Buscar

nutricao e dietetica 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502732177)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o efeito termogênico do alimento (ETA) e a termogênese por atividade (TA), leia as frases abaixo e marque a alternativa correta de acordo com o código:
I - O ETA é o aumento do gasto de energia vinculado ao consumo dos alimentos e apesar de conhecido não está incluído no cálculo do VET. 
II - No ETA existe apenas a termogênese obrigatória que é a energia necessária para digerir, absorver e metabolizar os nutrientes. 
III - Para a estimativa do VET não se utiliza a energia gasta com a prática de esportes. 
IV - A TA diminui com a idade porque há um aumento da massa de gordura e uma redução da massa livre de gordura.
		
	
	I e III são verdadeiras
	 
	I e IV são verdadeiras
	
	II e IV são verdadeiras
	
	I, II e III são verdadeiras
	
	Todas são verdadeiras
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502874183)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De maneira geral, o maior componente do gasto energético diário de um indivíduo, contribuindo com cerca de 60 a 75% do gasto energético diário, corresponde a:
		
	
	Efeito térmico da atividade física
	
	Efeito térmico do alimento
	
	Termog6enese obrigatória
	
	Termogênese facultativa
	 
	Taxa de metabolismo basal
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503677427)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A biodisponilbidade regula o metabolismo dos nutrientes podendo garantir ou não um bom aproveitamento dos alimentos ingeridos. Diante do exposto, marque abaixo a alternativa CORRETA (1,0). a) Todos os nutrientes existentes nos alimentos ingeridos são totalmente aproveitados pelo organismo. b) O acesso aos processos metabólicos e fisiológicos normais influencia positivamente na biodisponibilidade de um nutriente ingerido. c) Um nutriente possui uma boa biodisponibilidade mesmo quando não está na forma biologicamente ativa. d) A biodisponibilidade de um nutriente não depende de mecanismos homeostáticos. e) A biodisponibilidade de um nutriente não afeta o organismo quando ele é ingerido em excesso.
		
	 
	Letra: B
	
	Reposta: B
	 
	Verdadeira: B
	
	.
	
	B
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502735976)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Existe uma série de padrões para o planejamento e avaliação de dietas e suplemento alimentares para indivíduos ou coletividades. De acordo com o conceito de ingestão dietética de referência (Food Nutrition Board. 1994), a ingestão média estimada (EAR - Estimated Average Requeriment ) refere-se à:
		
	
	Recomendação de um nutriente baseado em observação ou estimativa de nutrientes ingeridos por grupos ou indivíduos saudáveis.
	 
	Quantidade de ingestão de um nutriente por meio da qual cerca de metade dos indivíduos pode ter suas necessidades atendidas, e a outra metade, não.
	
	Quantidade ideal que deve ser consumida por indivíduos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, visando sua recuperação, e pela população em geral.
	
	Fixação do nível máximo da ingestão diária de um nutriente que não causará efeitos adversos a quase todos os indivíduos da população.
	
	Quantidade de um nutriente necessária para atender às necessidades de quase toda a população sadia de indivíduos e devendo servir como meta para a ingestão individual.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503199839)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quando usamos quilocalorias para nos referirmos ao valor energético dos alimentos, na verdade queremos dizer a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de 1 quilograma (equivalente a 1 litro) de água de 14,5 °C para 15,5 °C. Usa-se como símbolo kcal. O termo calorias é frequentemente utilizado tanto para calorias quanto para quilocalorias. Atualmente a unidade mais apropriada é o joule (energia gasta para deslocar 1 kg à distancia de 1 m pela força de 1 N). Para se converter kcal em quilojoule (kj), deve-se multiplicar quilocalorias por:
		
	
	3,614
	 
	4,184
	
	4,481
	
	3,998
	
	4,314

Outros materiais