Buscar

01 CONTEXTUALIZAÇÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONTEXTUALIZAÇÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL
A INFORMAÇÃO E A CONTABILIDADE NO PROCESSO DE GESTÃO
“O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes” (Peter Drucker)
 O planejamento é condição básica para o sucesso de qualquer trabalho que procure a melhoria da qualidade. Esse planejamento deverá ser feito nas diversas etapas da cadeia de fornecimento de um produto ou serviço, isto é, desde a pesquisa de mercado, o projeto, o fornecedor até a loja que fornece este item ao consumidor ou cliente.
 Cada vez mais crescente e significativa a necessidade da implantação de eficientes sistemas de relatórios gerenciais, para subsidiar as tomadas de decisão dos donos do capital, impossibilitados de participar rotineiramente de todas as fases dos processos administrativos e produtivos. 
 A Contabilidade, então, é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-se os monetariamente, registrando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões. 
A Contabilidade é a linguagem dos negócios. Mede os resultados das empresas, avalia o desempenho dos negócios, dando diretrizes para tomada de decisões. Não mais deve ser elaborada única e exclusivamente para atender às exigências fiscais.
 
CONTABILIDADE GERENCIAL X CONTABILIDADE FINANCEIRA X CONTABILIDADE DE CUSTOS:
A contabilidade financeira preocupa-se com as leis e as normas é obrigatória para as entidades legalmente estabelecidas. Seu objetivo maior está associado ao passado e seus atos e práticas são estabelecidos através de princípios e regras normativas. 
A contabilidade gerencial pode ser caracterizada como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis, com objetivos diferentes, maior detalhamento ou com forma de apresentação e classificação diferenciada, de modo a auxiliar os gestores da entidade em seu processo decisório. 
Genericamente, enquanto a contabilidade financeira se preocupa com os registros do patrimônio, segundo as normas, convenções e princípios contábeis, a contabilidade gerencial se preocupa com o processo decisório e de tomada de decisões.
Na interseção das duas contabilidades encontra-se a contabilidade de custos. Ora deve-se preocupar em atender às normas e imposições legais da contabilidade financeira e, em outras ocasiões, deve-se preocupar em atender à demanda de informações que suportem melhor o processo de tomada de decisões.
Funções da Contabilidade Gerencial: 
Planejamento 
É a definição hoje do que será feito amanhã. O planejamento é uma atividade fundamental, pois divulga aos membros de uma organização as metas a serem alcançadas e os recursos necessários para atingi-las. O orçamento é um bom exemplo de planejamento. São preparados com diversos objetivos como, por exemplo, definir o lucro a ser perseguido, estimar as entradas e saídas de caixa, estimar o nível da produção, assim como os custos inerentes a cada atividade. 
Controle 
Após a avaliação do desempenho dos gerentes na condução de suas tarefas, o controle é posto em prática com o objetivo de definir se processos e procedimentos deverão ser mantidos ou alterados. O planejamento tem influência significativa na tarefa de controle, pelo fato dos resultados serem comparados com aquilo que fora previamente planejado. A partir daí, são definidas as ações corretivas e de aperfeiçoamento dos processos. 
Tomada de decisão 
 É considerada como o estágio final, sendo parte integrante do processo de planejamento e controle. As decisões são tomadas primordialmente com o objetivo de alterar procedimentos ou revisar o planejamento. O adicionamento de um novo produto à linha de produção, a fabricação ou a contratação uma empresa para produzir determinado componente e a determinação do preço de venda. A forma como essas decisões são tomadas influenciarão de maneira contundente o futuro e a até mesmo a continuidade dos negócios. 
Principais aspectos referentes à contabilidade gerencial: 
É direcionada primordialmente aos usuários internos. Todavia, os gerentes podem fazer uso de relatórios produzidos pela contabilidade financeira, assim como os usuários externos podem fazer uso de relatórios oriundos da contabilidade gerencial. 
A ênfase recai no futuro, uma vez que um dos objetivos principais é o planejamento. 
Embora também inclua a empresa como um todo, recai fortemente nas análises por unidades de negócios, centro de custos, grupo de produtos e por projetos. 
Quanto ao grau de confiabilidade, os relatórios gerenciais não necessitam de auditoria externa. 
→ A frequência de divulgação de relatórios na contabilidade gerencial é basicamente mensal. 
→ Em se tratando de contabilidade gerencial, a aplicação dos Princípios Fundamentais da Contabilidade é opcional, uma vez que as informações produzidas são destinadas ao planejamento, controle e tomada de decisão; 
A contabilidade gerencial apresenta relatórios com informações monetárias e não monetárias, como por exemplo a quantidade de materiais consumidos na produção e a quantidade de horas trabalhadas pelo setor de produção.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais