Buscar

prova politica social I

Prévia do material em texto

1.
		Qual o significado das políticas sociais?
		Quest.: 1
	
	
	
	
	São políticas de governo que auxiliam os trabalhadores.
	
	
	São programas de governo que permitem ao trabalhador condições de sobrevivência.
	
	
	São ações isoladas que atendem a minoria da população.
	
	
	São ações de instituições públicas a fim de promover o bem a classes privilegiadas.
	
	
	São políticas de Estado que promovem a inclusão social e auxiliam na construção de possibilidades de conquistas das classes subalternas.
	
	
		2.
		Qual o significado das políticas sociais?
		Quest.: 2
	
	
	
	
	São programas de governo que permitem ao trabalhador condições de sobrevivência.
	
	
	São políticas de Estado que promovem a inclusão social e auxiliam na conquistas das classes subalternas.
	
	
	São políticas de governo que auxiliam os trabalhadores.
	
	
	São ações de instituições públicas a fim de promover o bem a classes privilegiadas.
	
	
	São ações isoladas que atendem a minoria da população.
	
	
		3.
		Qual das afirmativas abaixo mais se mostra adequada à perspectiva funcionalista?
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Os fatos sociais, por serem maleáveis , podem se adequar às vontades do ser humano
	
	
	A revolução era a melhor forma de conseguir a mudança.
	
	
	A perspectiva funcionalista está totalmente de acordo com o pensamento da perspectiva marxista
	
	
	Os fatos sociais, por mais maleáveis que sejam, não podem se adequar às vontades do ser humano.
	
	
	Fatos sociais e indivíduos estavam intimamente ligados, não havendo qualquer independência entre ambos
	
	
		4.
		Por seu impacto sobre a cidadania social, a política social acaba por apresentar consequências relevantes para as demais dimensões da cidadania. Analise os enunciados abaixo e indique a resposta errada:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	A cidadania social compreende o conjunto de direitos e obrigações que possibilita a participação igualitária de todos os membros de uma comunidade nos seus padrões básicos de vida.
	
	
	O mercado ao mesmo tempo depende e reforça os direitos individuais, fornecendo uma base para a expansão de uma dimensão da cidadania, a civil, que equaliza as pessoas diante da lei, independentemente de seu status.
	
	
	A cidadania social ao mesmo tempo depende e reforça os direitos individuais, fornecendo uma base para a expansão de uma dimensão da cidadania, a civil, que equaliza as pessoas diante da lei, independentemente de seu status.
	
	
	As liberdades de ir e vir, de firmar contratos, inclusive contratos de trabalho, de possuir, dispor e transacionar propriedades, de ter opiniões e crenças e expressá-las são manifestações de cidadania política.
	
	
	A cidadania política se define como o direito de influir nas decisões sobre os destinos coletivos mediante participação direta no exercício do poder ou por intermédio das instituições representativas dos governos local e nacional.
	
	
		5.
		A Teoria de Divisão de Poderes traz para o Brasil nos dias atuais:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	a formação das Políticas Privadas:
	
	
	a formação dos Três Poderes atendendo a função social jurídica.
	
	
	a formação das Políticas Públicas
	
	
	a divisão dos Poderes Públicos
	
	
	a divisão do Estado em forças.
	
	
		6.
		Como sabemos, a desigualdade social é algo que remota de tempos primórdios. Principalmente na sociedade brasileira, não podemos afirmar que a divisão social se deu a partir da implantação do capitalismo quando temos ainda no período de Brasil colônia, um sistema de escravidão ou dominação no qual negros e índios foram submetidos a trabalho sem remuneração e sem condições de vida consideradas básicas. Assim, é correto afirmar:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	o socialismo foi o seu causador das desigualdades no país
	
	
	o capitalismo no Brasil foi o seu causador das desigualdades sociais
	
	
	o governo foi o seu causador das desigualdades no país
	
	
	Nenhuma das respostas
	
	
	o capitalismo no Brasil acentuou as desigualdades sociais, mas não foi o seu causador
	
	
		7.
		A época de 1930 a 1964 configura vários governos, que vai de Getúlio Vargas a João Goulart. O Principal agente transformador da economia foi o inicio de período Industrial. Surgimento de instituições de assistência social, como: LBA, SESC, SESI.Esse período é definido como:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	período de transição para a democracia liberal
	
	
	período Neoliberal
	
	
	período leisseferiano
	
	
	período populista e desenvolvimentista:
	
	
	período tecnocrático militar
	
	
		8.
		Após a Segunda Guerra Mundial, a sociedade Capitalista gerada na Revolução Industrial chega com força total ao Brasil e a outras partes do mundo. A sociedade passa a ser dividida entre:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	A minoria burguesia (quem possui o capital e quer sempre aumentá-lo) e proletariado (trabalhadores submetidos e reféns do sistema), não causando uma enorme desigualdade social
	
	
	A minoria nobre (quem possui o capital e quer sempre aumentá-lo) e proletariado (trabalhadores submetidos e reféns do sistema), causando uma enorme desigualdade social vista até hoje
	
	
	A minoria comunista (quem possui o capital e quer sempre aumentá-lo) e proletariado (trabalhadores submetidos e reféns do sistema), causando uma enorme desigualdade social vista até hoje.
	
	
	A minoria burguesia (quem possui o capital e quer sempre aumentá-lo) e proletariado (trabalhadores submetidos e reféns do sistema), causando uma enorme desigualdade social vista até hoje.
	
	
	A minoria socialista (quem possui o capital e quer sempre aumentá-lo) e proletariado (trabalhadores submetidos e reféns do sistema), causando uma enorme desigualdade social vista até hoje
	
	
		9.
		O período anterior à promulgação da Constituição Federal de 1988 foi marcado por muitas lutas em favor de um sistema de Seguridade Social universal, configurado com um tripé:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	Saéde, Educação e Segurança
	
	
	Segurança Pública, Segurança Alimentar e Saúde
	
	
	Educação, Previdência e saúde
	
	
	Assistência Social, Saúde e Direitos Humanos
	
	
	Saúde, Previdência e Assistência
	
	
		10.
		Em grande parte do mundo a criação de políticas sociais foi motivada pela implantação de um sistema capitalista de organização. Acerca da sua recepção no Brasil, podemos afirmar que:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	No Brasil também não foi diferente, porém levando-se em consideração que o país sofreu uma industrialização tardia em relação ao resto do mundo, suas medidas de políticas sociais também datam de um período mais recente.
	
	
	No Brasil foi diferente, porém levando-se em consideração que o país sofreu uma industrialização tardia em relação ao resto do mundo, suas medidas de políticas sociais também datam de um período mais recente.
	
	
	No Brasil também não foi diferente, porém levando-se em consideração que o país sofreu uma industrialização tardia em relação ao resto do mundo, suas medidas de políticas sociais ainda não aconteceram.
	
	
	No Brasil foi diferente, porém levando-se em consideração que o país sofreu uma industrialização antecipada em relação ao resto do mundo, suas medidas de políticas sociais também datam de um período mais antigo.
	
	
	No Brasil também não foi diferente, porém levando-se em consideração que o país sofreu uma industrialização antecipada em relação ao resto do mundo, suas medidas de políticas sociais também datam de um período mais antigo

Continue navegando