Buscar

Ciclo cardíaco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade prática supervisionada de Fisiologia veterinária I
Aluna: Layla Milena Barbosa
Turma: 2BD
Professora: Dra. Rosiane Gomes Silva Oliveira
Etapas do ciclo cardíaco
O ciclo cardíaco são os eventos que ocorrem no início de um batimento, até o começo de outro batimento. O coração é como uma bomba muscular que gera pressões variáveis enquanto seus átrios e ventrículos fazem sístole (contração) e diástole (relaxamento).
Cada ciclo tem início quando é gerado um potencial de ação espontâneo no nó sinoatrial, que está localizado na parede do átrio direito, próximo á abertura da veia cava cranial. Sendo assim este potencial se propaga pelo átrio direito se dirigindo até os ventrículos, onde se localiza o feixe atrioventricular. Esta disposição atrasa na passagem do impulso, assim permitindo que os átrios se contraiam antes dos ventrículos, colaborando no enchimento dos ventrículos antes de sua contração. 
Sístole e diástole 
O ciclo cardíaco consiste em dois períodos. O primeiro período é denominado diástole que é o relaxamento, aonde o coração vai se encher de sangue, o segundo é a sístole, que é a contração do coração. A sístole e diástole ocorrem da seguinte maneira, primeiramente ocorre o início da diástole, abertura das válvulas tricúspide e mitral e enchimento ventricular, posteriormente o fechamento das válvulas e o final da diástole. A próxima fase é a contração dos ventrículos, onde acontece abertura das válvulas pulmonar e aórtica após isso termina a sístole ventricular e as válvulas a aórtica e a pulmonar se fecham e reinicia a diástole atrial e ventricular.
Pressão nos ventrículos 
No final da sístole as pressões ventriculares são baixas, assim permitindo a abertura das válvulas atrioventriculares e viabilizando o enchimento dos ventrículos, este período perdura por todo o primeiro terço da diástole. Imediatamente após o início da contração ventricular, a pressão dos ventrículos aumenta abruptamente causando o fechamento das válvulas atrioventriculares, sendo assim necessário mais 0,02 a 0,03 s para o ventrículo geram pressão suficiente para as válvulas semilunares.
 Bulhas 
 Durante o fechamento das válvulas atrioventriculares a mitral e a tricúspide, acontece um som grave, que é denominado de primeira bulha cardíaca (B1) e durante o fechamento das válvulas semilunares a aórtica e a pulmonar, ocorre à segunda bulha cardíaca (B2). Enquanto a B1 marca o início da sístole, a B2 marca o início da diástole.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes