Buscar

Revisão Enf Saúde da família

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Revisão de Enfermagem em Saúde da Família
1) Considerando a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) NOB/96, são papéis básicos do gestor federal, EXCETO:
R: Centralizar todas as ações de saúde no âmbito nacional.
2) A Norma operacional básica é um Instrumento de regulação do processo de descentralização, definindo estratégias e movimentos táticos que orientam a operacionalização do SUS. Com base nesse instrumento (NOB) marque a alternativa correta: 
R: Tem coo finalidade promover e consolidar o pleno exercício por parte do poder público Municipal e do Distrito Federal da função de gestor da atenção à saúde dos seus munícipes.
3) A Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde, a NOB-SUS/96, tem por finalidade primordial:
R: Promover e consolidar o pleno exercício, por parte do poder público municipal e do Distrito Federal, da função de gestor da atenção à saúde dos seus munícipes.
4) DE ACORDO COM A CARTA DE OTTAWA, A PROMOÇÃO DE SAÚDE É DEFINIDA COMO:
R: O NOME DADO AO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DA COMUNIDADE PARA ATUAR NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE, INCLUINDO UMA MAIOR PRTICIPAÇÃO NO CONTROLE DO PROCESSO.
5) A estratégia de Saúde da Família visa à reorganização da Atenção Básica conforme preceitos do Sistema Único de Saúde. A única informação incorreta acerca das características do processo de trabalho da Saúde da Família é a que diz respeito a:
R: definição do território de atuação, mapeamento e reconhecimento da área adstrita, que compreenda o segmento populacional determinado, com atualização eventual e esporádica
6) São ações de responsabilidade de todos os profissionais que compõem os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), a serem desenvolvidas com as Estratégias de Saúde da Família (ESF), EXCETO:
R: Atuar, de forma integrada e planejada, nas atividades desenvolvidas pelas ESF e de Internação hospitalar, quando estas existirem, acompanhando e atendendo a casos agudos.
7)A VIII conferência Nacional de Saúde (CNS) definiu as estratégias a serem defendidas na Constituinte de 1988 e aprovou o texto sobre saúde que seria incluído na CF 1988. Como propostas a VIII CNS apresentou, exceto:
 V-Defesa de um sistema único, de acesso universal, igualitário e descentralizado de saúde;
 V-Descentralização administrativa e financeira para os Estados e Municípios;
 V-Promoção do Controle social.
 F-Reforço da participacão na iniciativa privada na saúde.
 V-Reconhecimento da saúde como direito de cidadania e dever do Estado;
8) Para implantar um NASF, o município deverá construir um projeto contendo, no mínimo, as seguintes informações, EXCETO:
R: Quais profissionais existem no município e que estão disponíveis para compor a equipe do NASF e as principais atividades a serem desenvolvidas;
9) É o elo de ligação entre a unidade de saúde da família e a comunidade:
R: Agente comunitário
10) São itens necessários à Estratégia Saúde da Família, conforme a Política Nacional de Atenção Básica, EXCETO:
R: Número de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 1000 pessoas por ACS e de 6 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.
11) Assinale a alternativa que contenha a definição de matriciamento:
R: É um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.
12) Embora o conceito de saúde possua diversos entendimentos, podemos dizer que:
R: O conceito de saúde muda ao longo de tempo, local e grupo social
13) Proporcionar o estabelecimento de parcerias para ampliação do cuidado e atendimento integral é um dos objetivos específicos da Saúde da Família. Este princípio é expresso através do seguinte conceito:
R: Intersetorialidade
14) O SUS conta com instâncias colegiadas previstas na Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe:
R: A Conferência de Saúde destina-­se à avaliação e posição de diretrizes para políticas de saúde no Brasil.
15) Para que possa ocorrer à reorganização das práticas de trabalho na Estratégia de Saúde da Família (ESF), deve-se avaliar levando-se em consideração as características do processo de trabalho das equipes de atenção básica. Considere as afirmações abaixo e assinale a opção correta: I - definição do território de atuação das unidades básicas de saúde (UBS). II - assistência básica integral e contínua, organizada à população adscrita, com garantia de acesso ao apoio diagnóstico e laboratorial. III - programação e implementação das atividades, com priorização de solução dos problemas de saúde menos freqüentes, considerando a responsabilidade da assistência resolutiva à demanda espontânea. IV - realização do primeiro atendimento às urgências médicas e odontológicas É correto afirmar, portanto:
R: as alternativas I; II e IV estão corretas
16) A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB, Portaria n. 2.488 - outubro/2011) é resultado de discussões e consensos que envolveram os diversos segmentos que formam o setor público de saúde no Brasil. Sobre isso, é CORRETO afirmar:
R: Garante-se, por meio dela, ampliação do acesso e da qualificação da assistência prestada.
17) Sobre as unidades de saúde da família, é incorreto afirmar que:
R: São centradas na medicina curativa e no atendimento emergencial à população adscrita;
18) Deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde. As características acima descrevem a forma de organização dos serviços de saúde a nível:
R: Primário
19) Em relação à Reforma Sanitária Brasileira, é correto afirmar:
R: Teve como objetivo lutar pela garantia do direito universal à saúde e construção de um sistema único e estatal de serviços.
20) Os princípios de universalização, integralidade e hierarquização norteiam as atividades desenvolvidas pelo SUS. Em que tais princípios implicam, no que se refere aos cidadãos?
R: na utilização de níveis hierarquizados de atenção e promoção à saúde

Outros materiais