Buscar

Apresentação Geração De Energia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Controle de usinas termelétricas
Aplicação DECRETO Nº 4.281, DE 25 DE JUNHO DE 2002
INTRODUÇÃO 
Não podemos falar de controle de usinas termoelétricas se não citarmos um breve histórico, e falarmos da construção, os impactos ocasionados na instalação e no funcionamento desta matriz energética, as quais tem vantagens e desvantagens.
Histórico
	A primeira usina termoelétrica surgiu em 1882, instalada em Nova Iorque
	No Brasil a primeira foi inaugurada em 1883, em Campos dos Goytacazes, com a potência de 52 kW. Após três décadas, em 1920 cerca de 300 empresas serviam a 431 localidades do país, dispondo de uma capacidade instalada de 354KW, sendo 78.880KW em usinas termoelétricas. Hoje a maior usina termoelétrica do Brasil está situada no Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda em Santa Catarina.
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NAS TERMOELÉTRICAS
Vantagens
Em relação às centrais hidroelétricas, o seu processo de construção é mais rápido, permitindo suprir carências de energia de forma mais rápida.
Podem ser instaladas em locais próximos das regiões de consumo, diminuindo-se assim os custos de transporte da energia.
São alternativas para países que não possuem uma variedade de escolha no que respeita às fontes de energia disponíveis.
Não dependem da quantidade de precipitação, nem necessitam de cursos de água, como o caso a das centrais hidroelétricas.
desvantagens
Ser uma energia não renovável, como referido anteriormente, torna-se uma das desvantagens, visto que o recurso utilizado para produzir este tipo de energia se esgotará futuramente.
As elevadas temperaturas da água utilizada no aquecimento causa a poluição térmica pois esta é lançada nos rios e nas ribeiras, destruindo assim ecossistemas e interferindo com o equilíbrio destas mesmas.
Como são usados combustíveis fósseis para queimar e gerar energia, há uma grande libertação de poluentes na atmosfera. Estes poluentes são responsáveis pela criação do efeito estufa e do aumento do aquecimento global do nosso planeta. Portanto, este tipo de produção de energia elétrica é altamente prejudicial ao meio ambiente.
Outra desvantagem é que o custo final deste tipo energia é mais elevado do que a gerada em hidroelétricas, em função do preço dos combustíveis fósseis.
Aplicação DECRETO Nº 4.281, DE 25 DE JUNHO DE 2002
O decreto regulamenta a Lei n o 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências.
Foi criado o Órgão Gestor, responsável pela coordenação da Política Nacional de Educação Ambiental, que será dirigido pelos Ministros de Estado do Meio Ambiente e da Educação, com o intuito de fiscalizar e coordenar medidas que auxiliem na redução dos impactos ambientais causados por qualquer atividade.
Alunos
Marcelo Lacerda
Fellipe Duarte
Igor
Breno
Tiago Azeredo
Bibliografia 
http://www.engquimicasantossp.com.br/2015/06/usinas-termoeletricas-energia-combustao.html
https://www.suapesquisa.com/energia/energia_termoeletrica.htm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais