Buscar

SIMULADOS DIETO I

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301308435)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A triagem nutricional é o processo de identificação das características associadas com problemas nutricionais ou dietéticos, com o objetivo de identificar indivíduos desnutridos ou em risco de desnutrição. Um dos tipos de triagem é a Avaliação Subjetiva Global (ASG) que inclui, dentre outros, os seguintes itens:
		
	
	Alteração na ingestão alimentar e avaliação bioquímica.
	
	Capacidade funcional e registro de consumo alimentar.
	
	Exame físico e recordatório de 24 horas.
	 
	Alteração poderal e exame físico.
	
	Presença de sintomas gastrointestinais e IMC.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301308301)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A desnutrição mista é uma condição clínica que ocorre quando um paciente marasmático é exposto a algum tipo de estresse. Ela é caracterizada pela combinação dos sintomas de marasmo e kwashiorkor, com alto risco de infecções e deficiência na cicatrização. O paciente nessa condição normalmente apresenta os seguintes dados em uma avaliação nutricional:
		
	 
	Peso < 60% do padrão de peso para altura; albumina > 3g/dl
	
	Peso >60% do padrão de peso para altura; albumina > 3g/dl
	
	Peso > 60% do padrão de peso para altura; albumina < 3g/dl
	 
	Peso < 60% do padrão de peso para altura; albumina < 3g/dl
	
	Peso ≥ 60% do padrão de peso para altura; albumina ≥ 3g/dl
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301162897)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação às modificações físicas e químicas da dieta normal para atendimento ao enfermo, pode-se afirmar:
		
	
	Os ácidos graxos de cadeia curta são substratos energéticos preferenciais dos enterócitos.
 
	 
	É impossível oferecer uma dieta branda laxativa sem resíduo.
 
	
	A fibra solúvel é degradada pelas bactérias do intestino delgado, gerando ácidos graxos essenciais.
	
	O cálculo da oferta hídrica de um indivíduo adulto hospitalizado é de 20 mL/ kg/ dia.
	 
	Deve haver uma correção de 15% das calorias totais naquele paciente que apresenta (>24 h) febre de 38,5º C.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301165675)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	É recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o consumo diário de 20 a 35g de fibras, das quais 5 a 10g solúveis. Dentre as fibras solúveis, destaca-se a betaglucana por sua importante contribuição na reduçãoda glicemia e da síntese do colesterol hepático. O alimento detentor da maior quantidade dessa fibra é:
		
	 
	A aveia.
	 
	A maçã.
	
	A castanha do Pará.
	
	A soja.
	
	O feijão branco.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301163451)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O marasmo está relacionado a uma deficiência energética que na infância tem como consequência:
		
	 
	Baixo nível de proteína plasmática;
	
	Infiltração gordurosa no fígado;
	
	Edema generalizado
	
	Querotomalácia
	 
	Atraso no crescimento
	1a Questão (Ref.: 201301159402)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Disfagia é a dificuldade de deglutição, manifestação clínica comumente relacionada às doenças neurológicas e/ ou às doenças do sistema gastrointestinal superior. A dietoterapia para pacientes com disfagia preocupa-se em:
		
	
	Prevenir aspiração e sufocação; Facilitar uma alimentação e deglutição segura e independente; Melhorar e/ou manter o estado nutricional e a hidratação.
	
	Orientar com relação à postura na ocasião da refeição e no período pós-prandial.
	
	Optar por alimentos que evitem o refluxo gastroesofágico. Deve-se excluir: álcool, alimentos xantinados (café puro, chá preto, mate, guaraná em pó, chocolate), menta, hortelã, pimenta, refrigerantes e alimentos gordurosos. Evitar temperaturas extremas.
	 
	Adaptar a consistência da dieta, de forma segura e de acordo com as necessidades nutricionais. A utilização de um produto especializado modificador de consistência (espessante) é frequente.
	 
	Todas as afirmativas anteriores estão corretas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301310240)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Uma paciente, sexo feminino, 32 anos procedente do Morro da Fumaça, recebe alta pós cirurgia bariátrica com retorno previsto para uma semana. Saiu com orientação de dieta líquida restrita até o dia do retorno. Entre os alimentos e preparações indicados abaixo assinale a correta em relação à prescrição dietoterápica proposta:
		
	
	A paciente pode consumir sopa liquidificada (contendo verduras, legumes, algum tipo de carne e fontes de amido); água de coco, gela¬tina diet, chás; água mineral sem gás.
	
	A paciente pode consumir caldo da sopa coado (contendo verduras, legumes e algum tipo de carne e fontes de amido); caldo de leguminosas coado; água de coco, sucos de fruta natural; leite desnatado e chás.
	 
	A paciente pode consumir caldo da sopa liqui¬dificada (contendo verduras, legumes, algum tipo de carne e fontes de amido); caldo de leguminosas coado, água de coco, sucos de fruta natural e chás.
	
	A paciente pode consumir sopa liquidificada (contendo verduras, legumes, algum tipo de carne e fontes de amido); água de coco, suco natural de fruta coado, gelatina diet, leite desnatado e chás.
	 
	A paciente pode consumir caldo da sopa coado (contendo legumes, algum tipo de carne e fontes de amido); suco natural de fruta coado e diluído; água de coco; chás; gelatina diet; água mineral sem gás.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301159425)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A fórmula de alimentação enteral planejada para facilitar a digestão e a absorção, com o suprimento de macronutrientes, em uma forma parcialmente hidrolisada é reconhecida como:
		
	
	Dieta artesanal.
	
	Dieta para fins especiais.
	 
	Polimérica.
	 
	Oligomérica.
	
	Modular.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301165609)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Após 22 dias sob a terra, em média, cada mineiro chileno emagreceu 10 kg. Boa parte dessa perda se deveu à desidratação pelo calor e pela umidade das galerias e à diarreia, resultado da ingestão de água contaminada. Nos dois primeiros dias após reestabelecido contato com o mundo acima da mina, os mineiros receberam apenas uma solução de água com glicose. Na quarta-feira, uma barra de cereais de 250 calorias. Ontem, foram duas barras, totalizando 500 calorias. Hoje, deve ser 800. O objetivo é ir aos poucos ampliando a oferta de calorias, até 2000 calorias - normais para um adulto. 
CAPRIGLIONE, L. Mineiros recebem câmeras e nicotina. Folha de São Paulo. 27 ago. 2010 (adaptado).
O texto acima se refere ao acidente ocorrido com os mineiros chilenos, que ficaram confinados embaixo da terra sem acesso a alimentação. Considerando a conduta nutricional apropriada e as informações do texto, avalie as afirmações a seguir. 
I. O fornecimento de calorias fracionadas é recomendado, apesar das necessidades nutricionais vigentes, para que sejam evitados os efeitos indesejáveis da síndrome de realimentação.
II. A solução de água com glicose é indicada devido ao quadro severo de desidratação, pois a glicose retém os eletrólitos corporais, tais como sódio e potássio. 
III. A solução de água com glicose é indicada, pois a glicose é um monossacarídeo de rápida absorção e isso melhoraria o processo de reidratação, considerando o quadro de diarreia apresentado por esses indivíduos. 
IV. A utilização de leite ou bebidas lácteas também seria recomendada como fonte proteica de boa digestibilidade após um período prolongado de jejum. 
É correto apenas o que se afirma em
		
	
	I e III.
	
	I e II.
	
	II e IV.
	 
	I, II e III.
	
	II, III e IV.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301165291)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A desnutrição protéica é comum em nosso meio, principalmente em crianças, idosos, gestantes e portadores de cirurgias do trato gastrintestinal.No diagnóstico nutricional, deve-se utilizar avaliação do consumo dietético e bioquímicos sanguíneos, tais como:
		
	
	Consumo de ácidos graxos não essenciais e exames de albumina, transferrina, contagem de linfócitos totais, respectivamente
	
	Oligoelementos essenciais, albumina, respectivamente
	
	Consumo de protéinas vegetais, e exame de pré-albumina, respectivamente
	 
	Consumo de fibras, ácidos graxos essenciais e exame de hemograma, respectivamente
	 
	Consumo de ácidos graxos essenciais e exame de albumina, transferrina, contagem de linfócitos totais, respectivamente
	1a Questão (Ref.: 201301159378)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As dietas semi-líquidas ou líquidas podem ser indicadas em problemas mecânicos de deglutição e de mastigação, função gastrointestinal moderadamente alterada, preparo de exames e de cirurgias, pré e pós-operatório. Pode-se afirmar:
		
	 
	A dieta líquida é contra-indicada para pacientes com disfagia (dificuldade de deglutição), pelo fato de favorecer a broncoaspiração.
	
	Se o paciente receber a dieta líquida completa por período prolongado vai apresentar desnutrição hospitalar.
	
	A dieta líquida restrita é indicada quando o paciente não está recebendo a oferta calórica adequada.
	 
	A dieta líquida completa tem menor oferta de resíduo, porém maior espessamento que a dieta líquida restrita.
	
	Todas as afirmativas anteriores estão corretas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301159413)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No segundo dia de internação de um paciente de 55 anos, sexo masculino, com doença neurológica (sem comprometimento do sistema gastrointestinal), a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) sugeriu o posicionamento de uma sonda nasogástrica e iniciou uma dieta:
		
	 
	Parenteral
	
	Oligomonomérica
	 
	Polimérica
	
	Semi-líquida
	
	Oligomérica
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301162904)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Paciente P.L., 66 anos, sexo masculino, peso atual de 53 Kg e estatura de 1,50 m, recebendo a dieta enteral através de sonda transpilórica, com velocidade de infusão de 100 mL/ h. No 10o dia de internação, este paciente apresentou diarréia. É correto afirmar:
		
	 
	A causa da diarréia pode ter relação com a antibioticoterapia associada ou com a água de higienização da sonda.
 
	
	Este paciente apresentava o estado nutricional comprometido, favorecendo a intercorrência.
 
	
	A diarréia é considerada a principal complicação metabólica da TNE.
	
	A diarréia foi provocada pela dieta em sistema fechado.
	 
	A possível causa da diarréia, neste caso, pode ter relação com o esquema de infusão.
 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301159467)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O ajuste da densidade calórica é uma prática comum na terapia de nutrição enteral. Uma dieta com densidade calórica igual a 1,3 e com 1350 mL oferece um aporte calórico de:
		
	
	1353 kcal
	
	1038 kcal
	
	2700 kcal
	
	1350 kcal
	 
	1755 kcal
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301165291)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A desnutrição protéica é comum em nosso meio, principalmente em crianças, idosos, gestantes e portadores de cirurgias do trato gastrintestinal. No diagnóstico nutricional, deve-se utilizar avaliação do consumo dietético e bioquímicos sanguíneos, tais como:
		
	
	Consumo de ácidos graxos não essenciais e exames de albumina, transferrina, contagem de linfócitos totais, respectivamente
	
	Oligoelementos essenciais, albumina, respectivamente
	
	Consumo de protéinas vegetais, e exame de pré-albumina, respectivamente
	 
	Consumo de ácidos graxos essenciais e exame de albumina, transferrina, contagem de linfócitos totais, respectivamente
	
	Consumo de fibras, ácidos graxos essenciais e exame de hemograma, respectivamente
	1a Questão (Ref.: 201301165612)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Nos últimos anos, a procura por produtos elaborados com componentes funcionais tem crescido com o objetivo de proporcionar inúmeros benefícios à saúde. Entre esses componentes, há os probióticos, prebióticos e simbióticos. Probióticos e prebióticos são obtidos de microrganismos (Bifidobacterium e Lactobacillus) e de carboidratos não digeríveis (inulina e oligofrutose), que são capazes de influenciar positivamente a microflora intestinal e causar vários efeitos terapêuticos. Esses efeitos incluem
I. a redução da proliferação de bactérias mais agressivas e patogênicas, o que torna o ambiente intestinal menos antigênico.
II. a diminuição do colesterol plasmático, pela inibição da síntese de colesterol hepático, e a redução do risco de enfermidades cardiovasculares. 
III. a redução das alergias alimentares, por meio da ação de modulação do sistema imune e da diminuição da resposta ao agente alergênico de alimentos.
IV. o aumento da biodisponibilidade de minerais como cálcio, por meio da fermentação dos prebióticos e consequente redução do pH intestinal, o que favorece a absorção do mineral.
V. a redução da glicemia, por meio da ação sobre o aumento do peristaltismo e diminuição da absorção da glicose, o que contribui para o tratamento da intolerância à glicose e do diabetes.
É correto apenas o que se afirma em
		
	 
	I, IV e V.
	
	II, III e V.
	
	I, II e III.
	
	III, IV e V.
	 
	I, II e IV.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301198264)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O tratamento dietético geralmente adotado para as diarréias é aquele que deixa uma quantidade pequena de resíduos. As perdas de eletrólitos que devem ser corrigidas precocemente se referem especialmente a:
		
	
	Sódio e cálcio
	 
	Cloro e magnésio
	
	Magnésio e potássio
	
	Cálcio e cloro
	 
	Potássio e sódio
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301162923)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O tratamento nutricional na esofagite de refluxo é diferenciado, podendo apresentar 3 objetivos distintos:
1) prevenção de dor e irritação da mucosa inflamada durante a fase aguda; 
2) prevenção de refluxo esofágico; 
3) redução da capacidade erosiva ou acidez das secreções gástricas.
É correto afirmar com relação à fase 1 (inflamatória aguda):
		
	
	Consistência branda, normolipídica.
	
	Não há necessidade de restrição de sucos cítricos, tomates e refrigerantes.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	 
	Evitar alimentos que possam obstruir o esôfago ou causar perfuração (salgadinhos "chips", biscoito de água e sal muito crocantes e alimentos com casca).
 
	
	Abolir alimentos protéicos antes de dormir.
 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301198279)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No que tange à constipação intestinal, é correto afirmar que:
		
	 
	A dieta deve ser sempre rica em fibras, exclusivamente do tipo insóluvel, que promoverão aumento da peristalse intestinal
	
	A dieta deve ser sempre rica em fibras exclusivamente do tipo solúvel, que promoverão um aumento de líquidos na luz intestinal, estimulando movimentação colônica
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	 
	A dieta deverá ser rica em fibras insolúveis e solúveis, que promoverão aumento no volume (massa fecal) e na maciez das fezes, modulando a motilidade intestinal
	
	A dieta deverá ser rica em fibras solúveis (não viscosas) e insolúveis (viscosas), para controlar a peristalse intestinal
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301162941)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A diarreia não é uma enfermidade, é uma manifestação clínica provocada por alguma alteração do hábito intestinal normal com um aumento de fluidez e/ou volume das fezes, acompanhado de aumento na frequência de evacuações. Consta do tratamento dietoterápico das diarréias agudas:
		
	 
	Reposição de líquidos e eletrólitos e oferta de pectina;
 
	 
	Aumentodo aporte calórico, hídrico e de sacarose;
 
	
	Oferta de alimentos à temperatura ambiente e aumento do teor de fibras insolúveis;
	
	Aumento da lactose, restrição de sacarose e oferta de pectina;
	
	Aumento do fracionamento, do teor protéico e de triglicerídeos de cadeia longa;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes