Buscar

ATIVIDADE 8 C DE POVOS INDIGENAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 8 C DE POVOS INDIGENAS
	
	 1a Questão (Ref.: 201401506072)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Podemos dizer que a influência da cultura indígena pode ser percebida de forma mais claro em algumas regiões do Brasil, como por exemplo:
		
	
	o norte e o sul.
	 
	o norte e o centro-oeste.
	
	o centro-oeste e o sudeste.
	 
	o norte e o nordeste.
	
	o sul e o sudeste.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401942584)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Lei nº 5.371 foi criada em de 5 de Dezembro de 1967 e tem como objetivo estabelecer um órgão do governo brasileiro que lida com todas as questões referentes às comunidades indígenas e às suas terras
		
	
	FUNABEM
	
	ENADE
	
	INDIO EM AÇÂO
	 
	FUNAI
	
	ENEM
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401305577)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Sobre a influência das culturas afro-descendente e indígena na composição atual da sociedade brasileira, é correto afirmar:
		
	
	Que a indígena está presente apenas em nomes de ruas, bairros e cidades e que a africana exclusivamente na música e nas danças.
	
	Que a cultura afro-descendente marca com sua influência a nossa sociedade, enquanto a indígena desapareceu completamente.
	
	Que ambas foram completamente aniquiladas e completamente apagadas do nosso registro histórico.
	 
	Que estas culturas permanecem muito presentes em nossa composição atual. Podendo estas serem notadas em hábitos culinários, lingüísticos, religiosos, bem como outras formas culturais.
	
	Que a cultura indígena marca com sua influencia a nossa sociedade, enquanto a afro-descendente desapareceu completamente.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401886991)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Assinale a alternativa que aponta as razões para e extinção do SPI.
		
	
	Recursos ilimitados, alto grau de profissionalização dos seus funcionários, a maioria era de antropólogos, e acusações de favorecimento a determinadas tribos indígenas.
	
	Poucos recursos, alto grau de profissionalização dos seus funcionários, a maioria era de antropólogos, e acusações de genocídio;
	
	Poucos recursos, baixo grau de profissionalização dos seus funcionários e acusações de favorecimento a determinadas tribos indígenas;
	 
	Poucos recursos, baixo grau de profissionalização dos seus funcionários e acusações de genocídio;
	
	Recursos ilimitados, baixo grau de profissionalização dos seus funcionários e acusações de genocídio;
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401305595)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Sobre a participação das comunidades indígenas na ECO-92, é correto afirmar:
		
	
	Houve uma participação massiva de indígenas de todas as regiões do país, que viam na Conferência o único canal de negociação possível e legítimo para suas questões.
	 
	Sua participação não se limitou a apenas este evento. Os povos indígenas realizaram ações e eventos paralelos para definir estratégias de lutas e de apresentação de suas propostas. Não desejavam ser considerados vítimas, mas sim, assumir responsabilidades sobre suas ações, assim como ser consultados quanto a políticas públicas e decisões que venham a interferir em seu território e sua cultura.
	
	Não houve participação alguma de indígenas na Conferência, pois eles não reconheciam aquele espaço como legítimo para debater suas questões.
	
	A eco-92 nada acrestou sobre os direitos indígenas e os referentes à terra.
	
	Sua participação não foi permitida, uma vez que a organização do evento não acreditava que poderiam contribuir com o mesmo.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401530143)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O movimento negro unificado sofreu influencias, sobretudo:
		
	
	Do mito da democracia racial
	
	Das ideias de assimilação do período Vargas
	 
	Do movimento negro norte americano
	
	Da Frente Negra Chilena
	
	Do movimento francês anti-apartheid
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401488984)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	"...aquela parcela da população brasileira que apresenta problemas de inadaptação à sociedade brasileira, motivados pela conservação de costumes, hábitos ou meras lealdades que a vinculam a uma tradição pré-colombiana.". Esta definição, presente no texto "Culturas e línguas indígenas do Brasil", é de qual antropólogo brasileiro?
		
	
	Fernando Henrique Cardoso
	 
	Nina Rodrigues
	 
	Darcy Ribeiro
	
	Silvio Romero
	
	Roberto da Matta
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401839513)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Na ata de criação do SPI consta o nome do órgão como Serviço de Proteção aos Índios e Localização dos Trabalhadores Nacionais. O objetivo era, portanto, aproveitar a mão de obra indígena na agricultura e adaptar os nativos ao convívio em sociedade. Para isso foram criadas escolas e oficinas de trabalho - e também se construíram casas. As aldeias foram fragmentadas, separando famílias e misturando etnias. Assinale a reposta que MELHOR DEFINE o resultado dessa iniciativa.
		
	
	O SPI impediu o extermínio da população nativa, protegendo fisicamente os índios em áreas demarcadas. Mas o projeto de integração foi prejudicial para a aculturação indígena.
	
	O SPI promoveu o extermínio da população nativa, ameaçando fisicamente os índios em áreas demarcadas. Mas o projeto de integração foi prejudicial para a cultura indígena.
	
	O SPI impediu o extermínio da população nativa, protegendo fisicamente os índios em áreas demarcadas. Mas o projeto de integração fomentou a disseminação da cultura indígena.
	
	O SPI impediu o extermínio da população nativa, protegendo fisicamente os índios em áreas demarcadas. Mas o projeto de integração foi prejudicial para o desenvolvimento econômico nos estados onde ficavam essas áreas.
	 
	O SPI impediu o extermínio da população nativa, protegendo fisicamente os índios em áreas demarcadas. Mas o projeto de integração foi prejudicial para a cultura indígena.

Outros materiais