Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO DE PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO

Prévia do material em texto

AVALIANDO O APRENDIZADO DE PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
	I - A família é o primeiro grupo social do qual participamos. Família é uma construção social que varia ao longo da história da humanidade e vem sofrendo importantes modificações ultimamente. A família moderna é uma entidade socioafetiva que tem o dever do afeto entre seus membros. II - Na atualidade não existe uma forma de organização familiar ideal; assim, temos hoje diversas formas de configurações familiares: nuclear, monoparental, recomposta, homoafetiva e a opção de não constituir família, entre outros. No interior dessas várias configurações pode ocorrer o embate entre conjugalidade, individualidade e parentalidade. III - A parentalidade não se estabelece automaticamente com a chegada de um filho, pois é um processo longo e complexo. O fim da conjugalidade é independente das questões relativas à parentalidade, por isso os vínculos de filiação devem ser reforçados a fim de não haver prejuízo para o desenvolvimento psíquico da criança e evitar práticas de alienação parental decorrentes da quebra do vínculo conjugal e da falta de elaboração do fim da relação entre o ex-casal.
		
	
	(c) I e II são verdadeiras.
	 
	(a) Todas são corretas.
	
	(e) II e III são verdadeiras.
	
	(b) Todas são falsas.
	
	(d) I e III são verdadeiras.
_____________________________________________________________________________
	Aponte os tipos de família que foram recepcionados pela Constituição Federal de 1988:
		
	
	A família composta por homem e mulher casados e com filhos, a entidade familiar formada pelo pai e filho e a família constituída por duas pessoas de mesmo sexo.
	 
	A família formada por mãe e filha e a constituída por homem e mulher e filho que somente tem a intenção de compor uma família.
	
	A família constituída por duas pessoas de sexos diferentes que moram na mesma casa com a intenção de formar família e a formada por duas pessoas colegas de faculdade.
	
	A família composta por duas pessoas do mesmo sexo e a família constituída por duas pessoas de sexos diferentes e casadas.
_____________________________________________________________________________
	Tudo muda, segundo Ivan Angelo, preconceitos, há velhos e novos. Como os pecados, eles também se repartem em capitais e veniais. Há aqueles que dão cadeia e os leves, chamados por quem os pratica de atitude, ponto de vista, posição, hábito, modo de pensar, gosto, opinião, cultura... ... Se surgiram novos preconceitos, nossa época viu acabarem-se vários.
 Veja. São Paulo. Edição 2118,24 de junho de 2009.
O autor enfatiza em seu trabalho que:
		
	
	o preconceito é destinado a apenas classes sociais e raças;
	
	o preconceito apresenta a mesma intensidade na forma de ser colocado;
	 
	o preconceito é modificado de acordo com o momento histórico e cultural;
	
	o preconceito é característico de alguns grupos sociais em relação a outros;
	
	o preconceito não é atualizado em relação às práticas sociais e históricas.
		
_____________________________________________________________________________
	A Síndrome de Alienação Parental consiste num processo em que a criança é programada para odiar um de seus genitores. A respeito dos aspectos psicológicos ligados a essa síndrome, considere as afirmativas abaixo. I - A criança vive um conflito de lealdade exclusiva frente aos seus genitores. II - Há, por parte de um ou ambos os genitores, confusão entre conjugalidade e parentalidade. III - A criança sofre as conseqüências do sentimento de vingança do ex-cônjuge em relação ao outro. IV - O filho reproduz com o guardião a Síndrome de Estocolmo, na qual o seqüestrado se identifica com o sequestrador. Estão corretas as afirmações:
		
	
	I e II, apenas.
	 
	I, II e III, apenas.
	
	II e III, apenas.
	 
	I, II, III e IV.
	
	I e III, apenas.
___________________________________________________________________________________________
	Quanto à Guarda Compartilhada, analise as afirmações abaixo e marque a opção correta: I Ambos os pais serem guardiães favorece a responsabilidade civil conjunta, pois evita omissão por parte do genitor que não está com a guarda no momento; qualifica a aptidão de cada um dos pais e equipara-os quanto ao tempo livre para a organização de sua vida pessoal e profissional. II É uma forma de regulamentação que funciona bem para a maioria dos pais cooperativos e muitas vezes tem êxito quando o diálogo entre os pais não é bom mas que sejam capazes de isolar os filhos de seus conflitos conjugais, preservando o exercício adequado da parentalidade. III Na guarda compartilhada o genitor que não tem a guarda física não se limitará a supervisionar a educação dos filhos mas ambos os pais participarão efetivamente dela como detentores de poder e autoridade iguais para tomar decisões diretamente concernentes aos filhos seja quanto à sua educação, religião, cuidados com a saúde, formas de lazer e estudos.
		
	
	Apenas II
	
	Apenas III
	 
	I, II e III
	
	Apenas a opção I
	
	Apenas I e II
___________________________________________________________________________________________
	Sobre a Síndrome de Alienação Parental (SAP), analise as assertivas abaixo e marque a alternativa correta:
		
	 
	Tem como principal sintoma o abandono emocional.
	
	Os pais alvo do SAP são os alienadores e buscam se vingar de suas feridas;
	
	É originada pelo luto da criança;
	 
	É uma perturbação que surge principalmente no âmbito das disputas pela guarda e custódia das crianças;
	
	Tem como vítima o pai alienado;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes