Buscar

Arquitetura de um Computador e sistemas operacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Arquiteturas de Computadores e sistemas operacionais
É a técnica de projetar e construir computadores e mostrar como funcionam e como organizam os diversos componentes para se obter melhores desempenhos. 
Tivemos o surgimento do primeiro computador digital e através dele vimos a possibilidade de armazenar, processar e gerar dados nesta forma que tinham inicialmente 2 níveis.
Foi o de logica digital que era formado por válvulas e depois por transistores, circuitos integrados etc.
Criado na década de 1950 o transistor foi o responsável pela revolução da eletrônica na década de 1960. Através dele foi possível desenvolver sistemas digitais extremamente pequenos.
Conhecido como nível 1 ou micro programa, que é onde toda a programação e feita através de 0 e 1 e posteriormente utilizado para interpretar o nível 2 foi o primeiro nível virtual de linguagem de máquina.
Em 1951, Maurice Wilkes criou um novo nível para melhor entendimento humano desenvolve o conceito da micro programação baseado no uso das memórias ROM para controle da Unidade Central de Processamento este conceito simplificou o desenvolvimento das CPU. “Lembro do exato momento em que me dei conta que boa parte de minha vida foi dedicada a localizar erros em meus próprios programas”
Depois surgiram os barramentos e logo após os sistemas operacionais.
O sistema operacional é um programa, ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memórias criar um sistema de arquivos etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário.
Por que os sistemas operacionais são importantes? porque permitem que você interaja e dê ordem ao computador. Sem um sistema operacional um computador é inútil. Temos também os sistemas de multiprogramação que e capaz de executar vários programas em paralelo em uma mesma máquina e se um desses programas tiver origem em um terminal remoto ou seja em outra máquina longe dali esse sistema e chamado de tempo compartilhado o que ajudou foi a criação de dispositivos de E\S. Nos anos 70 surgiram os supercomputadores em 1971 a CRAY 1 foi a 1 maquina cujo processador executava uma função dividindo-a em partes. Enquanto a segunda parte de uma instrução estava sendo executada a primeira começava a ser trabalhada. A evolução seguinte foi a máquina retorial cujo processador executava mais de um conjunto de dados ao mesmo tempo. Após isso surgiu se maquinas com múltiplos processadores. 
são arquiteturas que possuem duas ou mais UCPs (cpu) interligadas e que funcionam em conjunto na execução de tarefas independentes ou no processamento simultâneo de uma mesma tarefa. A mais recente revolução de tecnologia foi a internet que teve sua origem nos anos 70 pelo departamento de defesa dos EUA que se espalhou nos meios acadêmicos e que hoje e bem popular.

Outros materiais