Buscar

ON OFF

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

On / Off
	
Os dados do Censo 2010 de acordo com o IBGE, mostram que o serviço de energia elétrico apresentou maior cobertura, atingindo 97,8% dos domicílios brasileiros.
__________________________________________________________________________________
 * Unidade de medida de potência elétrica, que corresponde à 1 milhão de watts.
Camila Aparecida Macedo de Souza -1716358
Naraine Gianfelice Neves - 1602966
Zuleide Maria Santos de Almeida - 1557680
PAP_Presidente_Prudente
Atividades simples como assistir televisão, navegar na internet só são possíveis porque a energia elétrica chega até nossas casas.
A eletricidade em si foi descoberta pelo filósofo grego Tales de Mileto no século VI a.C., na Grécia Antiga, quando esfregou um fóssil petrificado em pele de animal, notou que o feito era capaz de atrair objetos leves como penas e palha. Anos mais tarde em 1600 a atração de corpos foi denominada como eletricidade. A partir dai, inúmeros estudos e testes foram realizados, criaram os geradores e os condutores que foram se aperfeiçoando até se tornarem as principais fontes de suprimento e distribuição da eletricidade.
Aos poucos a energia elétrica foi chegando ás casas dos brasileiros, mudando consideravelmente o cotidiano das famílias.
O conhecimento da eletricidade foi o impulso para a invenção de motores, geradores, telefones, rádio e televisão, raios-X e computadores.
Hoje representa a forma de energia mais utilizada pela humanidade, graças a sua facilidade de transporte, baixo índice de perda energética durante conversões. No Brasil é obtida principalmente através do funcionamento das usinas hidrelétricas, pela força das águas. A segunda maior usina hidroelétrica do planeta fica fronteira entre o Brasil e o Paraguai, a Usina de Itaipu com capacidade geradora de 14.000 megawatt* (MV).
Usina Itaipu Binacional
Quando por alguns minutos ficamos sem eletricidade, a falta de energia para os dispositivos pode ser a preocupação imediata que vem à mente, mas, imagine vivermos sem eletricidade, o problema seria ainda maior quando se considera que o mundo moderno foi construído em torno da dependência elétrica.
A população brasileira passou por tal situação em 2001, uma ameaça de apagão elétrico obrigou o Brasil a adotar medidas de racionamento de energia, a crise estava ligada principalmente à falta de planejamento no setor e à ausência de investimentos em geração e distribuição de energia, agravando o problema o nível de água dos reservatórios das usinas estava baixo devido à escassez de chuvas naquele ano.
Sem eletricidade as cidades provavelmente iriam desmoronar, nós teríamos que reaprender a cozinhar, lavar, transportar se divertir e  viver sem os dispositivos que usamos todos os dias.
De fato a existência da eletricidade minimizou o esforço em vários campos no cotidiano e abriu o caminho para o progresso da humanidade.
Segundo o Censo, em 2010 havia 1,3% de domicílios sem energia elétrica, com maior incidência nas áreas rurais do País (7,4%).

Outros materiais