Buscar

AV2 CC CCJ001710 Semana 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL VI - CCJ0017
Título
SEMANA 10
Descrição
Caso Concreto
Junior, pai de três moças, resolve deixar em benefício de seu afilhado um legado que consiste num animal pois o rapaz é apaixonado por animais, porém nunca teve oportunidade de comprar um. Morto o testador e aberto o testamento, descobre-se que o testador não é proprietário de cavalo algum. Assim, as herdeiras declaram ao legatário que a disposição não é válida, na medida em que o testamento dispôs de algo que nunca pertenceu ao testador. Diante disso, poderia o legatário exigir a entrega do animal? Justifique.
RESPOSTA: De acordo com o art. 1912, CC/02, é ineficaz o legado de coisa certa que não pertença ao testador no momento da abertura da sucessão. No entanto, abre-se uma exceção no art. 1915, CC/02, pois quando da abertura do testamento, se o legado for de coisa que se determine pelo “gênero”, no caso, um cavalo, será o mesmo cumprido, ainda que tal coisa não exista entre os bens deixados pelo testador.
Questão Objetiva
Em 2006, Felipe fez testamento válido no qual dispôs de uma fazenda para sua namorada, Sheila. Ao longo dos 10 anos posteriores ao fato, adquiriu terras contíguas, que foram agregadas à fazenda. Ao tempo de sua morte, o imóvel tinha o dobro da dimensão da época do testamento.
Marque a alternativa sobre a sucessão de Sheila:
Sucederá o imóvel, não importado a sua dimensão ao tempo da abertura da sucessão;
O legado caducou, pois, a coisa sofreu alterações a ponto de não poder mais ser identificada tal como era ao tempo em que o testamento foi elaborado.
Somente poderá receber o imóvel dentro das suas dimensões da época do testamento, não se admitindo o contrário.
Poderá suceder o imóvel na dimensão que tiver ao tempo da morte de Felipe, desde que haja expressa disposição nesse sentido.

Outros materiais