Buscar

Matriz BCG, Estratégia e Remuneração Variável

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3) Utilizando a matriz BCG é possível definir a posição ocupada pela Gol. A Matriz BCG utiliza duas variáveis isoladas para efetuar a análise de posicionamento no mercado: a taxa de crescimento do mercado e a quota de mercado relativa da empresa. Consoante os valores obtidos para cada uma dessas duas variáveis, o negócio é classificado em quatro tipos diferentes (Criança problema, Estrela, Vaca Leiteira e Cão). Tendo como base essas informações, marque a alternativa correta.
A Criança problema: representa os negócios com elevado crescimento e em que a empresa tem elevada quota de mercado. Geralmente geram fluxos financeiros pouco significativos, pois, se, por um lado o avanço na curva da experiência proporciona elevados retornos, por outro lado o elevado crescimento do setor obriga à realização de investimentoselevados.
B Estrela: corresponde a negócios com elevado crescimento, mas em que a empresa tem baixa quota de mercado. Geralmente geram fluxos financeiros muitos negativos, pois o seu atraso na curva de experiência limita a sua rentabilidade e o elevado crescimento da indústria obriga à realização de investimentos elevados.
C Vaca Leiteira: diz respeito aos negócios com baixo crescimento e em que a empresa tem elevada quota de mercado. Geralmente geram fluxos financeiros muito significativos, pois o avanço na curva de experiência proporciona elevados retornos e o baixo crescimento do setor não obriga à realização de investimentos elevados.
D Cão: corresponde a negócios com alto crescimento e em que a empresa tem baixa quota de mercado. Geralmente geram fluxos financeiros pouco significativos, pois o atraso na curva da experiência não permite retornos elevados, mas, por outro lado, o baixo crescimento do setor também não obriga à realização de investimentos elevados.
E Nenhuma alternativa está correta.
RESPOSTA: C
Na vaca leiteira os lucros e a geração de caixa são altos. Como o crescimento do mercado é baixo, não são necessários grandes investimentos. Pode ser a base de uma empresa, já que a empresa detém uma quota de mercado considerável.
4) Renomados autores de gestão empresarial da atualidade, tais como C. K. Prahalad, Michael Porter e Al Ries vêm apregoado a grande importância da estratégia para aorganização.
Qual das alternativas apresentadas a seguir, melhor expressa o significado de estratégia.
A As estratégias de uma organização representam seus objetivos empresariais, ou seja, devem ser fixadas para que a organização tenha um rumo a ser seguido. Deve ser, portanto, sustentável em longo prazo.
B A estratégia é uma das diretrizes organizacionais. Neste sentido, a exemplo do negócio, da missão e da visão, deve ser estabelecida para que possa servir como um orientador a ser seguido por todos dentro da organização.
C Estratégias representam o foco da organização. Definem o que a organização sabe fazer para atender os desejos e as necessidades do cliente.
D A estratégia pode ser definida como uma única atividade capaz de dirigir toda a organização. A criação da estratégia depende exclusivamente de um conjunto de normas e regras pré-definidas. Estratégia envolve escolha do que fazer.
E Estratégias são ações que devem ser implementadas para que a organização consiga cumprir sua missão, alcançar sua visão e atingir seus objetivos. O requisito maior para o desenvolvimento e implementação de uma estratégia é a criatividade. Ela deve ser única e sustentável em longo prazo.
RESPOSTA: D
Estratégia envolve a escolha do que fazer e como fazer. Envolve saber onde chegar e o que fazer para chegar lá. De acordo com Jauch e Glueck:
"Estratégia é um plano unificado, englobante e integrado relacionando as vantagens estratégicascom os desafios do meio envolvente. É elaborado para assegurar que os objectivos básicos da empresa são atingidos."
5) Os custos com os funcionários da GOL representam aproximadamente metade do custo médio do setor. [...] No entanto, apesar da necessidade de controlar os custos com o pessoal, a Gol oferece planos de participação nos resultados e de compra de ações da empresa.
O tipo de remuneração tratado no texto acima é a remuneração variável. A remuneração variável é um campo em expansão nos assuntos ligados ao gerenciamento de recursos humanos, em que a forma de compensação tende a ser o pagamento pelo desempenho. É a remuneração vinculada a metas do desempenho dos

Outros materiais