Buscar

Direito e linguagem- Procuração e Requerimento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Requerimento e procuração
Conceitos
Procuração
A procuração é um sentimento de mandato. De seu conceito intende-se que alguém (mandante, outorgante, constituinte) outorgada poderes a outrem (mandato, outorgado ou procurador) para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses, exteriorizada a vontade de conferir tais poderes.
 Direito e linguagem
Conceitos
Requerimento
O requerimento é o mais formal dos documentos, devendo ser redigido em terceira pessoa, vedado o emprego de palavras de gentileza ou agradecimentos, próprias da redação comercial. Requerer é pedir deferimento a uma solicitação feita por alguém - requerente – a uma autoridade competente para dela conhecer.
Esruturas
1- Estrutura da Procuração Ad Judicia: comentários linguísticos.
2- Modelo de Procuração Ad Judicia.
3- Requerimento: conceito e estrutura.
4- Estrutura do Requerimento Simples.
- Modelo 1: Requerimento Simples Extrajudicial.
- Modelo 2: Requerimento Simples Judicial.
5- Estrutura do Requerimento Complexo:
- Modelo de Requerimento Extrajudicial Complexo.
6-Requerimento e Petição Inicial.
Aplicabilidade
Requerimento
 Deriva-se do verbo requerer, que, de acordo com seu sentido denotativo, significa solicitar, pedir, estar em busca de algo. E principalmente, que o pedido seja deferido, ou seja aprovado.
 Exemplos;
Podemos fazer um requerimento a um órgão público, a um colégio, a uma faculdade, e mais a uma infinidade de outros destinatários. 
Aplicabilidade
Requerimento é um documento utilizado para obter um bem, um direito, ou uma declaração de uma autoridade pública. O requerimento é uma petição dirigida a uma entidade oficial, organismo ou instituição através da qual se solicita a satisfação de uma necessidade ou interesse. 
 
 O Requerimento não é apenas um documento, mas sim, um instrumento de cidadania. A partir dele, é possível fazer a solicitação do direito de um ou mais cidadãos. Ao contrário do que muitos pensam, ele não precisa ser feito de forma digital ou datilografada, podendo ser redigido sem nenhum problema por manuscrito.
Aplicabilidade
Procuração
 A procuração serve de instrumento para que o interessado, mandante ou outorgante, dê a terceiros, mandatário ou procurador, o direito de praticar atos em seu nome. 
 
 Procuração é o ato pelo qual uma pessoa dá à outra poderes para representá-la. Por exemplo, alguém que está no Japão e precisa de um atestado de antecedentes criminais para renovar o visto, pode nomear um procurador no Brasil para solicitar o documento na Polícia. 
Linguagem utilizada
Modelos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais