Buscar

Questões de Teoria economica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO A 
 Sabe-se que ocorre hiato inflacionário quando a quantidade procurada de um produto difere da quantidade ofertada. Assim sendo, essa diferença provoca o aumento de seu preço, pela lei da oferta e procura. .Em face disso, é necessário que haja intervenção do governo, para conter a chamada inflação de procura. 
 Nessa situação de hiato inflacionário, onde os estoques desaparecem e os preços sobem, o governo adota uma Política Fiscal Restritiva, que engloba um conjunto de ações com o objetivo de reduzir o crescimento de moeda e encarecer os empréstimos, cujas principais medidas são: diminuição dos gastos públicos, elevação da carga tributária sobre os bens de consumo, desencorajando esses gastos; elevação das importações, por meio da redução de tarifas e barreiras. Através dessas medidas, espera-se restabelecer o equilíbrio da demanda em relação à procura.
QUESTÃO B
É notório que o Plano Real trouxe uma estabilidade econômica que aumentou o poder de compra da renda(salários, aluguéis, juros e lucros) do povo brasileiro, refletindo-se no aumento do consumo de bens duráveis(automóveis e eletrodomésticos, por exemplo) e de bens não duráveis(gêneros alimentícios, vestuários e calçados, por exemplo). Destaca-se também o desenvolvimento do agronegócio, tornando-se fonte de geração de emprego e renda e, atualmente, participa, de grande parte das exportações brasileiras. 
 Por outro, o Plano Real também trouxe desvantagens à sociedade brasileira, em razão das altas taxas de juros praticadas no período, tanto a taxa básica de juros do banco, tanto aquelas praticadas pelo sistema financeiro, no cartão de crédito, no crediário, no cheque especial. Outro fato negativo a observar, foi a queda de cerca de 14% na renda do trabalhador brasileiro no período, a despeito do aumento no consumo.

Outros materiais