Buscar

Projeto de Fabrica e Layout

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Projeto de Fabrica e Layout 2017.2
Estudamos que o projeto de fábrica pode ser desenvolvido em cinco níveis, não necessariamente projetados em sequência (a localização, a planta da fábrica, os departamentos, as células e os postos de trabalho). Escolha abaixo a descrição com características correspondentes ao nível "células".
Embora o projeto deste nível requeira pouco investimento, é o que gera maior impacto estratégico no negócio.
 Neste nível projeta-se o trabalho paras se obter maior conforto, eficiência, eficácia e segurança do trabalhador.
 Neste nível determina-se a localização de máquinas, equipamentos e móveis.
Os projetistas definem e localizam as diversas áreas operacionais e determinam o fluxo geral de materiais.
Inclui projeto do número, tamanho e localização dos prédios, bem como questões de infraestrutura.
Quais destes são Projetos? Responda (V) Verdadeiro e (F) Falso.
 Idealizar um novo modelo de casa pré-moldada.
 Produzir diariamente várias camisas com esse logotipo.
 Desenvolver um novo software.
 Criar o logotipo para a camisa do seu curso da Estácio.
 Organizar o Churrasco de Formatura da sua turma na Estácio.
Tipo básico de modelo computacional desenvolvido para análise de localização:
 As alternativas A, B e C estão corretas
Heurística
 Simulação
As alternativas A e B estão corretas
Otimização
Determine, através do método dos momentos, a melhor localização ( dentre as cidades A,B,C,D e E) para a instalação da fábrica XYZ, sabendo-se que: - Custos de transporte por tonelada e por Km rodado: R$ 5,00 / km.ton - Pesos a serem transportados: A-10 ton, B-20 ton, C- 5 ton, D- 30 ton e E- 15 ton - Distâncias: A/B- 100 km, A/C ¿ 200 km, A/D ¿ 350 km, A/E ¿ 150 km, B/C ¿ 100 km, B/D- 200 km, B/E- 500 km, C/D- 400 km, C/E ¿ 350 km e D/E ¿ 450 km.
D
C
E
A
 B
(ENADE 2005) Existem três tipos básicos de arranjo físico (leiaute) de fábricas: posicional (ou por posição fixada); funcional (ou por processo); e linear (ou por produto). É correto afirmar que, em uma fábrica que produz cinco tipos de diferentes produtos,
O leiaute linear exige que o prédio tenha forma alongada.
O leiaute posicional deve ser usado quando há uma máquina difícil de ser removida do local.
O leiaute linear é melhor para o setor de montagem de peças.
O leiaute funcional é melhor para o setor de fabricação de peças.
 Podem coexistir os três tipos de leiautes.
Além de balancear uma linha para um tempo de ciclo dado, os gerentes também devem considerar:
os fatores comportamentais
os tempos de ciclo
 todas as alternativas estão corretas
o número de modelos fabricados
o rítmo
Um produto tem um processo que utiliza as máquinas M1, M2, M3 e M4 cujos tempos por peça são dados a seguir. Quantas máquinas de cada tipo serão necessárias se a empresa deseja produzir 2.000 peças por semana e trabalha 40 horas por semana? TEMPOS POR PEÇA EM HORAS: Máq.M1=0,110; Máq.M2=0,200; Máq.M3=0,130; Máq.M4=0,150
 M1 = 5,5; M2 = 10; M3 = 6,5; M4 = 7,5 máquinas
M1 = 10; M2 = 5,5; M3 = 7,5; M4 = 6,5 máquinas
M1 = 5,5; M2 = 7,5; M3 = 6,5; M4 = 10 máquinas
M1 = 4,5; M2 = 9; M3 = 3,5; M4 = 4,5 máquinas
M1 = 6,5; M2 = 10; M3 = 5,5; M4 = 7,5 máquinas
Antes de um gerente tomar decisões em relação à disposição física. é questão a ser abordada:
Quais centros o layout deve incluir? Os centros devem refletir decisões do processo e maximizar a produtividade. Por exemplo, um balcão de informações ao cliente próximo à entrada de um banco ou hotel pode orientar melhor os clientes em relação aos serviços desejados
Como o espaço de cada centro deve ser configurado? A quantidade de espaço, sua forma e os elementos de um centro estão relacionados. Por exemplo, a colocação de uma mesa e uma cadeira em relação a outra mobília é determinada pelo tamanho e pelo forma do escritório, bem como pelas atividades ali desempenhadas. Fornecer uma atmosfera agradável também deve ser considerado parte das decisões de configuração do layout, especialmente em estabelecimentos de varejo e escritório
Onde cada centro deve ser localizado? A localização pode afetar significativamente a produtividade. Por exemplo, funcionários que devem interagir frequentemente um com o outro, face a face, devem ser dispostos em um local central, em vez de em locais distantes e separados, para reduzir o tempo perdido movimentando-se de um lado para outo
 Todas as questões estão corretas
De quanto espaço e capacidade cada centro precisa? Espaço inadequado pode reduzir a produtividade, privar os funcionários de privacidade e até mesmo criar riscos à segurança. Entretanto, espaço excessivo é desperdício, pode reduzir a produtividade e pode isolar os funcionários desnecessariamente
- Uma das atividades do planejamento das células de trabalho consiste em definir o método de controle da produção externo. Dentre os métodos utilizados estão o MRP, o Kanban e o ROP. Identifique nas definições abaixo aquela que corresponde ao ROP:
O ponto de estoque está muitas vezes no centro produtor. Este estoque tem o suficiente de cada item para algumas horas a alguns dias de produção. As retiradas dos itens do centro produtor são feitas em pequenas quantidades e, por vezes, são sinalizadas por um cartão.
 Mantem um estoque significativo de cada item. Como os usuários retiram itens, o estoque remanescente diminui. Quando o estoque atinge um nível pré-determinado um sinal inicia uma ordem de compra ou ordem de produção para repor o estoque.
Utilizam computadores para programar e controlar a produção. Um sistema básico tem bancos de dados com as seguintes informações : listas de materiais, roteiros de produção, estoques e prazos para cada operação (lead times) .
Na representação de uma reflexão conceitual sobre o arranjo físico de uma operação, qual das alternativas abaixo é FALSA?
Pode-se dizer que um bom projeto de arranjo físico pode visar tanto eliminar atividades que não agregam valor, como enfatizar atividades que agregam.
Não existe necessidade da utilização de um arranjo físico para estimular o processo operacional de uma empresa.
 Decisões sobre arranjo físico (também chamado layout na literatura de língua inglesa) são tomadas exclusivamente quando se projeta uma nova instalação, mas dadas as implicações que o arranjo físico pode ter no próprio desempenho da operação, as decisões podem precisar ser reavaliadas e eventualmente refeitas.
O objetivo primordial das decisões sobre arranjo físico é, acima de tudo, apoiar a estratégia competitiva da operação, significando isso que deve haver um alinhamento entre as características do arranjo físico escolhido e as prioridades competitivas das organizações.
O arranjo físico de uma operação é a maneira segundo a qual se encontram dispostos fisicamente os recursos que ocupam espaço dentro da instalação de uma operação.
A utilização de uma boa embalagem ajuda a vender o produto a um melhor preço, contribui para o aprimoramento da qualidade e protege bem o produto contra danos. Em relação aos danos, devemos considerar, no projeto integrado da embalagem, cinco classes de risco como, por exemplo, riscos físicos que se caracterizam:
 pela vibração que poderá provocar raspamentos, deterioração ou afrouxamento da embalagem.
por danos causados pelo homem
por danos causados por microorganismos, insetos e roedores.

Outros materiais