Buscar

tanatologia avaliando

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402401518)
	5a sem.: Suicídio: a morte anunciada
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	No atendimento de um paciente que tentou o suicídio, o enfermeiro deve entender que este ato é um pedido de ajuda. Tal pedido não é manifesto de forma verbal previamente por que o paciente: I) Tem receio da reação das outras pessoas II) Tem medo de ser excluído da sociedade pelas questões culturais III) Vive sob dogmas religiosos vigentes na sociedade IV) Tem medo de ser privado de sua liberdade 
		
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	Apenas uma das afirmativas está falsa.
	
	Apenas uma das afirmativas está correta
	
	Todas as afirmativas são falsas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402323731)
	2a sem.: A MORTE ATRAVÉS DA HISTÓRIA
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Dizem as escrituras sagradas: "Para tudo há o seu tempo. Há tempo para nascer e tempo para morrer". A morte e a vida não são contrárias. São irmãs. A "reverência pela vida" exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja ir. Cheguei a sugerir uma nova especialidade médica, simétrica à obstetrícia: a "morienterapia", o cuidado com os que estão morrendo. A missão da morienterapia seria cuidar da vida que se prepara para partir. Cuidar para que ela seja mansa, sem dores e cercada de amigos, longe de UTIs. (Rubem Alves, publicado no jornal Folha de S.Paulo, Caderno Sinapse, de 12/10/03). O autor se refere a que tipo de morte. 
		
	
	A morte foi dividida em cerebral, biológica e celular - grande aparelhagem para medir e prolongar a vida - o momento da Morte vira um acordo feito entre a família e o médico.
	
	A morte é negada, banida do discurso cotidiano, ocultada e temida.Adota-se a mentira sistemática, o silêncio - marcada pela negação e interdição.O homem está desaparelhado para enfrentar a morte como uma contingência, uma vez que vem sempre acompanhada da ideia de fracasso do corpo, do sistema de atenção médica, da sociedade, das relações com Deus e com os homens, etc; 
	
	Na sociedade capitalista - Ocidental.Com os progressos da terapêutica e cirurgia, sabe-se cada vez menos quando uma doença grave será mortal ou não 
	
	A Morte Domada: típica da época Medieval. A morte era esperada no leito, uma espécie de cerimônia pública organizada pelo próprio moribundo e sua família. Todos podiam entrar no quarto, parentes amigos, vizinhos e, inclusive as crianças. Os ritos de morte eram cumpridos com manifestações de tristeza e dor e o maior temor das pessoas era morrer repentinamente, anonimamente, sem as homenagens cabidas. 
	
	A Morte Invertida No século XX, a morte se esconde, tem caráter de vergonha, de fracasso. No mundo tecnocêntrico:A morte é negada, banida do discurso cotidiano, ocultada e temida.Adota-se a mentira sistemática, o silêncio - marcada pela negação e interdição. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402965074)
	5a sem.: O Suicídio
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O conceito de Suicídio reúne três características principais:
		
	
	Consciência, ato voluntário e atenção. 
	
	Atenção, Memória e Disciplina.
	
	Intencionalidade, vontade a Atenção.
	
	Consciência, Intencionalidade e ato voluntário.
	
	Orientação, Pragmatismo e Certeza. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403242229)
	3a sem.: Divisões didáticas da morte
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	De acordo com alguns autores existe uma divisão didática da morte : a morte aparente, a morte relativa e a morte absoluta. 1. Morte aparente: parece que a pessoa está morta, são quadros diversos que aparentam ou simulam a morte. Era o estado conhecido como catalepsia, atualmente, com os aparelhos existentes, consegue-se detectar este estado. 2- Morte relativa: parada das funções respiratória, circulatória e/ou nervosa, pode ser feita a reanimação (pode haver a reversão do quadro). 3. Morte absoluta: desaparecimento definitivo das atividades biológicas (não tem como reverter esse processo). 4. Morte relativa: parece que a pessoa está morta, são quadros diversos que aparentam ou simulam a morte; era o estado conhecido como catalepsia, atualmente, com os aparelhos existentes, consegue-se detectar este estado e raramente acontece a catalepsia. 5. Morte aparente: parada das funções respiratória, circulatória e/ou nervosa, pode ser feita a reanimação (pode haver a reversão do quadro). Quais as alternativas estão corretas? 
		
	
	Somente 1, 3 e 5. 
	
	Somente 1, 2 e 5. 
	
	Somente 2, 3 e 4.
	
	Nenhuma das opções
	
	Somente 1, 2 e 3. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402368573)
	3a sem.: Aspectos psicológicos da morte e do morrer
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Dentre os aspectos psicológicos da morte e do morrer, está a construção da identidade que não se caracteriza por:
		
	
	Ter percepção de limite como fator estruturante da identidade, e a noção máxima desse limite é o da própria vida.
	
	Lidar com a morte e com a noção do limite, de plenitude, de imortalidade.
	
	Percepção de si no contexto social, não há necessidade de percepção do outro.
	
	Perceber-se inserido em uma cultura.
	
	Angústia com a certeza da finitude e a busca de defender-se desse mal-estar projetando ideias de imortalidade: através de sua descendência, de suas obras, de grandes feitos.

Outros materiais