Buscar

APRESENTAÇÃO METABOLISMO DEXA.pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Metabolismo Integrado
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO JANEIRO
CAMPUS MACAÉ
Discentes:				 Bárbara Siqueira 
Gisele Belchior
Laiza Souto 
Marlon Roca
Docente: Leonardo Cinelli
Artigo
“Efeito da dexametasona sobre a secreção de insulina: 
Exame de alguns mecanismos subjacentes “
Introdução
A insulina é o hormônio anabólico mais conhecidos e é essencial para a manutenção da homeostase de glicose e do crescimento e diferenciação celular.
Secretado pelas células β das ilhotas pancreáticas.
Regula a homeostase de glicose em vários níveis.
Estimula a lipogênese no fígado e nos adipócitos. 
Reduz a lipólise, aumenta a síntese e inibe a degradação proteica.
Introdução 
A dexametasona é um medicamento que faz parte da classe dos corticosteroides, atuando parte de controle da velocidade da síntese de proteínas.
Atua como um anti-inflamatório esteroides; antialérgicos e imunossupressor de uso oral e injetável.
O mecanismo que medeia a estimulação da secreção de insulina como uma resposta adaptativa ao aumento da resistência à insulina in vivo não é totalmente compreendido.
Conhecida por causar resistência à insulina em tecidos periféricos, além de estimular a gliconeogênese.
Matérias e Métodos
Foram utilizados ratos Wistar machos, em cada rato foi injetado uma única dose diária de dexametasona intraperitonealmente e nos animais controle solução salina por 3 dias consecutivos. A glicose no sangue foi medida com um medidor de refletância, imediatamente após o sangue em jejum ser recolhido para a estimativa da insulina.
Isolamento dos ilhotas pancreáticas
O pâncreas foi dissecado cuidadosamente deixando isolado num tampão de Hank, após o tecido foi cortado em pedaços finos. Os fragmentos de tecido resultantes foram lavados duas vezes no mesmo tampão para precipitar as ilhotas.
Ensaio de secreção de insulina
Dez ilhotas de tamanho semelhante foram colocados em tubos de micro centrífuga separados e lavados duas vezes com tampão. Extraiu-se a insulina por adição de ácido clorídrico nas ilhotas e assim mediu-se a insulina nas ilhotas. A secreção de insulina a partir das ilhotas também foi estudada na presença de glicose.
Matérias e Métodos
Western blots
A transferência de Western foi realizada em lisados de ilhotas. As ilhotas pancreáticas foram lisadas em tampão. A detecção foi realizada utilizando quimioluminescência. A intensidade do sinal foi quantificada com a imagem Scion após a varredura de autorradiografias insaturadas. 
Estimativas químicas
O coeficiente de variação Inter ensaio e intra ensaio para este ensaio foi de 7,1% e 5,5%, respectivamente. As diluições apropriadas foram feitas de modo que as concentrações de insulina estavam dentro do intervalo do ensaio. A secreção de insulina foi calculada. O teor total de insulina foi calculado a soma da insulina segregada no meio de cultura mais o conteúdo de insulina do ilhotas no final de cada experiência.
Métodos estatísticos
A significância estatística entre o grupo experimental e o grupo de controle foi calculado utilizando o teste t de estudantes de duas colas.
Resultados
Glicemia e níveis séricos de insulina
 Insulina segregada a partir de ilhotas pancreáticas incubadas com glicose 5,5 mM (A) e 16,6 mM (B) a 10 minutos e 60 minutos em animais tratados com dexametasona (dexa) ou solução salina (controle). Para 5,5 mM: controlo n = 9, 9 dexametasona, valor de p = 0,011 a 60 min; Para 16,6 mM: controlo n = 9, 8 dexametasona. Valor de p = 0,014 a 60 minutos.
A secreção de insulina em resposta à glicose
Resumo
Teor total de insulina das ilhotas pancreáticas em ratos tratados com dexametasona e Wistar de controle.
Tansferências de Western de lisado de ilhotas pancreáticas a partir de ratos tratados com dexametasona e de controlo para glucoquinase.
 
Teste de Western 
A secreção de insulina em resposta à ionomicina
 Secreção de insulina a partir de ilhotas pancreáticas formadas de ratos tratados com dexametasona e de controlo em resposta a ionomicina A. 10 uM, B. 50 uM de ionomicina, C. cloreto de potássio 30 mM.
A secreção de insulina em resposta ao cloreto de potássio
Conclusão
 De acordo com os resultados obtidos, sugere-se que a hipersecreção de insulina em resposta ao aumento da resistência e estimulação da gliconeogênese está associada com aumento da sensibilidade do processo de secreção de insulina à glicose. 
 É necessário realizar outros estudos para melhorar o delineamento do tratamento com Dexa, incluindo oxidação da glicose, ciclagem de glicose, níveis de NADPH de ilhéus, ATP e níveis de ADP. 
OBRIGADO!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais