Buscar

AD2 2017 2 GABARITO Psicologia da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AD2 – 2017.02 GABARITO
Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Coordenador (a): Ana Lucia Gomes 
Questão 01: (valor: 2,0)
Aluno A pede para o professor explicar novamente, professor responde, aluno B diz que ainda tem dúvidas, professor incentiva aluno C a explicar aos colegas, aluno C explica, aluno D, também explica e dá exemplos, aluno E mostra seu exercício ao professor, professor recebe e corrige alguns erros no exercício, aluno F ainda tem dúvidas e solicita que o professor torne a explicar, professor explica e propõe novos exercícios no caderno. (Adaptado de Davis e Oliveira, 2010; p. 114).
A situação apresentada exemplifica um trabalho pedagógico de natureza cooperativa. Considerando a Zona de Desenvolvimento Proximal proposta por Vygotsky, indique quais são os alunos (A, B, C, D, E ou F) que se encontram no nível de desenvolvimento real. Justifique sua resposta.
Apenas os alunos C e D encontram-se no nível de desenvolvimento real, pois ao explicarem aos seus colegas sobre a matéria, indicam domínio sobre o assunto ensinado pelo professor, levando-os à compreensão da matéria e a poderem explicá-la aos seus colegas de turma com autonomia, ou seja, não precisando de nenhum tipo de ajuda.
Os demais alunos (A, B, E e F) estão no nível de desenvolvimento potencial, tendo em vista, ainda não possuírem autonomia para responderem sozinhos sobre o assunto de forma satisfatória. Dessa forma, recorrem ao professor para ajudá-los na compreensão/resolução dos exercícios/conteúdos trabalhados.
Questão 02: (valor: 2,0)
“Não sei o que acontece com esse aluno. Basta um tempinho maior em casa e não sabem mais nada! Tenho verdadeiro horror dos feriados! ”
Por que uma prática pedagógica que preconiza a repetição de padrões de aprendizagem, pode levar à uma “falsa aprendizagem”?
Uma prática pedagógica pautada na repetição de padrões de aprendizagem pode não garantir a compreensão do tema estudado, considerando que a tarefa realizada de forma correta pelo aluno indicar que ele domina o assunto dentro de um contexto específico, que atenda aos exercícios que ele fez anteriormente. A repetição de padrões, por si só, não garante ao aluno compreender sobre o porquê de se fazer a questão da forma X e não, Y. A compreensão do conteúdo pedagógico leva à verdadeira aprendizagem, pois o aluno torna-se capaz de responder corretamente, independentemente, do contexto em que a questão foi previamente trabalhada. O aluno através dos exercícios de fixação, aprende a fazer um determinado procedimento, mas isso não garante, a aplicação do que aprendeu de forma ampla. Por isso, dizemos que pode levar à uma falsa aprendizagem, no sentido de que o aluno sabe fazer, de forma isolada, mas fracassa quando vai realizar a tarefa quando se encontra inserida em um novo contexto. 
Questão 03: (valor: 2,0)
Uma escola resolve adotar como propaganda a seguinte frase: “Aqui, seu filho aprende a aprender! ” Analisando esta frase, seria correto dizer que esta escola possui suas atividades pedagógicas pautadas na perspectiva metacognitiva? Justifique sua resposta.
Sim, seria correto dizer que a escola em questão desenvolve suas atividades tendo como base a perspectiva metacognitiva, tendo em vista, que propõe aos alunos refletir sobre o que é ensinado/aprendido. Na medida em que é dito que o aluno “aprende a aprender” isso representa uma atividade desenvolvida de forma intencional, onde o aluno será estimulado a pensar sobre suas ações, visando a aplicação compreensiva e contextualizada daquilo que regularmente aprende em sala de aula, levando-o ao desenvolvimento de uma aprendizagem mais duradoura e eficiente.
Questão 04: (mínimo de cinco linhas; valor: 2,0)
De acordo com a teoria psicanalítica, o aparato psíquico é composto por três instâncias: Id, Ego e Superego. Explique de que forma, elas se relacionam e impactam na personalidade do sujeito. 
Id, ego e superego são instâncias psíquicas que fazem parte do aparato psíquico, cujo funcionamento, será determinante para o desenvolvimento da personalidade do sujeito. Cada uma dessas instância possui uma função e se articulam de forma, a garantir uma relação equilibrada entre elas. Tal equilíbrio tem como origem os acordos estabelecidos entre Id e superego, através do trabalho de conciliação realizado pelo ego, que procura atender às demandas do Id, sem deixar de considerar as demandas do superego. O equilíbrio psíquico pode ser obtido, por exemplo, pelo uso dos mecanismos de defesas realizados pelo Ego.

Outros materiais