Buscar

BDQ (1) ÉTICA NA SAU´DE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ÉTICA NA SAÚDE
Entre os pré-socráticos, por exemplo, Heráclito utiliza o vocábulo éthos para situar a condição do homem "como aquela que necessita de um lugar" ou "morada", também definido como:
Resposta: um modo de estar no mundo.
A reflexão ética autônoma no mundo grego aparece apenas com Sócrates que, combatendo os sofistas, acreditou na:
Resposta: estabilidade das leis.
De acordo com a resolução 196/96, um "Sujeito de pesquisa seria:
Resposta: Voluntários que aceitam participar de pesquisas científicas.
Por uma abordagem mais geral, podemos afirmar que o princípio fundamental da Bioética é:
Resposta: Discutir as questões relativas à vida e à saúde de forma a dar a estas uma perspectiva mais humanista e não estritamente tecnicistas.
Em uma aula de bioética, o professor falou sobre o Julgamento de Nuremberg. Ana, aluna da classe, não entendeu muito bem e questionou sobre o assunto. O professor explicou que o Julgamento dizia respeito a um(a):
Resposta: Tribunal militar internacional que efetuou os julgamentos dos primeiros criminosos de guerra nazistas.
Uma universidade está criando um comitê de ética em pesquisa para que seus alunos dos cursos de saúde possam desenvolver pesquisas e ter o respaldo do próprio CEP da universidade. Isso é importante porque:
Resposta: É um espaço para fomentar discussões sobre a bioética e para analisar as pesquisas em seres humanos nas diversas áreas de conhecimento.
A principal característica dos chamados DIREITOS FUNDAMENTAIS, que os diferenciam de todos os demais direitos da pessoa é que:
Resposta: São considerados como cláusulas inatingíveis por diversas constituições democráticas pelo mundo, ou seja, não podem ser alterados por legislações.
Decretada a morte encefálica de um indigente sem familiares e ninguém que se responsabilize por ele e diante da possibilidade de seus órgãos serem utilizados para transplantes, analise as afirmativas abaixo e marque a resposta correta:
Resposta: Como se trata de um indigente a legislação não permite a utilização de seus órgãos.
Em 2008 o Vaticano publicou um documento sobre aspectos da bioética e reprodução humana. Neste documento, a Igreja Católica considera as tecnologias de fertilização que auxiliam os casais na procriação como sendo:
Resposta: Lícitas desde que estas respeitem a preservação do ato procriativo em si e considera moralmente ilícitas as tecnologias que dissociam a procriação do ato sexual como a criogenia ou a fecundação in vitro.
Leia a reportagem a seguir: "Cientistas das Universidades de Kyoto, no Japão, e Winsconsin, nos Estados Unidos, conseguiram recentemente obter iPS (sigla em inglês para 'célula-tronco pluripotente induzida'). (...) Induzí-las a um estado pluripotente (significa que elas passaram a ter o potencial de desenvolver-se em qualquer tipo de célula do corpo humano). Como este procedimento não carrega o peso moral envolvido na pesquisa com células embrionárias e tem custo reduzido, acredita-se que muitos laboratórios irão começar a trabalhar neste campo" (Jornal do Brasil, 02/12/2007). O desenvolvimento de novas tecnologias traz novas questões a serem pensadas. Assinale a alternativa incorreta:
Resposta: As novas tecnologias impactam negativamente a forma de vida da população, pois seus efeitos adversos são desconhecidos.

Outros materiais