Buscar

BDQ (2) Fundamentos da epidemiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
As doenças humanas não devem ser encaradas como eventos que ocorrem ao acaso, mas que estão relacionadas a uma rede de outros eventos que devem ser identificados e estudados. Nesse contexto, sobre o raciocínio epidemiológico NÃO podemos afirmar que:
Resposta: Para o epidemiologista o que mais interessa é o diagnóstico de uma determinada doença em um determinado indivíduo.
A epidemiologia se constitui na principal ciência de informação em saúde e é considerada a ciência básica da saúde coletiva. Segundo Rouquayrol (1999) epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde/doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. As doenças podem estar relacionadas a uma diversidade de fatores de risco, que podem ser microbiológicos, toxicológicos, genéticos, sociais, ambientais e até mesmo religiosos e políticos. De acordo com essa definição são feitas as seguintes afirmações:
I. A epidemiologia explora a ecologia das doenças humanas.
II. A epidemiologia se dedica exclusivamente ao estudo da doença no indivíduo.
III. A epidemiologia se restringe ao estudo de doenças transmissíveis.
IV. A epidemiologia também considera fatores religiosos ou políticos desde que tenham influência sobre a prevalência da doença.
Assinale a alternativa correta:
Resposta: As afirmações I e IV são verdadeiras.
A mais ambiciosa definição de saúde foi a proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1947: Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença. Essa definição, embora criticada devido à dificuldade em definir e mensurar bem-estar, permanece sendo um ideal. Nesse sentido podemos entender que o se pretendia com essa definição era:
Resposta: Promover um nível de saúde que permitisse o desempenho de uma vida social e economicamente produtiva.
Ações de Atenção Primária à Saúde compreendem a aplicação de medidas dirigidas a determinado agravo à saúde com objetivo de interceptar suas causas antes mesmo que atinjam o indivíduo. São exemplos de medidas de atenção primária à saúde:
Resposta: Imunização e autocuidado em saúde (alimentação adequada, prática regular de exercícios físicos, higiene).
A promoção da saúde está relacionada a medidas que não se dirigem a doenças específicas, mas que visam aumentar a saúde e o bem-estar dos indivíduos e da coletividade. PORQUE O fortalecimento da capacidade individual e coletiva para o confronto com uma imensa variedade de determinantes sociais e condicionantes da saúde é o aspecto principal da promoção da saúde. Analisando as duas afirmações conclui-se que:
Resposta: As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
O principal problema de saúde no Brasil são as iniquidades nas condições sociais e de saúde. A iniquidade na saúde pode ser definida como a presença de diferenças injustas, evitáveis ou remediáveis na saúde de populações ou grupos definidos com critérios sociais, econômicos, demográficos ou geográficos. Sobre as iniquidades são feitas as seguintes afirmações:
I De acordo com os dados do IBGE, PNAD, 2004, 83% dos domicílios urbanos estão ligados à rede geral de abastecimento de água e apenas 25% dos domicílios rurais recebem água da rede geral.
II. Em alguns municípios do Amazonas o percentual de crianças e adolescentes pobres é superior a 90%.
III. No Nordeste em 2010 existiam quase meio milhão de jovens analfabetos.
IV. A Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) segundo a renda familiar em 2000 foi 34,5% nas famílias mais pobres e 15,8% nas famílias mais ricas.
Assinale a alternativa correta:
Resposta: Todas as afirmações são verdadeiras.
O indicador epidemiológico que mede o número de casos novos de uma doença, episódios ou eventos na população dentro de um período definido de tempo é:
Resposta: Incidência.
Qual o conceito e aplicação Indicadores básicos para a saúde no Brasil está corretamente definido a seguir?
Resposta: Indicadores são parâmetros utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo (Rouquayrol, 1999).
Dengue - Em 2016, foram registrados 170.103 casos prováveis de dengue no país até a Semana Epidemiológica (SE) 5 (3/1/2015 a 6/2/2016). Nesse período, a região Sudeste registrou o maior número de casos prováveis (96.664 casos; 56,8%) em relação ao total do país, seguida das regiões Nordeste (25.636 casos; 15,1%), Centro-Oeste (25.246 casos; 14,8%), Sul (13.522 casos; 7,9%) e Norte (9.035 casos; 5,3%). Foram descartados 19.249 casos suspeitos de dengue no período. Fonte: Boletim Epidemiológico Secretaria de Vigilância em Saúde − Ministério da Saúde Analisando os dados estatísticos apresentados sobre a Dengue e que no Brasil é um problema recorrente podemos considerar que temos:
Resposta: Epidemia.
De acordo com a interferência do pesquisador no estudo, o tipo de estudo no qual o pesquisador não se limita à simples observação, mas interfere pela exclusão, inclusão ou modificação de um determinado fator é chamado de:
Resposta: Intervencional.

Outros materiais