Buscar

Leia. Cliente: - O que tem de errado com o meu microondas? Assistente técnico: - Tem que colocar um hífen! O efeito de humor no cartoon é produzido devido a uma mudança na grafia da palavra microondas de acordo com o Novo Acordo Ortográfico. Segundo esse documento:

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

5a Questão (Ref.: 201704321467)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia.
Cliente: - O que tem de errado com o meu microondas?
Assistente técnico: - Tem que colocar um hífen!
O efeito de humor no cartoon é produzido devido a uma mudança na grafia da palavra microondas de acordo com o Novo Acordo Ortográfico. Segundo esse documento:
		
	
	O hífen deve ser usado em dois casos: quando a segunda parte da palavra começar com s ou r (contra-regra permanece com hífen), e quando a primeira parte da palavra termina com vogal e a segunda parte começa com vogal (auto-estrada).
	
	Já o acento agudo permanece nos ditongos abertos "ei" e "oi" (antes "éi" e "ói"), na grafia de palavras como colméia e jibóia.
	
	O acento circunflexo foi mantido nas palavras terminadas em "êem", como nas formas verbais lêem, crêem, vêem e em substantivos como enjôo e vôo.
	
	Não se usa hífen nas palavras cujo prefixo for "ex" (no sentido de estado anterior) e "vice".
	 
	O hífen, que causava muitas dúvidas nos usuários da língua escrita, deve ser usado sempre que que o prefixo do primeiro elemento terminar com a mesma vogal que inicia o segundo elemento.

Outros materiais