Buscar

MATRIZ BCG

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

MATRIZ BCG:
ESTRELAS: O líder de um mercado em rápida expansão, mas que ainda não gera muito caixa para a organização. Em fase de crescimento no mercado e requerem estratégia de manutenção, isto é, aquela em que a empresa procura manter sua participação de mercado sem grandes gastos. 
PONTOS DE INTERROGAÇÃO: Negócios ou produtos da empresa que operam em um mercado com altas taxas de crescimento, mas com baixa participação relativa. Em fase de introdução e que demandam recursos para a continuidade no mercado. 
VACAS LEITEIRAS: Produtos ou negócios inseridos em mercados com pequenas taxas de crescimento, mas que possuem uma participação relativa muito boa. Em fase de maturação no ciclo de vida do produto. 
ABACAXIS: Negócios ou produtos que possuem participação fraca em mercados com baixo crescimento e estão em fase de declínio, gerando baixos lucros. Desinvestimento, liquidando ou vendendo essa linha de negócios ou produtos. 
OBJETIVOS (AREAS FUNCIONAIS): São agrupamentos de processos que juntos sustém o ciclo de vida de um recurso e possibilitam que os objetivos e missão da empresa sejam atingidos.
FASES ESTRATEGICAS DE CRESCIMENTO:
POR PRODUTOS: Avaliar se o melhor passo, no momento e para obter crescimento e expandir nicho de mercado, é através do aumento de vendas provocando pela expansão por produto, isto é, com lançamento de novos produtos, aperfeiçoamento de produtos já existentes ou ainda mudanças na apresentação do produto.
POR CLIENTES: Ampliar seu nicho de mercado oferecendo produtos /serviços que agrade aos clientes de diferentes idades, de diferentes classes sociais, assim a empresa mudará seu foco de clientes, caso contrário só ampliará sua base de cliente.
ESTRATÉGIAS GENERICAS
 LIDERANÇA DE CUSTO: Produzir em grande volume para minimizar gastos de todo o processo de fabricação, divulgação e distribuição do produto, tendo como principal atrativo o preço.
DIFERENCIAÇÃO: Investir na imagem e marca a fim de realizar uma grande diferenciação do seu produto ou serviço diante dos concorrentes. Para isso, a pesquisa de mercado é essencial, bem como uma distribuição diferenciada dos produtos oferecidos.
FOCO: Satisfazer melhor as necessidades dos clientes do segmento específico, ou com custos mais baixos que os concorrentes (e em alguns casos, ambos).
ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS
As estratégias funcionais dizem respeito ao plano do jogo gerencial de um departamento ou atividades funcionais chave dentro do negócio são mais detalhadas do que as estratégias organizacionais, e têm horizontes de tempo mais curto. Seus objetivos, comunicar metas de curto prazo, descrever as ações necessárias para alcançar metas de curto prazo e criar um ambiente estimulante para o alcance das mesmas.
TIPOS DE PLANEJAMENTO:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: É de responsabilidade dos níveis mais altos da hierarquia organizacional e se caracteriza pela definição da metodologia para estabelecer a melhor direção a ser seguida.
PLANEJAMENTO TÁTICO: Objetiva otimizar determinadas áreas e não a empresa como um todo e é desenvolvido em níveis hierárquicos inferiores.
PLANEJAMENTO OPERACIONAL: Refere-se ao conjunto de partes homogêneas do planejamento tático e deve conter detalhadamente: recursos necessários, procedimentos básicos, produtos ou resultados finais esperados, prazos, os responsáveis por sua execução e implantação.
DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS:
São os diversos resultados que a organização se propõe a alcançar, com um prazo definido para que aconteçam. Os objetivos são projeções de situações futuras desejadas, entretanto, para serem consideradas como objetivos, essas projeções não podem ser muito vagas nem muito distantes. Para serem transformadas em objetivos, as projeções precisam ser mais concretas, devem estar associadas a descrições precisas, se possível, quantitativas, precisam ganhar uma data até qual devem acontecer.

Outros materiais