Buscar

Administração Financeira- Estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

��UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E EXATAS – FACSAE
ADMINISTRAÇÃO
Discente: Patrícia Jeane Queiroz de Souza
Estudo de Caso: Avaliação do objetivo da Sports Products.lnc.
Questões
Qual seria o objetivo primordial da Sports Products Inc? Por quê?
O objetivo principal deveria ser a maximização da riqueza de acordo com o aumento do preço das ações, que tem como objetivo a rentabilidade e é a contribuição para o valor da empresa pela seleção dos investimentos que possuem melhor compensação entre risco e retorno, ou seja, o dinheiro investido vai capitalizando. Na realidade ocorre a maximização dos lucros que são ações para aumentar o lucro da empresa.
A empresa aparenta problemas de agências? Por quê?
 Sim. Pois os administradores da Sports Products Inc se preocupavam somente com seus objetivos pessoais acima dos da empresa, não atuaram de acordo com a maximização da riqueza dos acionistas.
Avalie a atitude em relação ao controle de poluição. Parece ser uma atitude ética? Por que incorrer em gastos com controle da poluição poderia ser interessante para os proprietários da empresa, a despeito do impacto negativo sobre os lucros? 
A atitude da organização sobre a questão ambiental não foi ética porque é uma atitude arbitrária, ou seja, é injusta não somente com um grupo de indivíduos, mas sim com todos os seres vivos. Com um comportamento ético a empresa mantem uma imagem positiva, o contrário do que ocorreu, pois os próprios colaboradores não concordavam com o que estava acontecendo e com a falta de ética a empresa tem custos judiciais para responderem sobre seus atos de degradação ambiental.
 A empresa apresenta ter uma estrutura eficaz de governança corporativa? Descreva as eventuais deficiências.
Não, pois a organização não teve uma visão socialmente responsável, isto é, não levou em conta os interesses dos outros grupos, os acionistas, funcionários e clientes dela, a organização deve esforçar-se para evitar prejuízos à riqueza desses grupos. Os pontos negativos foram: o preço baixo das ações, a remuneração dos administradores, a poluição ao meio ambiente e a falta de ética.
Com base nas informações fornecidas, que recomendações você faria à empresa? 
A Sports Products Inc. deveria investir na preservação do meio ambiente, para que os clientes a vejam como referência de empresa com responsabilidade ambiental, desenvolver um novo sistema administrativo de modo que ele funcione em todos os níveis hierárquicos, criar mecanismos confiáveis de contabilidade, garantir a transparência na gestão da empresa, remunerar os funcionários de forma a estimularem no desenvolvimento do seu trabalho, e rever a remuneração dos administradores.
O Caso Enron
A Empresa Enron era uma companhia estadunidense referência em distribuição de energia, entrou em falência após tentar socorrer-se com a ajuda do governo americano, foi descobertos os vários esquemas fraudulentos que inflavam seus lucros e diminuíam suas responsabilidades juntamente com uma empresa de auditoria que manipulava as demonstrações contábeis e escondiam sua real situação no mercado. Segundo os estudiosos outro motivo que desencadeou esse caso foi a confiança extrema dos investidores na empresa, todos acreditavam no sucesso sem realmente investigar sobre seus feitos, ninguém desconfiava que a Enron estivesse caindo, assim ficaram milhares de pessoas em grande prejuízo.
A função da empresa é maximizar a riqueza dos acionistas, levar em conta o fluxo de caixa, sua distribuição e risco. Por sua vez o contabilista deve agir de acordo com o regime de competência, deve desenvolver e relatar dados financeiros para que os gestores possam tomar decisões. Para os contabilistas as receitas são reconhecidas no momento da venda e as despesas no momento que são incorridas e o administrador reconhecem receitas e despesas quando há efetivas entradas e saídas do caixa da organização.
No caso Enron, os administradores e contabilistas agiram de forma totalmente contrária as sua funções, sem ética e não foram ‘socialmente responsáveis’, colocaram no topo seus interesses pessoais acima dos objetivos da empresa, o que é chamado de problemas de Agency. Kenneth Lay, CEO da Enron atribuía lucros com base nos resultados da organização. David Cohen, colunista da EXAME descreveu explicitamente como ocorreu o declínio da Enron e o que foi feito pelos contabilistas na empresa em questão. “A Enron varria débitos para entidades especiais das quais detinha participação majoritária mas que, por causa de uma norma contábil duvidosa, não eram consolidadas no balanço final”. A chamada ‘Contabilidade Criativa’ da Enron demonstrou uma prática constante de crescimento dos lucros, supervalorizando as suas ações e juntamente com a crença inabalável dos seus investidores causaram esse grande escândalo. 
A empresa em estudo buliu as questões legais que regem as empresas, com a ocorrência de caso foi criada uma lei estadunidense mais específica, a Lei Sarbanes-Oxle, que teve como ponto principal garantir mecanismos de auditoria confiáveis, essa lei deveria ser utilizada em todos os países, pois a queda de uma multinacional afeta todo o mercado internacional direta ou indiretamente.

Outros materiais