Buscar

avaliando cinesioterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Um teste para indicar encurtamento dos flexores de quadril é avaliá-lo em pé e analisar a curvatura da lombar, após pede-se que o paciente fique ajoelhado e verifica-se se a curvatura se mantém, caso ela aumente, significa um encurtamento dos flexores de quadril. Em relação ao encurtamento muscular e exercícios de alongamento, assinale a alternativa INCORRETA:
	Os fatores que afetam a flexibilidade são o sedentarismo, a imobilidade prolongada, a prática de atividades repetitivas e, no caso dos músculos isquiotibiais, a permanência prolongada na postura sentada, podendo causar alterações na mecânica dos membros inferiores e coluna vertebral.
	O maior ganho da flexibilidade proporcionado pela associação do calor seria explicado pelo aumento da extensibilidade das fibras colágenas, diminuição da viscosidade e tensão tecidual, favorecendo o relaxamento das propriedades mecânicas do músculo, diminuindo, assim, o espasmo muscular.
	Quando o comprimento do sarcômero em toda a extensão da fibra muscular torna-se muito pequeno em relação ao comprimento ótimo, a capacidade de gerar tensão máxima diminui consideravelmente, ge¬rando o encurtamento muscular. Desta forma, a força gerada pela contração muscular depende da quantidade de pontes cruzadas entre os filamentos de actina e miosina no interior dos sarcômeros. Portanto, um músculo bem alongado pode ser um músculo forte.
 Certo	O alongamento estático não ocasiona alterações na perfomance muscular e, realizado antes do exercício, pode prevenir lesões e a dor muscular tardia.
	Técnicas de alongamento com Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva caracterizam-se pelo uso de contração muscular ativa com o objetivo de ocasionar inibição autogênica do músculo alongado. Quando aplicada, ocorre relaxamento muscular reflexo que, associado com alongamento passivo, promove aumento no ganho de amplitude de movimento.
 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201602253089)	Pontos: 0,1 / 0,1
O esqueleto é tanto mais maleável quanto menos ossificado está, ou quanto mais jovem seja o indivíduo. Eliminando as deformidades de origem traumática, senil ou infecciosa, podemos dizer que toda deformidade óssea tem origem entre o nascimento e os 20 anos de idade, e com frequência entre os 7 e 14 anos, sendo este período de idade aquele em que a morfologia e a postura definem-se para o futuro. Assinale a alternativa FALSA.
 Certo	No adulto, quando tratarmos de uma deformidade, vamos visar um tratamento somente postural; o objetivo será sempre o de reduzir totalmente as deformidades.
	Porém, por outro lado e pela mesma razão, (maleabilidade) favorece a correção
	O tratamento preventivo é mais fácil, mais rápido e de melhor prognóstico
	A plasticidade do esqueleto, nessa época, por um lado pode facilitar a má formação
	Por isso é necessário tratar, na adolescência, as alterações que poderão tornar-se ósseas e fixas.
 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201602865572)	Pontos: 0,1 / 0,1
A cinesioterapia utiliza exercícios, com caráter terapêutico, classificados de acordo com a forma pela qual cada exercício é proposto. Para tanto, distinguem-se dois grupos elementares de exercícios, os exercícios passivos e os exercícios ativos, assim descritos: I) Os exercícios passivos são executados por uma força externa e exigem prévio relaxamento do paciente. II) Nos exercícios passivos não deve haver contração muscular voluntária. III) Os exercícios ativos não exigem contração muscular voluntária para serem executados. IV) Nos exercícios ativos-livres, o movimento deve ocorrer eliminando-se a ação da gravidade. V) Nos exercícios ativos-resistidos, o movimento deve vencer, essencialmente, a resistência externa oferecida. É correto apenas o que se afirma em:
 Certo	I, II, V
 Certo	I, II, IV
 Certo	II, III, IV
 Certo	I, II,III
 Certo	III, IV, V
 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201602793633)	Pontos: 0,1 / 0,1
Ao avaliarmos um paciente, percebemos a sua motilidade, seja restrita ou não, facilitando a identificação da forma de movimentos a serem trabalhados em sua conduta fisioterapêutica. Com base nessa assertiva, marque a resposta correta
	Os movimentos ativo-assistidos são indicados em pacientes que apresentam dificuldade cognitiva para realização do movimento em si, não cabendo em limitações de ADM.
	Toda movimentação trabalhada com o paciente deve priorizar manobras passivas, já que as ativas deverão ser realizados em ambiente que não seja terapêutico.
	O trabalho contra-resistência deve ser prioridade nas condutas que contemplem ganhos de ADM já que traduzem melhoras na osteocinemática e na artrocinemática.
	Pacientes com limitação de ADM por dor, mesmo sem carga, deverão realizar exercícios ativos livres contra a ação da gravidade, para ganhos na ADM.
 Certo	Pacientes com quadros de restrição de ADM por diminuição de deslizamentos acessórios em superfícies articulares se beneficiam de mobilizações passivas com ligeira tração do segmento.
 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201602472607)	Pontos: 0,1 / 0,1
Marque a alternativa incorreta.
	Eixo são linhas reais ou imaginárias em torno dos quais ocorrem os movimentos.
	São exemplos de tratamento com exercícios fisioterapêuticos, exercícios de equilíbrio, controle neuromuscular e exercícios de estabilização da postura.
 Certo	Os planos são derivados das dimensões no espaço e paralelos uns aos outros.
	Os programas de exercícios fisioterapêuticos elaborados por Fisioterapeutas são individualizados para as necessidades particulares de cada paciente.
	Exercício terapêutico é o treinamento sistemático e planejado de movimentos corporais, posturais ou atividades físicas.

Outros materiais