Buscar

TG UNI8

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO - TG
TG Aluno(s):
 
POLO:
AV. 13 DE MAIO FORTALEZA/CEARA 	
SERTÃOZINHO / SÃO PAULO
AV. 13 DE MAIO FORTALEZA/CEARA
Professor: Flavio Celso Muller Martin	
MERCADO FINANCEIRO.
Trabalho em grupo do curso de graduação em Administração da 
Universidade paulista (UNIP) da matéria de Estudos Disciplinares VIII.
 
	
INTRODUÇÃO
	Neste material iremos trabalhar o tema: Mercado Financeiro, o qual terá como objeto de estudo a empresa WEG S.A, a qual é uma empresa brasileira com sede em Jaraguá do Sul, Santa Catarina e uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo. 
Falaremos sobre as formas de negócios em que a empresa atua, com a B2B, ou business-to-business. Falando um pouco dessa forma de negocio e de uma outra chamada B2C, ou business-tocon	sumer.	
WEG S.A
 
 
A empresa foi fundada em 16 de setembro de 1961 por Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus como Eletromotores Jaraguá. Tempos depois a empresa passou a usar razão social WEG S.A. cujo nome é a junção das iniciais dos três fundadores, Werner Eggon Geraldo. 
No ano de 1970 iniciou a sua atuação no mercado internacional ao exportar seus produtos para alguns países da América Latina e em 1971 abriu seu capital na Bovespa. 
Em setembro de 1975 alcançou a marca de 1 milhão de motores fabricados. 
Produzindo inicialmente motores elétricos, a WEG começou a ampliar suas atividades a partir da década de 80, com a produção de máquinas elétricas, componentes eletroeletrônicos, produtos para automação industrial, transformadores de força e distribuição, tintas líquidas e em pó e vernizes eletro isolantes.
Em 1988 foi criada a WEG Exportadora, empresa criada para exportar os produtos da WEG no mercado internacional. 
Em setembro de 1991 começou a atuar na América do Norte ao abrir uma filial chamada WEG Electric Corp nos Estados Unidos. Antes de abrir uma subsidiária nos Estados Unidos, a WEG já exportava seus produtos para o mercado americano desde 1977. 
Em setembro de 1992 começa a atuar na Europa ao adquirir uma empresa na Bélgica para exportar seus produtos por todo o continente europeu. Atualmente a subsidiária belga se chama WEG Benelux. 
Em 1994 entrou no mercado asiático após abrir uma subsidiária no Japão, e no ano seguinte passou a atuar também na Alemanha e Austrália. 
No mês de março de 2009 fechou sua fábrica em Guarulhos e demitiu 370 pessoas, a alegação das demissões foi devido a uma reestruturação na divisão de motores elétricos para eletrodomésticos e também por causa da crise econômica internacional. 
Em 2011 a WEG entra para o mercado de Aero gerador. 
Em 9 de junho de 2015 ocorreu um incêndio na fábrica da empresa na cidade de Jaraguá do Sul, apesar do problema ninguém ficou ferido e a produção da unidade fabril continuou normalmente pouco tempo depois. 
MODELOS B2B E B2C	
B2B significa business-to-business, é a abreviação dessa expressão em inglês. O significado de B2B se refere a duas empresas que fazem negócios como cliente e fornecedor. O oposto seria o B2C (business-to-customer), no qual o consumidor final é uma pessoa física.
Em negócios B2B, as vendas são mais complexas e o tempo até a compra é muito maior, o que gera um desafio extra de venda, prever a receita e adequar o fluxo de caixa para um ciclo de venda que pode (e geralmente vai) demorar meses.
Empresas envolvem recursos (tempo, pessoas, dinheiro) para mudar de um fornecedor ou projeto para outro. Portanto, a tomada de decisão para compra é mais demorada do que por um consumidor final.
Então, basicamente, B2C e B2B são conceitos que definem o perfil do público-alvo de uma empresa, ou seja, se ela vai vender seus produtos para o consumidor final – no caso da loja virtual de roupas de bebê, ou se ela desenvolve serviços voltados a outras empresas – como é o caso da distribuidora. Dando nome aos bois, a loja virtual é uma empresa do tipo B2C e a distribuidora é uma empresa B2B. 
ELERODOMESTICOS CHAMADOS LINHA BRANCA
São classificados como linha branca os eletrodomésticos de maior porte, como geladeira, fogão, micro-ondas e freezer, que historicamente têm como finalidade principal atender as necessidades básicas de uma residência.
O termo tem como origem os lojistas e os fabricantes, que para identificar as máquinas de lavar, os refrigeradores, micro ondas, ar condiciona 
dores de ar, máquinas de lavar pratos, secadoras de roupas e afins, que cos 
tumeiramente eram ofertadas nas cores brancas. Dai é que surgiu a terminolo 
gia, que presentemente, engloba os fogões.
		
		
	
COMO SERIA POSSÍVEL AFIRMAR QUE OS INVESTIMENTOS NA CHINA SIGNIFICAM UMA MUDANÇA DE ESTRATÉGIA PASSANDO A ATINGIR TAMBÉM NEGÓCIOS B2C?
Os negócios de linha branca, haviam representado uma receita de 10% da WEG em 2015, segundo o presidente da companhia Harry Schmelzer Jr. Não houve uma mudança de estratégia mais sim uma expansão nos negócios da empresa. Essa expansão estratégica faz parte do plano da WEG S.A de atingir uma receita anual de R$ 20 bilhões em 2020. Apurando um crescimento médio anual de 17%, equilibrando dessa forma o mercado interno e o mercado externo.
As lavadeiras fazem parte dos chamados produtos de linha branca. Isso relaciona-se com a expansão da empresa para os negócios B2C.
Com isso pode-se concluir que a WEG S.A continua com seus negócios B2B(business-to-business) e acrescenta aos negócios a modalidade B2C (business-to-customer) para atender a mercados com uma economia em crescimento como é o caso da economia da China que cresceu nos últimos anos quase 7,5% (https://www.suapesquisa.com/geografia/economia_da_china.htm)
GLOSARIO
https://www.suapesquisa.com/geografia/economia_da_china.htm
http://www.weg.net/ri/tag/linha-branca/
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/diferencas-entre-b2b-e-b2c/89825/
http://www.meunegociobrilhante.com.br/primeiros-passos/organize-se/b2b-e-b2c/	
http://www.universob2b.com.br/artigos/ecommerce-b2b/diferencas-entre-b2b-e-b2c/
http://www.dicionarioinformal.com.br/linha+branca/
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110401155009AAx83uU
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090512152248AACM5Bv
https://www.google.com.br/webhp?hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwim7Myl9svXAhWIlJAKHcADCcIQPAgD
https://ava.ead.unip.br/bbcswebdav/pid-1800168-dt-content-rid-26005928_1/courses/6584-05_AD_2016_M01/MF%20Mauricio%2006-05%20SEI%20uni%20I%20%28RF%29%281%29.pdf
https://ava.ead.unip.br/bbcswebdav/pid-1800199-dt-content-rid-26005832_1/courses/6584-05_AD_2016_M01/TG_SemResposta_FlavioMartin_13052014%20_R_.pdf
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/content/listContent.jsp?course_id=_173597_1&content_id=_1800164_1&mode=reset

Outros materiais