Buscar

SEMANA 8

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL II - CCJ0013 Título SEMANA 8 Descrição Caso Concreto 
Em palestra proferida para a comunidade jurídica gaúcha, o professor Flávio Tartuce afirmou: “A cessão de crédito pode ser conceituada como um negócio jurídico bilateral ou sinalagmático, gratuito ou oneroso, pelo qual o credor, sujeito ativo de uma obrigação, transfere a outrem, no todo ou em parte, a sua posição na relação obrigacional. ” No entanto, o emérito professor alertou os presentes a respeito de algumas impossibilidades de cessão de crédito. Forneça, pelo menos, três dessas impossibilidades: 
Resposta: Não é possível ceder os créditos , de acordo com vedação legal, em Casos de obrigação de alimentos (1707 cc ), no s casos envolvendo os direitos da personalidade (Ar t 11 cc) e créditos já penhorados . Previsão no instrumento da obrigação A cláusula proibitiva não pode ser oposta a o terceiro cessionário de boa fé se não constar do instrumento da obrigação Não podem ser cedidos créditos atinentes aos vencimentos de funcionários ou os créditos de salários.
Questão Objetiva Estará o devedor livre da obrigação quando:
a) houver sido notificado de mais de uma cessão e pagar ao cessionário que lhe apresenta, com o título de cessão, o da obrigação cedida. 
b) não tiver sido notificado da cessão e pagar ao credor primitivo. 
c) o crédito constar de escritura pública, hipótese em que prevalecerá a prioridade da notificação. 
Resposta: d) em todas as alternativas anteriores.
Desenvolvimento

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes