Buscar

aval 4 tanato

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402414737)
	12a sem.: O cliente terminal e a enfermagem
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	É indiscutível que o contato constante com pacientes em fase terminal e que vivenciam as etapas do processo de morrer, deixa a equipe de enfermagem sujeita a estresses físico e psicológico. Assim, alguns profissionais elaboram tipos de defesa para suportar a carga psíquica, dentre elas: I) Despersonalização: Qualquer paciente é igual a outro qualquer. Evita-se o vínculo afetivo. II) Evitação: Evita-se a intimidade para evitar angústia com o sofrimento do paciente. Mantém-se um distanciamento. III) Distanciamento: Os sentimentos têm que ser controlados, o envolvimento refreado e as identificações perturbadoras são evitadas. IV) Negação: Estabelecimento de desempenho das tarefas e padronização de condutas. O ritual cumpre a função de reduzir ansiedades. V) Redução da responsabilidade: Parcelamento e fragmentação das tarefas. Não se define de maneira clara quem é responsável por que tarefa e por quem. 
		
	
	As afirmativas II, III e IV são tipos de defesa estabelecidos pelo enfermeiro.
	
	As afirmativas III e IV não descrevem corretamente os tipos de defesa do enfermeiro
	
	As afirmativas I e II são tipos de defesa estabelecidos pelo enfermeiro.
	
	As afirmativas II e IV não descrevem corretamente os tipos de defesa do enfermeiro.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403036725)
	8a sem.: Atendendo ao cliente terminal e sua família
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Leia o caso abaixo, Paciente com neoplasia maligna de cabeça e pescoço, traqueostomizado, uso de dieta enteral, chegou no consultório com estado geral comprometido, em sofrimento, dispneico, referindo dor intensa além do sofrimento psicoespiritual. Ao ser atendido referiu o desejo de morrer, pois não aguentava mais sofrer: ¿Dra eu quero morrer, você me dá um remédio para eu morrer? Estou com muita dor, muita falta de ar¿. A médica pediu uma chance de aliviar seu sofrimento. Dias depois, no prazo acordado quando a dra vou visitá-lo encontra um sorriso e um agradecimento. Durante um período ele interagiu com toda família, participando do cotidiano e até aconselhando, teve tempo de despedir-se de todos com sorriso no rosto, mas sem sofrimento físico. Quando a médica pede uma chance de ajuda-lo a diminuir seu sofrimento, reduzindo suas dores e angústias, podemos dizer que ela permitiu que acontecesse: 
		
	
	Ortotanásia, só pode ser, pois o paciente está tendo seu momento de morrer prolongado, isso porque com neoplasia maligna nada mais pode ser feito.
	
	Ortotanásia, morte em seu tempo. 
	
	Distanásia, só pode ser, pois o paciente está tendo seu momento de morrer prolongado, isso porque com neoplasia maligna nada mais pode ser feito.
	
	Mistanásia, pois isso seria um descaso disfarçado;
	
	Eutanásia passiva, pois estaria tirando a vida de alguém antes do momento natural ¿ isso se deve ao fato de não estar mais tratando a doença;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403069849)
	1a sem.: O sentido da vida
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Todo caminho da gente é resvaloso. Mas também, cair não prejudica demais A gente levanta, a gente sobe, a gente volta!... O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: Esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, Sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. Ser capaz de ficar alegre e mais alegre no meio da alegria, E ainda mais alegre no meio da tristeza... ROSA, J.G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. De acordo com o fragmento do poema acima, de Guimarães Rosa, a vida é: 
		
	
	Um caminhar de percalços e dificuldades insuperáveis. 
	
	Uma queda que provoca tristeza e inquietude prolongada. 
	
	Um ir e vir de altos e baixos que requer alegria perene e coragem. 
	
	Um caminho incerto, obscuro e desanimador. 
	
	Uma prova de coragem alimentada pela tristeza. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403069861)
	4a sem.: Histórico da morte
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Houve uma mudança de cultura a cerca de onde o paciente terminal deveria permanecer até o óbito. Antes o paciente morria em casa e agora no hospital. O nome dado a essa representação de morte é: 
		
	
	Vida do cadáver, vida na morte 
	
	Morte em si 
	
	Morte invertida. 
	
	A morte do outro: morte romântica 
	
	Morte domada 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403074902)
	5a sem.: TANATOLOGIA E MORTE
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A morte não tem o mesmo significado para todos. As tensões provocadas pela morte nos seres humanos em geral, seja em relação a sua própria morte, a de seus familiares e/ou amigo, ou mesmo no exercício profissional, deixam em evidência sentimentos diferentes que vão desde a raiva, a tristeza, a barganha, a negação, entre outros, que precisam ser discutidos e analisados, de modo a propiciar um enfrentamento mais adequado do processo de morte e morrer. De acordo com o parágrafo lido, é correto afirma que: 
		
	
	A morte pode ser percebida de diferentes formas, conforme a história de vida na religião e na cultura 
	
	A morte não pode ser percebida de diferentes formas, conforme a história de vida
	
	A sociedade, está de acordo com cada cultura e concepção da morte 
	
	A morte não é um evento vital capaz de suscitar, nos seres humanos, sentimentos dirigidos pela emoção e reações emocionais
	
	A morte mobiliza conteúdos internos, que na maioria das vezes são sentimentos agradáveis

Outros materiais