Buscar

Exercício de Anatomia Sistêmica

Prévia do material em texto

Exercício de Anatomia Sistêmica
Aluna: Mayara Santos de Siqueira.
Descreva o trajeto do sangue na pequena e na grande circulação.
R- Trajeto do sangue na pequena circulação (circulação pulmonar), o sangue venoso, isto é rico em gás carbônico, chega ao coração pelas duas veias cavas (inferior e superior), passa pelo átrio direito do coração e quase imediatamente passa o ventrículo direito e depois pela artéria pulmonar até chegar nos pulmões. O trajeto da grande circulação (circulação sistêmica), o sangue arterial, rico em oxigênio, retorna ao coração pelas veias pulmonares que enchem o átrio esquerdo do coração, deste passa para o ventrículo esquerdo e depois passa pela artéria aorta de onde é distribuída a todo o organismo.
Descreva o caminho do alimento da boca até o anus. 
R-  Dentro da boca, os alimentos são triturados pelos dentes, umedecidos pela saliva e misturados pela língua, formando o bolo alimentar. Os alimentos são engolidos: a língua empurra os alimentos, que passam pela faringe e caem no esôfago. O esôfago conduz os alimentos para o estômago, através de contrações, chamadas de movimentos peristálticos. No estômago, os alimentos transformam-se em uma pasta semilíquida, denominada quimo. Ali eles são amassados e revolvidos, recebendo o suco gástrico. Por meio de movimentos involuntários, o quimo é enviado ao intestino delgado, e mistura-se com três líquidos. Um deles, o suco intestinal, que é fabricado pelo próprio intestino. Os outros dois chegam através de canais: o fígado produz a bile, que é armazenada na vesícula biliar, e do pâncreas vem o suco pancreático. Esses três líquidos juntos, acabam por transformar a maior parte dos alimentos em nutrientes. O quimo, então, transforma-se novamente, agora em uma pasta líquida chamada de quilo. Depois do intestino delgado, o tubo digestivo se alarga um pouco: é o intestino grosso. Sua principal função é absorver a água, evitando que ela seja eliminada junto com as fezes. O reto é a última parte do intestino grosso. Quando termina a digestão, sobram dos alimentos apenas as partes que não conseguimos digerir. As fibras vegetais e outros restos, junto com bilhões de microorganismos que existem no interior do tubo intestinal, formando as fezes. As fezes são eliminadas pelo ânus.
Quais as funções do pâncreas e do fígado?
R- Pâncreas = Uma importante glândula do corpo humano, é responsável pela produção de hormônios e enzimas digestivas. Apresenta funções exócrinas e endócrinas. Sua função exócrina relaciona-se com a produção do suco pancreático, um produto rico em bicarbonato, nesse suco são encontradas várias enzimas, como a tripsina e a quimotripsina, que atuam em proteínas; a amilase, que atua nos polissacarídeos e dissacarídeos; as lipases, que quebram gorduras; e as nucleases que agem sobre os ácidos nucleicos. A função endócrina corresponde a sua capacidade de produzir insulina e glucagon, dois hormônios que garantem níveis adequados de açúcares no sangue.
 Fígado = Um anexo do sistema digestório, ele está relacionado com funções importantes do nosso corpo, tais como a regulação do metabolismo de vários nutrientes (proteínas, carboidratos e lipídeos), síntese de proteínas, degradação de hormônios, armazenamento de substancias, como glicogênio, e excreção de substâncias tóxicas, mas uma das principais e mais conhecidas é a formação e secreção da bile, substância formada principalmente por ácidos biliares, fosfolipídios, colesterol, sais inorgânicos e bilirrubina.
Como é divido o Pâncreas e Fígado?
R- Pâncreas – Cabeça, corpo, cauda, ducto pancreático e ducto colédoco.
 Fígado – Lobo direito, lobo esquerdo, lobo caldado, lobo quadrado, vesícula biliar e canal coletico.
Descreva o caminho da urina dos rins até o orifício externo da uretra.
R- A urina segue para o túbulo coletor e deste sai dos rins através do ureteres e é armazenada na bexiga urinária e é eliminada para o meio exterior através da uretra.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes