Buscar

Avaliando Aprendizado Direito Civil II SIA Estácio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703342279)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo o Código Civil brasileiro, só terá eficácia o pagamento que importar transmissão da propriedade, quando feito por quem possa alienar o objeto em que ele consistiu. Se for dado em pagamento coisa fungível,
		
	 
	não se poderá mais reclamar do credor que, de boa-fé, a recebeu e consumiu, ainda que o solvente não tivesse o direito de aliená-la.
	
	poderá requerer indenização por perdas e danos, quantificada em ação própria a ser ajuizada no prazo decadencial de doze meses contados da data do pagamento.
	
	poderá requerer a devolução de coisa da mesma espécie, qualidade e quantidade, sob pena de responder por perdas e danos.
	
	poderá requerer indenização por perdas e danos, quantificada em ação própria a ser ajuizada no prazo decadencial de seis meses contados da data do pagamento.
	
	não se poderá mais reclamar do credor que, de boa-fé, a recebeu e consumiu, exceto se o solvente não tivesse o direito de aliená-la.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703505021)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	X EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Luis, produtor de soja, firmou contrato de empréstimo de um trator com seu vizinho João. No contrato, Luis se comprometeu a devolver o trator 10 dias após o término da colheita. Restou ainda acordado um valor para a hipótese de atraso na entrega. Considerando o caso acima, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	Caracterizada a mora na devolução do trator, Luiz responderá pelos prejuízos decorrentes de caso fortuito ou de força maior, salvo se comprovar que o dano ocorreria mesmo se houvesse cumprido sua obrigação na forma ajustada.
	
	Por se tratar de hipótese de mora pendente, é indispensável a interpelação judicial ou extrajudicial para que João constitua Luis em mora.
	
	Luis, ainda que agindo dolosamente, não terá responsabilidade pela conservação do trator na hipótese de João recusar-se a receber o bem na data ajustada.
	
	Não caracteriza mora a hipótese de João se recusar a receber o trator na data avençada para não comprometer o espaço físico de seu galpão, vez que é necessária a comprovação de sua culpa e a ausência de justo motivo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201704059179)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	ANA comprou os docinhos para o casamento de sua filha ESTER de duas doceiras muito famosas e requisitadas na cidade, DONA FILOMENA e DONA ANASTÁCIA. No dia do casamento, para desespero de ANA E ESTER os docinhos encomendados não são entregues no horário marcado, o que acontece quando metade dos convidados já foram embora da festa. DIANTE DA SITUAÇÃO HIPÓTETICA, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA:
		
	
	Todas as alternativas anteriores estão corretas.
	
	c) Considerando a solidariedade passiva expressamente prevista, e ainda, que os docinhos não foram entregues pois as doceiras estavam sobrecarregadas de trabalho, responderão as duas pela indenização porventura reclamada pelas credoras.
	 
	b) Diante da indivisibilidade da obrigação, a conversão da prestação em perdas e danos será suficiente para extinguir essa característica da obrigação.
	
	d) ANA e ESTER não terão direito a indenização por perdas e danos, pois a prestação, ainda que tardia, foi cumprida pelas devedoras.
	
	a) As doceiras são, por conta da natureza da obrigação contratada, devedoras solidárias, e respondem, portanto pelo inadimplemento da obrigação de maneira igualitária.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703337700)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que concerne ao direito das obrigações, assinale a opção correta.
		
	 
	No caso de obrigação de restituir coisa certa, vindo esta a perecer, sem culpa do devedor, a obrigação resolve-se automaticamente, sem qualquer direito ao credor de receber indenização ou de exigir a restituição da coisa.
	
	O acordo extrajudicial firmado entre credor e devedor principal, para mera prorrogação do pagamento da dívida, implica novação, desonerando, assim, os coobrigados que nela não intervieram.
	
	Caso o devedor inadimplente de obrigação decida purgar a mora oferecendo ao credor a prestação vencida, acrescida da indenização dos danos causados ao credor pela mora, não poderá o credor rejeitar a prestação, transformando a mora em inadimplemento definitivo, e pleitear a resolução do contrato.
	
	Se houver pluralidade de sujeitos, sendo a obrigação indivisível, pode haver o cumprimento fracionado da obrigação, quando a indivisibilidade é proveniente da vontade das partes, ou seja, tratando-se de indivisibilidade legal.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201704127734)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Jorge vendeu um imóvel a Plínio. Plínio, por sua vez, vendeu um veículo a Jorge. As partes não convencionaram quem arcaria com as despesas com escritura e registro do imóvel, nem com as da tradição do veículo. Neste caso, de acordo com o Código Civil,
		
	
	Jorge arcará com as despesas com escritura e registro do imóvel e Plínio com as da tradição do veículo.
	 
	Plínio arcará com as despesas com escritura e registro do imóvel e Jorge com as da tradição do veículo.
	 
	Plínio arcará com as despesas com escritura e registro do imóvel e também com as da tradição do veículo.
	
	Jorge arcará com as despesas com escritura e registro do imóvel e também com as da tradição do veículo.
	
	Plínio e Jorge arcarão, em parte iguais, com as despesas com escritura e registro do imóvel e com as da tradição do veículo.

Outros materiais