Apol 5   Pesquisa Operacional e Produção de Bens e Serviços
4 pág.

Apol 5 Pesquisa Operacional e Produção de Bens e Serviços

Pré-visualização1 página
Questão 1/5 - Pesquisa Operacional
PESQUISA OPERACIONAL 
Assinale a alternativa correta:
Como você pode notar, praticamente tudo o que estudamos até aqui envolve, além dos conhecimentos matemáticos necessários, o uso de computadores.
É importante ressaltar que esse avanço tecnológico faz com que a resolução de problemas complexos seja feita de um modo mais rápido e eficiente. E que atualmente as pesquisas científicas estão cada vez mais focadas em criar sistemas inteligentes e mais próximos da forma humana de pensar e de tomar decisões. São sistemas inspirados na natureza que tentam, cada vez mais, aprimorar formas de aprendizagem, raciocínio e percepção.
Esse campo em constante evolução é o que chamamos de:
Nota: 20.0
	
	A
	Teoria dos Jogos
	
	B
	Inteligência Computacional
Você acertou!
Aula 6 - Tema 3 pg. 2
	
	C
	Simulação
	
	D
	Teoria das filas
	
	E
	Programação Linear
Questão 2/5 - Produção de Bens e Serviços
A manufatura enxuta é uma proposta da Toyota indústria automobilística a qual prega que as empresas precisam identificar e eliminar todo e qualquer elemento que cause desperdício na organização.
Avalie as afirmações a seguir que versam sobre o conceito de manufatura enxuta: 
I \u2013 Entre os desperdícios identificados pela Toyota têm-se: tempo de espera, estoque e excesso de movimentação.         
II \u2013 Implementar a cultura da manufatura enxuta requer decisões gerenciais rápidas para retorno financeiro imediato.
III \u2013 A manufatura enxuta é considerada uma filosofia de gestão a qual deve ser conhecida por todos na empresa.
IV \u2013 Um dos pilares da manufatura enxuta é a produção para estoque para garantir que não falte produto para o cliente.
 
É correto o que se afirma em
Nota: 0.0
	
	A
	II, apenas.
	
	B
	IV, apenas.
	
	C
	I e III apenas
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (c). A sentença I está correta porque o estudo da Toyota identificou sete grandes desperdícios: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos. A alternativa III está correta porque manufatura enxuta é um sistema que deve fazer parte da cultura da empresa, aplicado no cotidiano e de maneira contínua. A alternativa II está incorreta porque na manufatura enxuta as decisões são tomadas com cautela visando retorno de longo prazo. A alternativa IV está incorreta porque um dos pilares é utilizar sistemas de produção puxados pelos clientes, para evitar que sejam produzidos materiais desnecessários. Rota 5 - Tema 3.
	
	D
	I, II e III apenas.
	
	E
	I, III e IV apenas.
Questão 3/5 - Produção de Bens e Serviços
Definir a quantidade de itens a serem adquiridos para repor os estoques requer uma análise crítica de diversos elementos, entre eles, o tamanho do lote econômico de compras, o tamanho do lote econômico de fabricação (informado pelo fornecedor), lead time, criticidade do item para o sistema produtivo, entre outros e para isso, a empresa pode utilizar o sistema de Ponto de Pedido.
 
Avalie as sentenças a seguir que versam sobre as características do modelo de ressuprimento por ponto de pedido e marque X na única alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	( ) O cálculo do ressuprimento por ponto de pedido exige que sejam definidas as datas para a entrega das matérias primas e componentes na empresa.
	
	B
	( ) O modelo de ressuprimento por ponto de pedido considera alguns elementos como: demanda anual do item, custo de preparação de pedido, taxa de encargos financeiros e custo unitário.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b). A alternativa (b) está correta porque para determinar o ponto de pedido inúmeras informações são necessárias tais como: demanda anual, custo de preparação do pedido, taxa de encargos financeiros sobre os estoques, custo unitário, estoque de segurança, lead time. A alternativa (a) está incorreta porque o modelo de ressuprimento que utiliza datas para análise é o de Revisões Periódicas. A alternativa (c) está incorreta porque para o cálculo do ponto do pedido as informações de patrimônio e de terceirização da mão de obra do fornecedor não impacta na quantidade. A alternativa (d) está incorreta porque a metodologia que classifica os itens em 10%, 20% e 70% é a classificação ABC. A alternativa (e) está incorreta porque o giro do estoque não é determinado pelo ponto de pedido e sim, pela quantidade de vezes que o item foi vendido por período de tempo analisado.  Rota 6 - Tema 2.
	
	C
	( )  Para calcular o ressuprimento por ponto de pedido são necessárias informações sobre o patrimônio da empresa e se o fornecedor utiliza mão de obra terceirizada
	
	D
	( ) O cálculo por ponto de pedido determina que 10% do estoque tem mais valor agregado, 20% tem médio valor agregado e 70% tem baixo valor agregado.
	
	E
	( ) O giro do estoque é determinado através do ponto de pedido aplicado aos itens de alto valor agregado, os quais são considerados críticos para o sistema de produção.
Questão 4/5 - Produção de Bens e Serviços
Leia atentamente as proposições a seguir e a correlação entre elas: 
I \u2013 A Teoria das Restrições diz respeito ao estudo dos gargalos do processo produtivo que limitam o fluxo de produção. 
PORQUE
 
II \u2013 De forma simples o termo gargalo foi utilizado para definir alguma parte do processo que possui capacidade menor que outras, fazendo com que o item fique na fila de espera para processamento.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições falsas, e a II é uma justificativa da I.
	
	B
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	C
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	D
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa a I.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d). As asserções I e II são verdadeiras porque a Teoria das Restrições se ocupa, entre outros elementos, a identificar o gargalo do processo produtivo, ou seja, o setor mais lento que será o limitador da capacidade produtiva da empresa. Quando o item está aguardando na fila de uma máquina para ser processado, essa máquina é considerada um gargalo. Rota 6 - Tema 4.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 5/5 - Pesquisa Operacional
É uma técnica de criar ou recriar situações reais através de técnicas matemáticas adequadas. Também é um processo de projetar um modelo computacional de um sistema real e conduzir experimentos com este modelo com o propósito de entender seu comportamento e/ou avaliar estratégias para sua operação.
Assinale a alternativa correta que indica de qual assunto é tratado no texto acima.
Nota: 20.0
	
	A
	Teoria das filas
	
	B
	Inteligência Computacional
	
	C
	Teoria dos Jogos
	
	D
	Simulação
Você acertou!
Aula 6 - Tema 2, pg. 2
	
	E
	Programação linear.