Buscar

RedeComp Lista02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Redes de Computadores
Lista de Exercícios 02
Lista de exercícios referente à aula de Classificação das Redes e Modelos de
Referência de Redes e História da Internet.
Questões:
LAN (Local Area Network) refere-se à uma rede interna, com alcance limitado, utilizada para atuação no próprio local, como por exemplo um casa ou um escritório.
WAN (Wide Area Network) refere-se à uma rede externa, com alcance muito maior que uma LAN, não se limitando à um único local. Pode ser utilizada, por exemplo, para conectar servidores de uma mesma empresa, de filiais diferentes, mesmo que os dois pontos estejam muito distantes geograficamente.
Ter 2 computadores conectados por Ethernet, significa que é uma LAN. Primeiramente porque ambos computadores estão presentes no mesmo local e conectados por uma rede interna. E depois disso, podemos ver que pela definição de Ethernet, a mesma foi desenvolvida pensando em conectar dispositivos locais, que compartilham um mesmo meio (https://pt.wikipedia.o HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Ethernet" HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Ethernet" HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Ethernet" HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Ethernet" HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Ethernet" HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Ethernet" HYPERLINK "https://pt.wikipedia.org/wiki/Ethernet"rg/wiki/Ethernet).
Em uma rede local doméstica, temos dispositivos conectados em uma mesma rede (geralmente através de um roteador), onde compartilham os mesmos recursos, seja o acesso à internet (cabo ou Wi-Fi) ou impressora, mas, em geral, não possuem tanta necessidade de trocar informações entre si.
Já em uma rede local empresarial, existe a necessidade dessa troca de informações entre os dispositivos. É comum também notarmos a presença de um servidor nesse tipo de rede, o qual, funciona como um "centralizador de informações e serviços". Através dele é disponibilizado para os dispositivos da rede serviços, compartilhamento de arquivos e etc.
Aplicação: Camada correspondente aos software (programas) que promovem a interação entre os dispositivos, que trocarão informações. Responsável também por disponibilizar o protocolo para que a comunicação aconteça.
Transporte: Recebe os dados da camada de Aplicação e segmenta os mesmos, para enviar para a camada de Rede ou, no caminho reverso, segmenta os dados recebidos através da camada de Redes, para passar para a camada de Aplicação. Controla fluxo, ordena os pacotes e pode realizar a correção de errros.
Rede: Realiza o endereçamento dos pacotes, associa IP ao MAC (endereço físico) e determina a rota que os pacotes seguirão até chegar em seus destinos.
Enlace: Nesta camada ocorre a averiguação, e possível correção, de erros que provenientes do meio físico. Controla o fluxo de transmissão e recepção de pacotes.
Física: Onde ocorre a transmissão física dos bits.
Mensagem da camada de Aplicação: Para que ocorra comunicação entre dispositivos, eles precisam trocar mensagens. Entretanto, isso não é possível se eles não "falarem a mesma língua". Para tanto, é necessário que hajam regras que padronizem as informações dessas mensagens, que são os protocolos.
Segmento da camada de Transporte: Uma vez que os pacotes de dados transimitidos são muito extensos, a camada de Transporte necessita fracionar/dividir esses pacotes, mantendo-os em ordem, para enviá-los.
Datagrama da camada de Rede: Datagrama é um pacote de dados que possui informações suficientes (origem, destino e campo de tipo) para que as informações sejam emitidas e recebidas entre os dispositivos, sem que haja prévia comunicação entre eles. Entretanto, não garante que a entrega foi realizada, bem como a integridade desses dados.
Quadro da camada de Enlace: Para que ocorra uma comunicação efetiva, é necessário dividir o canal de transmissão, evitando colisões de informações, vindas de outros dispositivos que utilizam o mesmo meio. Para que isso ocorra, a camada de Enlace divide o canal em quadros igualitários entre os dispositivos, seja a divisão por tempo ou por faixa de frequência.
Roteador - camada de Rede, camada de Enlace e camada Física.
Comutador de camadas de Enlace - camada de Enlace e camada Física.
Sistema Final - Todas as camadas.
Utilizando os protocolos das camadas, podemos particionar a transmissão de informações, e portanto, diminuir sua complexidade, e também, ter a segurança de que alterações nos protocolos de cada camada, não alteram os protocolos das demais
Podemos citar como desvantegem, a burocracia para se criar novas tecnologias, pois devem atender a tais protocolos.
Para que ocorresse a movimentação correta de passageiros e malas, como em nas camadas, seria necessário haver documentos, que funcionassem como cabeçalho, com os passageiros e etiquetados nas malas, tendo informações sobre destino do voo, proprietário (no caso da mala), data e hora do voo, se haverá ponte em algum país e etc.

Outros materiais

Outros materiais