Buscar

Apl de Gest 6 Intro BD 1º 2017 (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
FACISA BH – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte
Prof. André Rodrigues
Bacharel em Ciência da Informação – PUC Minas (2006)
Mestre em Ciência da Informação – UFMG (2010)
Introdução a bancos de dados
*
Nesta aula:
Conceitos e elementos básicos de bancos de dados: histórico e definições
Sistema de Banco de Dados
SGBD
Vantagens do uso de SGBD
*
Conceitos básicos banco de dados
Banco de Dados:
É uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um assunto/domínio específico, em que os dados são persistentes, manipuláveis e obedecem a um padrão de armazenamento.
Exemplos : Lista telefônica e fichas do acervo de uma biblioteca.
*
Conceitos básicos banco de dados
Sistema de Banco de Dados:
Consiste em uma coleção de dados inter-relacionados e uma coleção de programas para prover o acesso a esses dados. 
O objetivo principal de um sistema de banco de dados é possibilitar um ambiente que seja adequado e eficiente para o uso, recuperação e armazenamento de informações.
*
Conceitos básicos banco de dados
Elemento de dado(metadados):
São dados sobre outros dados, um metadado diz do que se trata o dado. O metadado compõe um dado com significado específico, mas não representa o dado completamente.
Exemplo: O número de alunos matrículados na disciplina ASI267, no segundo semestre/2012 é 15.
*
Conceitos básicos banco de dados
Exemplo de elemento de dado(metadados):
Neste exemplo, o dado é 15 e os metadados são: “Disciplina=ADI267”, “Período=2ºsemestre/2012”, “Número=tipo do dado”.
*
Conceitos básicos banco de dados
S.G.B.D – Sistema Gereciador de Banco de Dados:
 É o software responsável pelo gerenciamento (armazenamento e recuperação) dos dados no banco de dados.
Exemplo: Acces, DB2, Oracle.
*
Ábaco romano
Conceitos básicos banco de dados 
Sistema de banco de dados
*
Elementos básicos dos bancos de dados: Tabelas
Tabela: conjunto de dados distribuídos em linhas (registros) e colunas (campos).
As linhas da tabela são os registros (RG, nome, cidade,telefone), e as colunas são os campos. A interseção de uma linha com uma coluna define um atributo representando um valor do campo. Para a tabela representada acima a interseção da segunda linha com a coluna nome define o valor do campo nome como: Maria Barreto. 
*
Elementos básicos dos bancos de dados: Tabelas
*
Elementos básicos dos bancos de dados
Consulta: São filtros (pesquisas) que permitem a visualização de informações formuladas com dados de uma ou mais tabelas. Ex: Consulta viagens realizadas por cliente.
Formulários: São janelas destinadas à edição e visualização dos dados. Ex: formulário “dados cadastrais clientes”, “formulário dados cadastrais Cia. Aérea”.
Relatórios: Organizam os dados de tabelas e consultas de maneira que estes possam ser impressos. Ex: Relatório de vendas de passagens.
Macros: Rotinas que automatizam determinadas tarefas sem necessidade de programação (utilizadas no Acces) Ex. Importação/exportação para atualização de bancos de dados.
Módulos: Armazenam instruções e comandos da linguagem Acces Basic/VBA, permitindo melhorar e expandir os recursos do sistema.
*
Vantagens do uso de SGBD
Independência dos dados:
		O SGBD deve oferecer isolamento das aplicações em relação aos dados. Esta característica 	permite modificar o modelo de dados do banco sem a necessidade de reescrever ou 	recompilar todos os programas que estão prontos. As definições dos dados e os 	relacionamentos entre os dados são separados dos códigos aos programas.
Facilidade uso/desempenho
		Os arquivos devem ser projetados para atender a diferentes necessidades, permitindo 	desenvolver aplicações melhores, mais seguras e mais rápidas, onde devem ter comandos 	avançados em sua linguagem de acesso.
Integridade dos dados
		
		Garantir a integridade dos dados, através da implementação de restrições adequadas, evitando 	a inserção de dados equivocados.
Redundância dos dados
		
		Manter a redundância de dados sob controle, ou seja, não pode haver mais de uma 	representação do mesmo dado, uma boa prática é que esta informação seja armazenada uma 	única vez.
 
*
Vantagens do uso de SGBD
Segurança e privacidade dos dados
		
		Possibilita que os dados armazenados só sejam acessados ou modificados por usuários 	autorizados. Permite acesso personalizado aos dados.
Agilidade na recuperação após falha no retorno dos dados
	
		Os dados são de importância vital e não podem ser perdidos. Sendo assim, o SGBD deve 	implementar sistemas de tolerância a falhas, tais como estrutura automática de recuperação e 	uso do conceito de transação.
Uso compartilhado
		Um SGBD deve permitir que múltiplos usuários acessem o banco de dados ao mesmo tempo. 	Este fator é essencial para que múltiplas aplicações integradas que acessam o mesmo banco 	em tempo paralelo. O SGBD multiusuário deve manter o controle de concorrência para 	assegurar que os resultados de atualizações sejam corretos. Exemplo: O mesmo sistema de 	uma farmácia que possui suas redes em duas ou mais cidades, precisa estar acessando e 	manipulando os dados a todo momento no banco.
 
*
Vantagens do uso de SGBD
Controle do espaço de armazenamento
		
		Permite controle das áreas de disco ocupadas, evitando a 	ocorrência de falhas por falta de espaço de armazenamento
Representação de Relacionamentos Complexos entre Dados
	
		Poder incluir em um banco de dados uma variedade de dados que 	estão inter-relacionados de várias formas. O SGBD deve fornecer 	recursos para se representar uma grande variedade de 	relacionamentos entre os dados, bem como, recuperar e atualizar 	os dados de maneira prática e eficiente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais