Buscar

Questões sobre Psicomotricidade e Aprendizagem Motora

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201607114210)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Gustavo é uma criança alegre que frequenta a escola desde o berçário. Hoje, com 7 anos, tem se mostrado com algumas dificuldades para se concentrar durante as atividades do colégio, apresenta uma escrita incompleta ao fazer as tarefas em sala de aula, pede para ir ao banheiro em intervalos curtos de tempo, fica nervoso quanto precisa ficar sentado por algum tempo. Diante desta situação, percebe-se que Gustavo apresenta características de qual alteração psicomotora?
		
	
	Sinais característicos de Inibição Psicomotora
	
	Sinais característicos de Deiscência
	 
	Sinais característicos de Instabilidade Psicomotora
	
	Sinais característicos de Dispraxia
	
	Sinais característicos de Debilidade Psicomotora
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607831629)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a alternativa que NÃO corresponde a uma habilidade que exige a função de equilíbrio
		
	
	Pular
	
	Permanecer em apoio unipodal
	
	Andar em linha reta
	 
	Pegar um objeto
	
	Ficar de pé
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607114953)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Manuela tem 5 anos de idade e foi submetida a um exame psicomotor completo após a mãe queixar-se que a filha esbarra muito nos objetos e pessoas, dando a impressão de não conhecer os limites de seu próprio corpo. Durante a avaliação o examinador observou hipotonia generalizada, certa apatia e palidez, movimentos rápidos e lábeis, dando impressão de descontrole. Este quadro é característico do transtorno psicomotor do tipo:
		
	
	Estabilidade psicomotora, no qual a criança tem necessidade de estar sempre em movimento.
	
	Estado tensional, no qual a criança apresenta alterações da sua imagem corporal.
	
	Inibição psicomotora, no qual a criança busca os limites de seu próprio corpo.
	 
	Estado de deiscência, no qual a criança busca os limites de seu próprio corpo.
	
	Debilidade psicomotora, no qual a criança tem o corpo como uma fortaleza.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607761342)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quedas em idosos são frequentemente apontadas como certas e consideradas como uma consequência inevitável da velhice. A análise dos fatores que levam a quedas, entretanto, aumenta a possibilidade da prevenção. Com relação a este problema, analise as afirmativas: I- A maioria das quedas em idosos ocorre em casa, mas a sua frequência é maior em instituições de cuidados prolongados; II- Lesões são a sexta maior causa de morte em pessoas com mais de 65 anos, e a maioria delas é consequente de quedas; III- A propensão a quedas é ocasionada pelos déficits cumulativos da visão deficiente, equilíbrio insuficiente, marcha pouco firme, postura inclinada e distúrbio da propriocepção; IV- A maioria das quedas em idosos é acidental. Os exemplos incluem passo falso numa descida, superfícies escorregadias, pouca luz, aparição inesperada de uma criança ou outra pessoa e sapatos mal ajustados aos pés. Estão CORRETAS apenas as afirmativas: (Concurso Modificada)
		
	
	III e IV;
	
	I, II e III;
	
	II e III;
	
	I, II e IV.
	 
	I, II, III e IV;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607739048)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para as bases de aprendizagem motora, masque a alternativa correta. I)As sensações e percepções são capacidades de identificação dos estímulos sensoriais e interpretação das informações captadas e processadas pelo SNC permitindo a noção do mundo. II )A memória refere-se a sensação ou a informação já recebidas e percebidas.Está relacionada aos processos de armazenamento das informações, correspondentes aos registro de aspectos das experiências vividas, que determinará o desenvolvimento dos processos de aprendizagem. III) Os distúrbios perceptivos (agnosias) podem comprometer a capacidade de aprendizagem do indivíduo e comprometimento da consciência dos estímulos sensoriais relacionados a vivência do indivíduo.
		
	
	Se as alternativas II e III estiverem corretas
	
	Se todas as alternativas estiverem incorretas.
	
	Se Se as alternativas I e II estiverem corretas
	
	Se as alternativas I e II estiverem corretas
	 
	Se toas as alternativas estiverem corretas

Outros materiais