Buscar

Questões sobre Desenvolvimento Motor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201607114083)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Luria e Vygotsky, a função é encarada como um sistema plástico e complexo, de forma que as capacidades cognitivas são distribuídas em diferentes zonas anatômicas que participam de maneira dinâmica e sincronizada visando a funcionalidade. Essas zonas são chamadas unidades funcionais. Considerando as unidades funcionais, é correto afirmar que
		
	
	A segunda unidade funcional diz respeito à regulação da atenção seletiva através da função da formação reticulada.
	
	A primeira unidade funcional diz respeito às aferências somestésicas, visuais e auditivas mediadas pelo diencéfalo.
	
	As três unidades funcionais possuem suas estruturas anatômicas ativas nos movimentos automáticos e reflexos.
	 
	As três unidades funcionais estão integradas na reação aos estímulos, programação, realização e regulação do movimento voluntário.
	
	A terceira unidade funcional diz respeito à integração das informações direta e simbólica cognitiva pelo lobo temporal.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607115746)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Gallahue (2001), as habilidades motoras fundamentais devem estar desenvolvidas satisfatoriamente quando a criança está entre 6 e 7 anos. Mas a avaliação destas habilidades deve começar em uma fase emergencial, segundo Wallon. Qual será a idade mínima e qual a importância da fase da avaliação? Assinale a alternativa correta.
		
	
	Entre 4 e 5 anos. Nesse estágio começam a se desenvolver as habilidades fundamentais que dependem da integração das informações que a criança recebe.
	 
	Entre 3 e 4 anos. É no estágio sensório-motor que a criança já conquistou o controle da marcha e a linguagem (atividade simbólica) - Sem o movimento , a criança não sabe captar o mundo exterior e isto deve ser observado o quanto antes.
	
	Entre 3 e 4. Essa é a fase em que as habilidades motoras devem ser testadas pois a criança já terá suas habilidades fortemente desenvolvidas e estará no estágio MADURO.
	
	Entre 5 e 6. Somente quando a criança está passando do estágio elementar para o maduro é que se pode começar a testar as habilidades fundamentais.
	
	Entre 5 e 7. É nesse período que a criança passa do estágio inicial para o desenvolvimento das habilidades motoras, portanto é esta é a idade mínima para as provas psicomotoras das habilidades.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607672600)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Crianças que não aprendem, na sua maioria, apresentam falhas no desenvolvimento das habilidades, que sendo bem trabalhadas, levam a um melhor rendimento escolar. Alguns exercícios podem auxiliar, devendo ser gradativos e ter continuidade enquanto necessários. Entretanto, é importante obedecer à uma sequência para cada habilidade. Assinale a sequência correta.
		
	
	Nenhuma das alternativas acima
	
	Utilização do próprio corpo, utilização de material concreto, utilização de lápis e papel e utilização de gravuras e figuras.
	
	Utilização do próprio corpo, utilização de gravuras e figuras, utilização de material concreto e utilização de lápis e papel.
	 
	Utilização do próprio corpo, utilização de material concreto, utilização de gravuras e figuras e utilização de lápis e papel.
	
	Utilização de material concreto, utilização do próprio corpo, utilização de gravuras e figuras e utilização de lápis e papel.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607745923)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Gallahue e Ozmun propuseram um modelo de desenvolvimento motor dividido em fases e estágios. Com base nesse conceito, assinale V ou F para as afirmativas abaixo
		
	 
	A prática não interfere na velocidade de aquisição de padrões motores
	 
	As fases reflexiva e rudimentar têm um padrão hierárquico, uma sequência de aquisição de padrões motores.
	 
	Do nascimento até 1 ano ocorre o aumento do comportamento reflexo e diminuição do movimento voluntário.
	 
	Os movimentos especializados consistem na combinação de movimentos fundamentais para a realização de atividades mais complexas.
	 
	Na fase motora fundamental os movimentos ainda são pouco coordenados, tendo mais influência da prática na aquisição das habilidades motoras
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607823549)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"O ato motor não pode ser concebido como funcionamento de sistemas neurológicos justapostos. (...) Só podemos compreender a ação quando consideramos o ponto inicial, o desenvolvimento e a finalidade que esta ação pretende alcançar." (Ajuriaguerra, 1986). Marque V para verdadeiro e F para falso nas alternativas abaixo, referentes ao texto: [ ] O movimento deve ser analisado pelo prisma anatômico e mecanicista. [ ] A análise da função do sistema nervoso não está relacionada a nenhum dos distúrbios psicomotores. [ ] O córtex motor, o cerebelo e os núcleos da base são estruturas fundamentais para execução dos movimentos. Então ficará:
		
	 
	[F]; [F]; [V]
	 
	[V]; [F]; [V]
	 
	[F]; [V]; [V]
	 
	[V]; [V]; [V]
	 
	[F]; [F]; [F]

Outros materiais