Buscar

INTRODUÇÃO CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Contabilidade e Mercado de Trabalho – INTRODUÇÃO
Introdução
O desenvolvimento tecnológico, que acelerou a noção de tempo e encurtou as distâncias, bem como a crescente competitividade entre as organizações e as novas demandas sociais têm provocado alterações na estrutura do mercado de trabalho.
Atualmente, observamos que alguns postos deixam de existir e outros são criados, modificando o perfil da mão de obra, que tem passado a exigir novas competências dos profissionais. Hoje, eles devem dominar um conjunto de conhecimentos e de habilidades relacionados à capacidade de agir, intervir e decidir em variadas situações.
Ter a capacidade requerida pelo mercado significa dominar os conhecimentos e as habilidades que permitam dar o retorno esperado, o que se tornou fator determinante para a obtenção de uma adequada colocação no mercado de trabalho.
A capacitação que se exige pelas organizações é adquirida ou construída mediante a aprendizagem acadêmica e no transcurso da vida laboral.
Nesse contexto, o aspecto gerencial do contador cresce em importância, na medida em que as organizações têm demandado desse profissional um perfil empreendedor, com capacidade analítica de mercado, domínio técnico e interpessoal para planejar, organizar, liderar e controlar equipes.
Em outras palavras, o contador deve atuar para apresentar resultados e garantir a satisfação dos usuários das informações contábeis.
No Brasil, nas mais variadas áreas de atuação, existem milhões de organizações de diferentes tamanhos e graus de complexidade, o que abre um amplo mercado de trabalho para contadores.
Objetivos
Explicar a atual estrutura e o funcionamento do mercado de trabalho, com base na identificação das habilidades e competências requeridas dos profissionais de Contabilidade;
Listar as diferentes oportunidades oferecidas a esses profissionais, bem como os meios para a obtenção de uma colocação no mercado de trabalho;
Reconhecer os conteúdos da ciência contábil e suas conexões com os distintos ramos de especialização da profissão, com vistas ao desenvolvimento de ideias próprias como auxílio à escolha do rumo adequado dentro da carreira de contador.
Bibliografia
• Básica:
MARCIEL, A. M. Contabilidade e mercado de Trabalho. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, 2014.
MARION, J. C. Contabilidade empresarial – livro-texto. 17. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
MARION, J. C.; IUDÍCIBUS, S. de; FARIA, A. C. Introdução à teoria da Contabilidade: para o nível de Graduação. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MAXIMIANO, A. C. A. Recursos Humanos: estratégia e gestão de pessoas na sociedade global. São Paulo: LTC, 2014.
• Complementar:
CARDOSO, V. L.; ALMEIDA, E. Evolução e dinâmica espacial do setor de serviços e sua relação com o setor industrial. Revista de História Econômica & Economia Regional Aplicada, Juiz de Fora, v. 8, n. 15, jul./dez. 2013.
Disponível em: http://www.ufjf.br/heera/files/2009/11/Cardoso_Almeida-2013_15.07para-pdf. Acesso em: 10 abr. 2017.
CONSELHO Federal de Contabilidade. Manual de Contabilidade do Sistema CFC/CRCs. Brasília: CFC, 2009. Disponível em: http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/manual_cont.pdf. Acesso em: 10 abr. 2017.
______. Pesquisa Perfil do profissional da Contabilidade 2012/13. Brasília: CFC, 2013.
Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2017.
CUNRADI, L.; DUTRA, M. H. Conhecimentos técnicos em atuária para contadores: a perspectiva dos agentes gestores do mercado de trabalho das EFPCs de Santa Catarina. Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, Ibirama, v. 5, n. 8, p. 1-13, dez. 2016.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/166641/Leila%20Cunradi.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 abr. 2017.
PRADO, E. C. P. O papel e a atuação do contador tributário. Revista de Ciências Gerenciais, v. 17, n. 26, p. 131-143, 2003. Disponível em: http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/rcger/article/view/1611/1543. Acesso em: 10 abr. 2017.
REIS, R.; MATOS, C. Perfil do gestor público: elementos para formação e mudanças. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE ESTRATÉGIA EM GESTÃO, EDUCAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (CIEGESI)/ENCONTRO CIENTÍFICO DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PNAP-UEG), I., 2012, Goiânia. Anais eletrônicos. Goiânia: FATESG/SENAI, 2012. p. 285-312. Disponível em: http://www.anais.ueg.br/index.php/ciegesi/article/view/781/820. Acesso em: 10 abr. 2017.
ROSA, F. F. da. A Contabilidade de custos e sua relevância para a gestão. 2010. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/27218/000763037.pdf. Acesso em: 10 abr. 2017.
SOUSA, R. da S. Convergência da Contabilidade aos padrões internacionais. Revista Gestão & Tecnologia, Pedro Leopoldo, v. 9, n. 1, p. 1-12, jan./jul. 2009. Disponível em: https://revistagt.fpl.edu.br/get/article/view/232/253. Acesso em: 10 abr. 2017.
Minicurrículo
Cristóvão Araripe Marinho
 Currículo lattes
Mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Especialista em Projeto e Análise de Sistemas pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Santa Úrsula (USU). Possui experiência de mais de 30 anos nos cargos de Diretor de Gestão Institucional da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) – autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) –, e de Diretor Superintendente e de Aplicações Financeiras do fundo de pensão URANUS – fundação de Seguridade Social –, além de diversos outros, em nível gerencial, na Administração Pública Federal, nas áreas de planejamento, orçamento, administração financeira e auditoria. Também possui experiência de 15 anos no exercício do Magistério Superior. Atualmente, é Coordenador Geral de Assuntos Internacionais da CNEN, e docente em cursos de Graduação e Pós-graduação da Universidade Estácio de Sá (UNESA), com ênfase nas áreas de orçamento público, contabilidade pública e gestão de finanças públicas.
Ementas
AULA 01 - Mercado de trabalho e mudanças do meio – busca de oportunidades e habilidades valorizadas pelo mercado
Nesta aula, apreciaremos aspectos gerais do funcionamento do mercado de trabalho, identificando os principais meios para a obtenção de uma colocação nesse mercado, bem como a importância do domínio das habilidades e competências valorizadas pelas organizações.
AULA 02 - Contabilidade como profissão
Nesta aula, identificaremos as principais áreas de especialização da ciência contábil e as prerrogativas legais do exercício da profissão de contador.
AULA 03 - Perspectivas do mercado de trabalho para contabilistas – desenvolvimento da empregabilidade
Nesta aula, identificaremos e avaliaremos as perspectivas do atual mercado de trabalho para os contabilistas. Além disso, entenderemos como é possível aumentar o potencial de empregabilidade na área contábil.
AULA 04 - Metodologias e enfoques da pesquisa em Contabilidade
Nesta aula, estudaremos os diferentes enfoques da teoria da Contabilidade, as metodologias aplicadas à área e as finalidades do conhecimento contábil.
AULA 05 - Relatórios contábeis/estrutura de capital
Nesta aula, conheceremos os demonstrativos contábeis e seus objetivos, diferenciando os obrigatórios dos não obrigatórios. Analisaremos, também, os aspectos relacionados à composição da estrutura de capital das empresas.
AULA 06 - Contabilidade e legislação
Nesta aula, estudaremos os principais pontos da legislação aplicável à Contabilidade, incluindo os aspectos relacionados ao fisco e à responsabilidade do contabilista, com destaque para o Código Civil.
AULA 07 - Normatização da Contabilidade no Brasil
Nesta aula, conheceremos a estrutura da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), sua atuação como agente normativo/regulador e sua relação com os contabilistas. Estudaremos, também,as linhas gerais do funcionamento do sistema CFC/CRC (Conselho Federal de Contabilidade/Conselho Regional de Contabilidade).
AULA 08 - Processo de internacionalização da Contabilidade – Brasil e Normas Internacionais de Contabilidade
Nesta aula, conheceremos o processo de internacionalização dos procedimentos contábeis por meio do estudo da evolução das Normas e dos Padrões Internacionais de Contabilidade. Identificaremos, também, os principais reflexos dessas normas no Brasil, seus efeitos sobre os mercados de capitais e sua relação com as Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas (NBCs).
AULA 09 - Mercado de trabalho contábil internacional
Nesta aula, apresentaremos as tendências de globalização das profissões, bem como identificaremos as principais modificações que estão ocorrendo e que influenciam a cultura contábil.
AULA 10 - Tecnologia da Informação e Contabilidade
Nesta aula, entenderemos o papel da Tecnologia da Informação (TI) na Contabilidade e definiremos os principais conceitos relacionados à governança corporativa.

Outros materiais