Buscar

01 11 2017 Relatório Conteúdo de saúde ambiental abordado na atividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Conteúdo de saúde ambiental abordado na atividade
Nosso conteúdo apresentado sobre saúde ambiental, foi sobre o descarte correto de medicamentos.
O impacto que os resíduos de medicamentos causam ao meio ambiente é um grave problema é comprovado cientificamente. Uma vez que, ao descartarmos os medicamentos no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário, estaremos contribuindo, mesmo sem saber, com um grave problema de saúde pública.
Desde 2009, um regulamento da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) possibilita que farmácias e drogarias participem de programas voluntários de coleta de resíduos de medicamentos para descarte pela população. Com este parecer, a primeira medida é informar-se nas farmácias de sua região se elas participam de algum programa de descarte de sobras domésticas de medicamentos, embalagens e de objetos perfurocortantes. Caso positivo, basta pedir orientação nesses estabelecimentos de como deve ser feito o procedimento. Em Caso de não existir um ponto de descarte em sua cidade ou alguma iniciativa similar na região, o mais aconselhável é solicitar informações nas Unidades Básicas de Saúde locais para receber orientação de como fazer um descarte seguro. Desta forma evita-se que medicações sem o destino correto podem ocasionar, por exemplo, que o uso inadvertido por outras pessoas resulte em reações adversas graves e intoxicações. De acordo com o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, o Sinitox, os medicamentos ocupam o primeiro lugar entre os agentes causadores de intoxicações desde 1996.
Com o descarte incorreto de medicamentos, o meio ambiente é agredido com a contaminação da água, do solo e dos animais. O descarte de medicamentos pelo esgoto e pelo lixo comum faz com que as substâncias químicas contidas nos medicamentos cheguem aos rios e córregos, podendo contaminar a água que bebemos.
Portanto, sabe aquele medicamento que você usa para melhorar um sintoma ou até mesmo para salvar vidas? Ele pode ser prejudicial a outras pessoas e até mesmo ao meio-ambiente se não for descartado de forma adequada, evite a automedicação, existem inúmeras doenças com sintomas parecidos e, mesmo para doenças iguais, os tratamentos podem variar de pessoa para pessoa. Somente um especialista pode determinar o tratamento correto para o seu caso. A melhor alternativa é sempre procurar um Farmacêutico.
A importância da ação para a vida pessoal e/ou profissional dos alunos; professores da faculdade
	Nossa ação, através de panfletos trouxe a conscientização do descarte correto de medicamentos no solo, incentivando-os no dia-dia essa ação de prevenção ao meio ambiente, não só apenas com o descarte correto, mas também orientar e informar o qual prejudicial é no geral descartar qualquer tipo de materiais (lixo) que venham ocasionar a poluição do meio ambiente e da saúde ambiental de um modo geral.
Objetivo da ação de sensibilização
Promover um espaço de sensibilização, diálogo e ação no intuito de gerar uma análise conjuntural da realidade a partir de princípios a saúde ambiental, os quais busquem um maior engajamento com a natureza e a preservação do solo. Por meio do correto descarte de lixos, inseridas no aprendizado, proporcionando que os medicamentos descartados incorretamente no meio ambiente impacta e muito na poluição do solo, através dessa sensibilização, um espaço de reflexão foi mostrado a fim de incentivar a promoção de ações coletivas em nível local e global para que a manutenção de uma preservação do solo, o mantenha saudável e caminhe junto com o desenvolvimento ambiental livre de poluição.
Ação realizada na atividade
A ação foi realizada em uma quinta-feira na faculdade no dia 17 de outubro de 2017, com a permissão do professor de parasitologia e micologia clínica, professor Lerisson. Com uma mini palestra para os colegas presente sobre saúde ambiental, distribuímos panfletos educativos sobre a poluição do solo, por meio de medicamentos depositado ao lixo de forma incorreta e de outros materiais que são jogados ao meio ambiente sem nenhum meio de preservação ambiental. 
Toda a ação foi filmada em sala de aula com autorização dos participantes que estavam presentes, logo depois fizemos, a distribuição de panfletos nos corredores da faculdade, informando o quanto é importante fazer o descarte correto de medicamentos, e de um modo geral qualquer substâncias como lixo, esgoto, agrotóxicos e outros tipos de poluentes produzidos pela ação do homem, provocam sérios efeitos no meio ambiente, outro problema grave que ocorre nestes aterros é a mistura do lixo tóxico com o lixo comum. Isto ocorre pelo fato de não haver um processo de separação destes materiais. Como consequência disso, o solo passa a receber produtos perigosos e com grande potencial de contaminação misturados com o lixo comum. Com a colaboração de todos nós podemos ainda salvar nosso meio ambiente e preservar o solo. Não está tudo perdido, ainda há solução para conseguir socorrer nossa natureza. 
http://www.descarteconsciente.com.br/
http://www.pfizer.com.br/noticias/Descarte-correto-de-medicamentos-tamb%C3%A9m-salva-vidas

Outros materiais