Buscar

avaliando o aprendizado 1 direito internacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308176317)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Não é temática de Direito Internacional Privado
		
	
	Condição jurídica do estrangeiro
	
	Nacionalidade
	
	Conflito de leis
	
	Conflito de jurisdições
	 
	Condição jurídica do nacional
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307592083)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FUMARC - 2011 - BDMG - Advogado)- Leia as assertivas abaixo e coloque à frente de cada um dos parênteses (F) se FALSA e (V) se for VERDADEIRA:
		
	 
	( ) Dois ordenamentos jurídicos distintos e totalmente independentes entre si ¿ Dualismo.
	 
	( ) Impossibilidade de conflito entre Direito Internacional e o Interno ¿ Monismo.
	 
	( ) Uma ordem jurídica internacional e uma ordem jurídica interna ¿ Monismo.
	 
	( ) O Direito Internacional é que dirige a convivência entre os Estados, ao passo que o Direito interno disciplina as relações entre os indivíduos e entre estes e o ente estatal ¿ Dualismo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308125003)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	São Fontes do Direito Internacional Público aquelas estabelecidas a fim de produzir as normas que ordenarão o cenário jurídico internacional. Em outras palavras, é a fonte que faz nascer a norma. O Direito Internacional Público tem suas fontes sistematizadas no artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça, o principal órgão judiciário da ONU, sediado em Haia, nos Países Baixos. Recentemente, alguns especialistas entendem que outras figuras têm servido como fonte de direito internacional, como por exemplo os atos unilaterais dos estados, mas prevalece o entendimento de que os dispositivos contidos no artigo citado acima ainda são predominantes e suficientes na criação do direito no plano internacional. Importante frisar que não existe hierarquia entre as fontes. O fato de uma ser mais utilizada que a outra em determinada época depende do momento e das preferências entre estados e organizações internacionais. De acordo com o art. 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça, são fontes do Direito Internacional as convenções internacionais,
		
	
	o costume, princípios gerais do direito, atos unilaterais, resoluções das organizações internacionais, decisões judiciais e a doutrina.
	
	o costume, os atos unilaterais e a doutrina e a jurisprudência, de forma auxiliar.
	 
	Todas as afirmativas estão incompletas.
	 
	o costume internacional, os princípios gerais do direito, as decisões judiciais e a doutrina, de forma auxiliar, admitindo, ainda, a possibilidade de a Corte decidir ex aequo et bono, se as partes concordarem.
	
	o costume internacional, os princípios gerais do direito, os atos unilaterais e as resoluções das organizações internacionais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307500681)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	ENADE 2006
Com referência aos princípios que regem as relações do Estado brasileiro com os outros Estados, considere as afirmações:
I- O princípio da defesa da paz e o princípio da solução pacífica de controvérsias internacionais estão relacionados ao reconhecimento do direito à paz (direito de terceira geração) na medida em que buscam garantir a paz de toda a coletividade.
II - O princípio da cooperação entre os povos para o progresso da humanidade deriva necessariamente do direito à autodeterminação dos povos (direito de terceira geração), ou seja, ao direito que os povos têm de se desenvolver sem a interferência de outros.
III - O princípio da não intervenção internacional deixou de ser observado pelo Brasil, recentemente, ao enviar soldados e oficiais para integrar as forças de paz da ONU no Haiti.
IV - O princípio da cooperação entre os povos para o progresso da humanidade está, em certa medida, relacionado ao direito ao desenvolvimento, reconhecido pela ONU e pela UNESCO.
São corretas SOMENTE as afirmações
		
	
	II e III.
	
	I e II.
	 
	I e IV.
	
	II e IV.
	
	I e III.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308167746)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XVI EXAME DE ORDEM UNIFICADO Em setembro de 2014, na cidade de São Paulo, foi inaugurado o Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes (CRAI), que é o primeiro do país e tem como objetivo oferecer a estrutura de uma casa de passagem e auxiliar os imigrantes na adaptação à vida na capital paulista, além de dar condições para a autonomia de tais imigrantes. Do ponto de vista dos Direitos Humanos, essa situação é regulada pela Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias, adotada pela ONU em dezembro de 1990 e em vigor desde julho de 2003. Em relação ao posicionamento do Estado brasileiro perante essa Convenção, assinale a afirmativa correta
		
	 
	A Convenção não foi ratificada pelo Brasil e, por isso, suas normas não produzem efeito jurídico em território brasileiro
	
	A Convenção foi ratificada pelo Brasil e, por isso, suas normas podem ser juridicamente exigidas.
	
	A Convenção foi ratificada pelo Brasil, mas não foi regulamentada. Por isso, suas normas possuem efeito contido no território brasileiro
	
	A Convenção não foi ratificada pelo Brasil, mas suas normas produzem pleno efeito jurídico, uma vez que as normas de Direitos Humanos não dependem de ratificação para vigorar em território brasileiro.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes