, marketing direto, atacado e varejo.
	
	d.
	Propaganda, promoção de vendas, rotulagem, atacado e varejo.
	
	e.
	Propaganda, atacado, varejo, marketing direto e preço premium.
0,25 pontos   
Pergunta 3
Há uma discussão do que é merchandising – mesmo porque não existe uma tradução ao pé da letra. Se compará-lo com a propaganda, o objetivo do merchandising é:
	
	a.
	Leva o consumidor até o produto.
	
	b.
	Faz a prospecção de possíveis clientes.
	
	c.
	Leva o produto até o consumidor.
	
	d.
	Conhecer as necessidades e os gostos dos clientes.
	
	e.
	Leva em consideração os benefícios adicionais oferecidos pela empresa.
0,25 pontos   
Pergunta 4
McKenna (1999) afirma que o marketing de relacionamento é:
	
	a.
	Parte do pressuposto de que existe um mercado e clientes impessoais e estáticos.
	
	b.
	Refinar o seu público-alvo.
	
	c.
	Usar o cadastro de clientes.
	
	d.
	Selecionar o público-alvo com base em informações de perfis em uma rede social.
	
	e.
	O desenvolvimento e a manutenção de boas relações com o cliente.
0,25 pontos   
Pergunta 5
O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta da administração que pode ser usada para gerenciar o desempenho organizacional. Analisando-se essa ferramenta, verifica-se que ela:
	
	a.
	Permite avaliar o posicionamento estratégico da empresa por meio da identificação de forças e fraquezas (ambiente interno) e de ameaças e oportunidades (ambiente externo).
	
	b.
	Pode ser considerada como um modelo de gestão estratégico, que permite às empresas priorizarem suas ações do dia a dia para atingirem os objetivos traçados em seus planos estratégicos.
	
	c.
	É o conceito de gestão que aumenta o gap existente entre a estratégia e a parte operacional do negócio, alinhando a empresa aos seus objetivos estratégicos.
	
	d.
	Substitui as medidas financeiras por outras relacionadas aos aspectos subjetivos como satisfação dos clientes, aprendizagem e crescimento organizacional.
	
	e.
	Analisa os fatores que satisfaçam tanto clientes (internos e externos) quanto fornecedores, considerando a perspectiva dos clientes.
0,25 pontos   
Pergunta 6
Para promoção, há alguns tipos que têm sido mais utilizados no setor varejista. Assinale nas afirmativas abaixo aquela que faz parte de uma promoção:
I. Concursos e sorteios.
II. Amostra do produto.
III. Embalagens e folhetos inseridos em embalagens.
IV. Degustações ou demonstrações.
	
	a.
	I, II e III.
	
	b.
	I, III e IV.
	
	c.
	I, II e IV.
	
	d.
	I, II, III e IV.
	
	e.
	II, III e IV.
0,25 pontos   
Pergunta 7
Para que se desenvolva toda a estratégia de comunicação da empresa e elaborem-se campanhas, o varejista deve definir claramente junto à agência o público-alvo, o posicionamento de mercado, a imagem que ele deseja construir ou fortalecer e os diferenciais estratégicos que pretende oferecer para se destacar da concorrência e também aqueles reservados para superar as expectativas dos clientes. Vários são os objetivos principais de propaganda para atividade varejista. Indique qual é o foco da propaganda promocional.
	
	a.
	Visa à venda direta, com foco pode ser nos preços ou em novos produtos.
	
	b.
	Promoção de imagem da empresa.
	
	c.
	Os varejistas dividem as despesas de propaganda entre eles ou algum atacadista patrocina uma parte e divide a outra entre os demais anunciantes.
	
	d.
	São ligadas à conquista de novos públicos.
	
	e.
	Tem como foco realizar vendas futuras.
0,25 pontos   
Pergunta 8
Produto ou serviço tem como finalidade gerar algum benefício ou facilidade para o cliente, e os produtos podem ser classificados em produtos de consumo e organizacionais. Dentro desses conceitos, assinale a alternativa correta:
	
	a.
	O produto visa a obter maior retorno, aumentando a satisfação dos seus clientes.
	
	b.
	Tem como finalidade gerar algum benefício ou facilidade para o cliente.
	
	c.
	É focalizado diretamente para uma clientela qualificada.
	
	d.
	Tem a necessidade de investir altos valores.
	
	e.
	Aumenta a média geral de vendas e o índice de compra.
0,25 pontos   
Pergunta 9
Promoção de vendas é o conjunto de atitudes tomadas para que determinado produto ou serviço tenha maior aceitação em um período de tempo e está ligada à sazonalidade, ou seja, dependendo da época do ano, o produto ou serviço tem maior ou menor capacidade de venda. Analise as afirmativas a seguir:
I. Uma promoção de vendas pode apresentar um novo produto ao público: são marcas que adotam a técnica de promoção de vendas para lançar produtos.
II. As promoções são classificadas em ações sazonais e ações institucionais. As ações sazonais são aquelas que buscam a venda de determinado produto e as institucionais são aquelas que buscam a promoção da imagem da empresa.
III. As promoções mais eficazes são aquelas que oferecem algo além do produto para o cliente.
IV. Toda promoção deve ser planejada e ter um período de início e término determinados.
Estão corretas as afirmativas:
	
	a.
	I, II e III.
	
	b.
	I, III e IV.
	
	c.
	I, II e IV.
	
	d.
	I, II, III e IV.
	
	e.
	II, III e IV.
0,25 pontos   
Pergunta 10
Um banco que atua no varejo está buscando ampliar a sua carteira de clientes e, para isso, estabeleceu uma nova estratégia de atuação visando a fidelizar seus clientes e captar novos no mercado em que opera. Uma estratégia a ser utilizada pelo banco para atingir seus objetivos é:
	
	a.
	Ampliar a automação de suas atividades, diminuindo a interação do banco com seus clientes e possibilitando um relacionamento formal e impessoal.
	
	b.
	Estabelecer metas ambiciosas de curto prazo aos vendedores, para que eles contatem o maior número de clientes apenas na ocasião da venda.
	
	c.
	Atuar em nichos de mercado, oferecendo seus produtos e serviços ao mercado, de maneira geral, por intermédio de seu serviço detelemarketing, atraindo, assim, um maior número de clientes.
	
	d.
	Manter um sistema de análise mercadológica que possibilite compreender as necessidades dos clientes e, dessa forma, oferecer produtos e serviços que atendam às suas expectativas.
	
	e.
	Possibilitar que o vendedor de seus produtos e serviços os adapte durante o processo de vendas, focando no atendimento aos objetivos do banco.

Outros materiais