Buscar

Banco de questões para estudos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO INTERNACIONAL
	Simulado: CCJ0056_SM_201301287636 V.1 
	Aluno(a): CAMILA ALMEIDA DA SILVA
	Matrícula: 201301287636
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 17/04/2017 16:42:57 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201302083086)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB-Adaptado) A respeito da condição jurídica do estrangeiro, disciplinada pela Lei n. 6.815/80, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A República Federativa do Brasil não extradita os seus nacionais, salvo em caso de reciprocidade.
	
	Conceder-se-á extradição mesmo quando o fato constituir crime político e o extraditando houver de responder, no Estado requerente, perante tribunal ou juízo de exceção
	
	Nos casos de entrada ou estada irregular de estrangeiro, se este não se retirar voluntariamente do território nacional no prazo fixado em Regulamento, será promovida a sua expulsão
	 
	Quando mais de um Estado requerer a extradição da mesma pessoa pelo mesmo fato, terá preferência o pedido daquele em cujo território a infração foi cometida
	
	A República Federativa do Brasil não extradita brasileiros naturalizados
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301510929)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	CESPE/ CÂMARA FEDERAL/ ÁREA 18/ 2002) A respeito do costume internacional, forma não-escrita de expressão do direito internacional previsto no art. 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça, julgue os seguintes itens.
		
	 
	Em litígio internacional, a parte que invoca regra costumeira tem o ônus de provar a sua existência.
	 
	O elemento subjetivo ¿ a opinio juris ¿ é absolutamente necessário para dar ensejo à norma costumeira.
	 
	Assim como ocorre em relação aos tratados internacionais, há métodos precisos de interpretação das normas costumeiras.
	 
	Devido à inferioridade hierárquica das normas costumeiras em relação às normas convencionais, não pode o costume revogar norma expressa em tratado internacional.
	 
	Nada obsta a que o elemento material do costume seja constituído de uma omissão frente a determinado contexto.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301510926)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(CESPE/ PROC FED/ 2006) Acerca do costume internacional, julgue os itens subseqüentes.
		
	 
	__ Os Estados soberanos e as organizações internacionais são sujeitos de direito internacional público reconhecidamente aptos a produzir regras de costume internacional.
	 
	__ O elemento material do costume internacional revela-se exclusivamente por meio do modo de proceder, necessariamente positivo, ante determinado contexto, ao longo do tempo.
	 
	__ Segundo precedente da Corte Internacional de Justiça, o transcurso de um período de tempo reduzido não é necessariamente, ou não constitui em si mesmo, um impedimento à formação de uma nova norma de direito internacional consuetudinário.
	 
	__ Uma regra costumeira internacional pode ser criada por vontade unilateral de um Estado.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301508438)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Santa Sé é considerada pessoa jurídica de Direito Internacional Público, tendo o Tratado de Latrão (1929) grande papel fundamental nesta visão. Com sua personalidade reconhecida a Santa Sé propõe tratados com outros Estados, principalmente de conteúdo religioso, sendo estes denominados:
		
	
	Epístolares
	
	Convenções epistolares
	
	Convenções Jesuíticas
	 
	Concordatas
	
	Atos unilaterais
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301510990)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	( FCC - 2011 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Juiz do Trabalho )Em matéria de Tratados Internacionais, é correto afirmar ? MARQUE COM V OU .
		
	 
	III. O instrumento de aprovação dos Tratados Internacionais pelo Congresso Nacional é o Decreto de Promulgação.
	 
	II. Todos os Tratados assinados e ratificados pelo Brasil entram na legislação interna como Lei Ordinária Federal.
	 
	IV. Compete exclusivamente ao Congresso Nacional resolver em definitivo, sobre Tratados Internacionais que acarretem compromisso gravoso ao patrimônio nacional.
	 
	V. O Tratado, no Brasil, não se posiciona hierarquicamente superior à Constituição Federal, cabendo ao STJ - Superior Tribunal de Justiça, julgar em recurso especial as causas decididas pelos Tribunais Regionais Federais, dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, que em única ou última instância contrariem o Tratado.
	 
	É um acordo internacional celebrado entre Estados, por escrito e regido pelo Direito Internacional.
	Simulado: CCJ0056_SM_201301287636 V.1 
	Aluno(a): CAMILA ALMEIDA DA SILVA
	Matrícula: 201301287636
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 17/04/2017 17:24:35 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201302038567)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O MERCOSUL é um organismo internacional que visa à integração econômica de países que se localizam geograficamente no eixo conhecido como Cone Sul, nos termos do Tratado de Assunção (1991) e do Protocolo de Ouro Preto (1994). Sobre o sistema de solução de controvérias do MERCOSUL, assinale a afirmativa correta.
		
	
	O sistema de soluções de controvérsias do MERCOSUL somente foi normatizado pelo Protocolo de Las Leñas (1996), que estabeleceu os procedimentos de cooperação e assistência jurisdicional em matéria civil, comercial, trabalhista e administrativa.
	 
	O sistema de solução de controvérsias do MERCOSUL, atualmente normatizado nos termos do Protocolo de Olivos (2002), estabeleceu como instância final judicante o Tribunal Permanente de Revisão.
	
	O MERCOSUL não possui um sistema próprio de solução de controvérsias, adotando, nos termos do Tratado de Assunção, o sistema estabelecido no Anexo II do Tratado de Marrakesh para a Organização Mundial do Comércio.
	
	Provisoriamente estabelecido no Protocolo de Brasília (1993), o sistema de solução de controvérsias do MERCOSUL encontra-se, atualmente, normatizado pelo Protocolo de Ouro Preto (1994), que estabeleceu a estrutura orgânica definitiva do definitiva do bloco.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301987191)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Como forma de evitar a ocorrência de violação de Direitos Humanos em estabelecimentos prisionais, o Brasil ratificou, em 2007, o Protocolo Facultativo à Convenção contra a tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanos ou degradantes. Tal protocolo estabelece que cada Estado deverá designar ou manter, em nível doméstico, um ou mais mecanismos preventivos nacionais. Por meio da Lei nº 12.847/13, o Brasil pretendeu atender à exigência do Protocolo, ao criar o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. Quanto ao meio proposto tanto pelo Protocolo quanto pela Lei para alcançar a finalidade almejada, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Medidas legislativas de parlamentares que integrem o Mecanismo.
	
	N.R.A
	
	Criação e fortalecimento de defensorias públicas.
	
	Mutirões judiciais.
	 
	Sistema de visitas regulares de seus membros.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301510921)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(CESPE/ CÂMARA FEDERAL/ ÁREA 18/ 2002) Julgue os itens abaixo, relativos aos tratados internacionais.
		
	 
	Considerando que o consentimento mútuo constitui condição de validade dos tratados internacionais, terá plena validade o tratado que, no momento de sua conclusão, conflite com norma imperativa de direito internacional geral, de conformidade com o que estabelece a Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados.
	 
	No Brasil, segundo jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, os tratados internacionais e as leis internas infraconstitucionais estão no mesmo nível hierárquico
	 
	Em regra, os tratados internacionais começam a vigorar no ordenamento jurídico interno brasileiro com o início da vigência dos decretos que os promulgarem.
	 
	Não é juridicamente possível a exclusão, do âmbitode aplicação territorial de tratado internacional, de parte do território de um ou de ambos os Estados pactuantes.
	 
	Tendo em vista que o poder competente para realizar a ratificação é definido livremente pelo direito interno de cada Estado, no Brasil a ratificação é de competência do Congresso Nacional, que a realiza por meio de decreto legislativo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301511026)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(33º Exame de Ordem) Plenos poderes significam um documento expedido pela autoridade competente de um Estado e pelo qual são designadas uma ou várias pessoas para representar o Estado na negociação, adoção ou autenticação do texto de um tratado, para manifestar o consentimento do Estado em obrigar-se por um tratado ou para praticar qualquer outro ato relativo a um tratado¿. Convenção de Viena sobre direito dos tratados, de 1969, art. 2.º, § 1º, alínea C. Algumas pessoas, em virtude de suas funções, estão dispensadas do documento acima referido para a realização de todos os atos relativos à conclusão de um tratado. São elas:
		
	 
	D) Os chefes de Estado, de governo e os ministros das Relações Exteriores.
	
	C) Os representantes dos Estados perante uma organização internacional.
	
	B) Os chefes de missão diplomática e os cônsules.
	
	A) Os presidentes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302047902)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Mário, casado com Angela, é analista administrativo da ANATEL e esteve a serviço dessa agência em Paris nos meses de outubro e novembro de 2008, quando, nesse período, nasceu seu filho Lúcio, em hospital de Brasília. Com base na CF, julgue os itens seguintes, relativos à situação hipotética acima.
		
	 
	Caso Lúcio tivesse nascido em Paris, ele não poderia ocupar os cargos de ministro do STF e de oficial das Forças Armadas, haja vista que esses cargos são privativos de nascidos no Brasil.
	 
	Lúcio é brasileiro nato.

Outros materiais