Buscar

Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos níveis escolares mais baixos pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos níveis escolares mais baixos pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.
Educadores e toda a comunidade escolar devem adotar uma postura crítica diante da realidade quando o assunto é Educação Ambiental. Esta postura associada a práticas docentes adequadas contribuirão para a formação de cidadãos mais conscientes, a médio e longo prazo.
Nas séries iniciais do ensino fundamental essa ação crítica se torna promissora, pois nesta fase os alunos estão em processo de descoberta e de transformação. Desta forma, nós como educadores podemos introduzir a questão ambiental de maneira a sensibilizá-los, motivando-os a tomar uma postura que possibilite a percepção acerca da necessidade do cuidado e respeito para com a natureza. 
A educação ambiental está prevista na constituição federal promulgada em 1988.
O artigo 225 que fala sobre meio ambiente diz que: a educação ambiental deve ser fomentada em todos os níveis de ensino e em caráter multidisciplinar.
Passados 26 anos de constituição, poucas são as escolas que por iniciativas próprias adaptaram seus currículos escolares para incluir o ensino ambiental. 
A consciência ambiental tem ganhado força mas não tem mais como ser tratada informalmente com iniciativas isoladas.
Especialistas reclamam que projetos de educação ambiental tem se restringido a um ou outro aspecto como por exemplo questões relacionadas a recursos hídricos, tratamento de lixo, poluição do ar, desmatamento entre outros.
Segundo eles esses projetos isolados não são capazes de fazer com que a sociedade tenha uma visão geral para analisar e repensar atitudes sobre como são utilizados os recursos naturais e a forma como consumimos esses recursos.
É preciso entender os problemas causados no meio ambiente ser colocado em contato com esses, vivenciar procurar soluções despertar o desejo de mudar.
1.     Educação para o desenvolvimento sustentável no Brasil
Não temos como pensar em desenvolvimento sem sustentabilidade é imprescindível que aja planejamento para que o desenvolvimento, necessário, seja feito de forma que afete o mínimo possível os recursos naturais com desenvolvimento.
Vemos que o crescimento econômico e o desenvolvimento ainda é prioridade em detrimento ao meio ambiente.
É sabido que em países desenvolvidos a agressão e exploração dos recursos naturais são mais devastadores. Isso acontece porque na ânsia de suprir o mercado de consumo, incentivado pelos meios de comunicação, cada vez se produz mais e com menos cuidado com o meio ambiente. Quando os recursos naturais desses países se esgotam eles procuram outro país, desta vez subdesenvolvido, para degradar e usar mão de obra barata.
Em busca de desenvolvimento, países menos privilegiados economicamente, facilitam a instalação de empresas e exploração de seus recursos e sociedades.
Desenvolvimento sim, mas não a qualquer preço. ´
É preciso que haja planejamento onde o desenvolvimento aconteça em harmonia com o meio ambiente.
O ser humano não é separado da natureza, faz parte dela.
O interesse por questões ambientais vem sendo estudada, pesquisadas e cada vez mais considerada como urgente e importante para a sociedade, uma vez que o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre meio ambiente e o uso que fazemos dele.
É preciso preservar o meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e para futuras gerações aliado ao crescimento econômico necessário.
Portanto, para que ocorra o desenvolvimento sustentável é necessário que haja uma harmonização entre o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente, a justiça social (acesso a serviços públicos de qualidade), a qualidade de vida e o uso racional dos recursos da natureza. 
As metas do desenvolvimento sustentável são: 
A satisfação das necessidades básicas da população (educação, alimentação, saúde, lazer, etc.). 
A solidariedade para com as gerações futuras (preservar o ambiente de modo que elas tenham chance de viver). 
A participação da população envolvida (todos devem se conscientizar da necessidade de conservar o ambiente e fazer cada um a parte que lhe cabe para tal). 
A preservação dos recursos naturais (água, oxigênio, etc). 
A elaboração de um sistema social, garantindo emprego, segurança social e respeito a outras culturas (erradicação da miséria, do preconceito e do massacre de populações oprimidas, como, por exemplo, os índios). 
A efetivação dos programas educativos. 
2.     A importância da Biodiversidade Brasileira
O Brasil tem um importante papel na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável, isso se deve ao fato de ser o país mais rico em biodiversidade, abrigando de 15% a 20% de todo o planeta. Isso só é por sua localização geográfica, condições climáticas, vasta extensão e diferentes biomas.
O Brasil é um dos líderes mundiais de produção de alimentos, produção de biodiesel dominando o ciclo completo e tecnologia de produção deste.
A educação para um desenvolvimento sustentável passa por conhecimentos de ecologia e meio ambiente responsabilidade social.
Nos anos 90 após a Rio 92 educadores e ambientalistas lutaram para tornar a educação ambiental parte do ensino formal.
3.     Objetivos e desafios do desenvolvimento sustentável
O desenvolvimento sustentável que nada mais é do que o conjunto de processos e atitudes que atende as necessidades das gerações atuais sem impedir que gerações futuras tenham suas necessidades atendidas.
Não é fácil porque estamos indo contra uma cultura pré estabelecida que não tem o habito de preservar a natureza e sempre valorizou o desenvolvimento a qualquer preço.
Por isso a sustentabilidade não se sustenta sem o desenvolvimento. A educação tem que atingir todas as instancias, da criança no ensino formal ao adulto analfabeto que vive no meio das grandes florestas mostrar de forma pratica o que está acontecendo e o que pode vir a acontecer e projetos para uso dos recursos naturais com o mínimo de prejuízos no desenvolvimento e no meio ambiente.
A educação ambiental é um processo continuo que trabalha na promoção de valores sociais, conhecimentos, mudanças de atitudes e competências voltadas a conservação do meio ambiente. 
Educação ambiental é cidadania, respeito ao próximo e ao meio onde vive, podendo ser praticada onde existe natureza ou nas grandes cidades com ações simples como não jogar lixo na rua, reciclar, deixar o carro na garagem, reutilizar agua etc.
Quando conseguimos levar um ensino de qualidade para a educação formal as pessoas terão consciência do meio onde vive dos seus direitos e deveres e responsabilidade com o bem estar de toda a sociedade.

Outros materiais