Buscar

avaliando políticas públicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

As políticas públicas de saúde dependem de outras políticas públicas, como, exceto:
		
	 
	Assistência Social.
	
	Educação;
	
	Habitação;
	
	Meio ambiente;
	 
	Faixa etária;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608463185)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a alternativa que NÃO SE RELACIONA com o neoliberalismo do ponto de vista histórico da construção das políticas públicas:
		
	
	Diminuição do papel do Estado nas esferas de proteção social.
	
	Defesa de novos mercados.
	
	Compreensão de que a grande parte da produção de bens e serviços deve ser de responsabilidade de setores privados da economia.
	
	Ocorrem as privatizações e as mudanças econômicas que redefinem o lugar do Estado.
	 
	Abdicação da ideia de Estado como instituição de instrumento a serviço dos interesses do capital.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608471168)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Declaração de Alma-Ata preconiza, exceto:
		
	
	Meta de saúde para todos no Ano 2000;
	
	A saúde é um direito humano fundamental;
	 
	A redução entre o estado de saúde dos países em desenvolvimento e os desenvolvidos, com foco na política partidária;
	 
	O desenvolvimento econômico e social baseado numa ordem econômica internacional é de importância fundamental para a mais plena realização da meta de Saúde;
	
	A consecução do mais alto nível possível de saúde é a mais importante meta social mundial;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608462336)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Podemos definir políticas públicas como:
		
	
	Conjuntos de programas, ações e atividades de governo visando garantir o funcionamento das instituições democráticas, como a realização bianual de eleições para o executivo e legislativo nos níveis federal, estadual e municipal.
	
	Conjuntos de programas, ações e atividades realizadas pela sociedade civil organizada, sem intervenção do Estado, que visam assegurar determinado direito de cidadania.
	
	Atividades de partidos e organizações políticas junto ao público, visando garantir privilégios a determinados grupos sociais, a fim de garantir hegemonia política.
	 
	Conjuntos de programas, ações e atividades de governo visando garantir a ordem social e a distribuição igualitária de bens e serviços, a partir da atuação junto a entidades privadas e à sociedade civil.
	 
	Conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado, com a participação de entes públicos ou privados, que visam assegurar determinado direito de cidadania.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608313692)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O atendimento Psicossocial no serviço da assistência é um instrumento fundamental para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, que tem como referência básica os princípios de prioridade absoluta. Sobre a atuação da psicologia de acordo com o CFP(Conselho Federal de Psicologia), assinale a alternativa correta:
		
	
	O documento de referência do CFP ressalta que não se deve confundir o atendimento psicossocial com o terapêutico. O atendimento psicossocial deve ser operacionalizado, prioritariamente, pelos grupos de apoio em oficinas socioeducativas, O atendimento individual deve ser utilizado por convênios desde as entrevistas iniciais;
	
	O documento de referência do CFP ressalta que se deve utilizar o atendimento lndividual como o terapêutico. O atendimento psicossocial deve ser operacionalizado, prioritariamente, pelos grupos de apoio em oficinas socioeducativas, O atendimento individual deve ser utilizado em todo o processo de acompanhamento;
	
	O documento de referência do CFP ressalta que não se deve confundir o atendimento psicossocial com o terapêutico. O atendimento psicossocial deve ser operacionalizado, prioritariamente, pelos grupos de apoio em oficinas socioeducativas, O atendimento individual deve ser utilizado em todo o processo como orientação do CFP;
	
	O documento de referência do CFP ressalta que não se deve confundir o atendimento psicossocial com o terapêutico. O atendimento psicossocial deve ser operacionalizado, prioritariamente, por atendimento tercerizado , O atendimento individual deve ser utilizado apenas em entrevistas iniciais;
	 
	O documento de referência do CFP ressalta que não se deve confundir o atendimento psicossocial com o terapêutico. O atendimento psicossocial deve ser operacionalizado, prioritariamente, pelos grupos de apoio em oficinas socioeducativas, O atendimento individual deve ser utilizado apenas em entrevistas iniciais;
	A implementação de uma política pública diz respeito às ações necessárias para tirá-la do papel e fazê-la funcionar na prática. Considerando os potenciais problemas de implementação que podem afetar as políticas públicas, assinale a opção correta.
		
	
	Fracassos de implementação podem decorrer de situações em que os decisores deliberadamente formulam uma política de caráter simbólico, sem intenções reais de implementá-la.
	
	A implementação de uma política pública está imune a influências decorrentes de conflitos de poder no interior da agência implementadora.
	
	As políticas que instituem programas inteiramente novos são sempre mais difíceis de implementar do que as que ajustam ou reformulam programas existentes, pois exigem alteração de situações de poder já constituídas.
	
	Fracassos de implementação são decorrentes de decisores tomadas utilizando como base os dados disponíveis e pesquisas realizadas,
	 
	Políticas complexas, que envolvem diferentes níveis governamentais e diversas organizações, requerem relações de competição e concorrência entre as agências implementadoras para atingir os objetivos pretendidos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608269764)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Controle Social ou a participação social exerce papel fundamental na implantação e implementação das distintas Políticas Públicas. No SUS a Lei que rege o Controle Social é, marque apenas a alternativa correta:
		
	
	10.216
	 
	8.142
	
	81.192
	
	8.080
	
	336
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608529469)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale das alternativas abaixo qual melhor descreve o princípio do SUS nomeado como "equidade"
		
	
	Os serviços de saúde devem funcionar atendendo o indivíduo como um ser humano integral submetido às mais diferentes situações de vida e trabalho.
	
	Garantir acesso a todos os níveis de atenção à saúde no sistema.
	
	Equidade diz respeito a fiscalização por parte do poder público dos locais que atendem pessoas com deficiência.
	 
	Todas as pessoas têm direito ao atendimento independente de cor, raça, religião, local de moradia, situação de emprego ou renda.
	 
	Significa que a rede de serviços de saúde deve ser atenta para as desigualdades existentes, com o objetivo de ajustar as suas ações às necessidades de cada parcela da população a ser coberta.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608452597)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O princípio do controle social no SUS é definido pela Lei 8.142/90 e diz respeito à participação da sociedade na formulação, controle e avaliação de políticas públicas para melhoria do SUS. Para isso, a Lei citada regulamenta dispositivos permanentes. Quais são eles?
		
	 
	CAPS e RAPS
	
	NASF e CAPS
	
	UBS e UPA
	
	Nenhuma das anteriores
	 
	Conselhos e Conferências
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608513988)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com a análise de Simões (2006), o Centro de Referência de Assistência Social ¿ CRAS ¿ é um equipamento estatal de base territorial, abrangendo um total de até mil famílias, que tem por finalidade:
		
	
	regular os recursos destinados à Política Nacional de Assistência Social.
	 
	coordenar os Conselhos Municipais de AssistênciaSocial.
	 
	organizar, coordenar e executar os serviços de proteção social básica de política assistencial.
	
	implementar um sistema democrático de gestão.
	
	classificar as famílias de acordo com a vulnerabilidade social apresentada.

Outros materiais