Buscar

Documento que comprovava a doação feita por Portugal ao donatário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Documento que comprovava a doação feita por Portugal ao donatário, indicando a POSSE, podendo apresentar os limites de sua capitania:
		
	
	Carta de Doação
	
	Alvará
	
	Foral	
	
	Escambo
	
	Sesmarias
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701922954)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	No decorrer do tempo, O Brasil foi se tornando peça-chave no processo de desenvolvimento do mercantilismo português. No chamado sistema colonial mercantilista a relação metrópole/colônia é aspecto fundamental e estruturante do dito sistema. Sobre o que representaria a METRÓPOLE, neste contexto, é possível afirmar:
		
	
	que se trata da região política e economicamente dominada.
	
	era o conjunto de pequenos países responsáveis por explorar o ouro e metais preciosos para exportações
	
	foi a denominação dada ao domínio político-econômico do Estado sobre a colônia
	
	que se trata da região que mantém o domínio da relação econômica e política. 
	
	era a grande cidade (com a presença de milhões de habitantes) que tinha por propósito principal ofertar uma ampla gama de serviços (inclusive culturais) à população colonial. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701980504)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Sobre sistema jurídico da common law e da civil law, pode-se dizer:
		
	
	Graças a hegemonia norte-americana, hoje o Brasil adota o sistema jurídico da common law.
	
	O sistema jurídico da civil law é uma herança romano-germânica.
	
	Dada a influência da Inglaterra na história do Brasil, o sistema jurídico aqui adotado foi o da common law.
	
	O sistema da civil law, adotado no Brasil, é o sistema jurídico que se forma a partir dos precedentes dos tribunais.
	
	O Brasil adota o sistema jurídico da common law.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702068067)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	(Fgv) Leia a entrevista. FOLHA Estamos vivendo um momento de novas interpretações em relação ao período imperial? MAXWELL (...) o movimento de independência da década de 1820 não aconteceu no Brasil, mas em Portugal. Foram os portugueses que não quiseram ser dominados por uma monarquia baseada na América. Com a rejeição da dominação brasileira, eles atraíram muitos dos problemas de fragmentação, guerras civis e descontinuidade que são parecidos com aqueles que estavam acontecendo na América espanhola. É sempre importante, ao pensar a história do Brasil, considerar que ela não se encaixa em interpretações convencionais. É sempre necessário pensar um pouco de forma contrafactual, porque a história brasileira não segue a mesma trajetória de outras histórias das Américas. O rei estava aqui, a revolução liberal estava lá. A continuidade estava aqui, a descontinuidade estava lá. Acho que isto explica muito das coisas que aconteceram depois no Brasil, no século 19. Marcos Strecker, Para Maxwell, país não permite leituras convencionais. Folha de S.Paulo, 25-11-2007. ¿A história brasileira não segue a mesma trajetória de outras histórias das Américas¿, pois: 
		
	
	em 1824 foi promulgada a primeira constituição do Brasil, caracterizada pela divisão e autonomia dos três poderes e por uma legislação social avançada para os padrões da época, pois garantia o direito de voto a todos os brasileiros. 
	
	a elite colonial nordestina voltada para o mercado interno, defensora do centralismo político-administrativo e da abolição da escravatura apostava na liderança e na continuidade no Brasil de Dom João VI para a efetivação desse projeto histórico. 
	
	Nas colônias espanholas, as invasões napoleônicas provocaram o distanciamento entre as colônias e o poder monarquico, devido ao domínio de Napoleão na metrópole, o que favoreceu o surgimento de movimentos locais de independência. Situação diversa da verificada em relação ao Brasil, que abrigou a Corte portuguesa. 
	
	os princípios e as práticas liberais do príncipe-regente Dom Pedro se chocavam com o conservadorismo das elites coloniais do centro-sul, defensoras de restrições mercantilistas com o intuito de conter a ganância britânica pela riqueza brasileira. 
	
	com a grave crise estrutural que atingiu as atividades produtivas da Europa no início do século XIX, restou ao Brasil um papel relevante no processo de recuperação das bases econômicas industriais, com o fornecimento de algodão, tabaco e açúcar. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702079793)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Os donatários se reservavam direitos da cobrança de impostos sobre tudo o que fosse produzido na capitania, podiam fundar vilas, bem como doar lotes de terra, chamados sesmarias ― para alguns a origem remota de latifúndios em nosso país. Em resumo, esperavam facilidades a serem oferecidas pelo governo para obter lucro. O documento jurídico que fixava os direitos e deveres dos donatários era:
		
	
	Alvarás
	
	Bula papal
	
	Sesmarias
	
	Carta de Doação
	
	Carta Foral

Outros materiais