Buscar

Apol 5 Sistema de Informação Gerencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Nas últimas décadas, a gestão dos recursos humanos tornou-se uma atividade estratégica das organizações, e um dos principais ingredientes para o sucesso de seu negócio. Assim como nas outras áreas funcionais, os sistemas de informação são valiosas ferramentas para os gestores de recursos humanos no apoio às atividades de planejamento, administração, controle e tomada de decisão. Relacione os seguintes tipos de sistemas de informação para gestão de pessoas e depois assinale a alternativa correta:
Administração de Pessoal
Treinamento e Desenvolvimento
Gestão Salarial
(     ) Levantamento das necessidades de capacitação
(     ) Folha de pagamento
(     ) Planejamento da necessidade de pessoal
(     ) Administração de benefícios
Nota: 20.0
	
	A
	2-2-1-3
	
	B
	2-3-1-3
Você acertou!
Os sistemas de RH são constituídos de três módulos principais: Administração de pessoal (Manutenção dos registros pessoais, recrutamento, análise de custos de mão de obra, análise da rotatividade de pessoal (turnover) e pelo planejamento da necessidade de pessoal); Treinamento e desenvolvimento (Avaliações de desempenho, levantamento das necessidades de capacitação, elaboração e execução de treinamentos e programas de desenvolvimento profissional); e Gestão salarial (Controle da folha de pagamento, administração de benefícios, planejamento de salários e incentivos).
	
	C
	1-3-1-3
	
	D
	2-3-1-2
	
	E
	2-1-1-2
Questão 2/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Os sistemas de gestão de projetos visam a apoiar o gerente de projetos em suas atividades por meio de interfaces, ferramentas e relatórios gerenciais que facilitam o seu trabalho e de toda a equipe do projeto. Esses sistemas dão suporte às três principais atividades realizadas por um gerente de projetos: o gerenciamento de tarefas, o gerenciamento orçamentário e o gerenciamento da colaboração. Cada tipo de atividade é gerenciado por um módulo do sistema. Com base nesse enunciado e em nossos estudos, relacione os seguintes tipos de sistemas de informação para gestão de projetos e depois assinale a alternativa correta:
Gerenciamento de tarefas
Gerenciamento orçamentário
Gerenciamento da colaboração
(     ) Permite a comunicação, a colaboração e o compartilhamento de recursos entre a equipe do projeto
(     ) Cuida do cronograma de execução do projeto
(     ) Possibilita o acompanhamento das receitas e custos do projeto
(     ) Acompanhamento do status de cada atividade e controle os caminhos críticos
Nota: 20.0
	
	A
	3-1-2-2
	
	B
	2-1-3-1
	
	C
	3-1-2-1
Você acertou!
Os sistemas de gestão de projetos dão suporte às três principais atividades realizadas por um gerente de projetos: o gerenciamento de tarefas (Módulo que cuida do cronograma de execução do projeto, também chamado de workflow. Ele permite criar as atividades e tarefas que serão realizadas, definir os responsáveis, as datas de início, os recursos necessários, os prazos de execução e a interdependências entre as tarefas.); o gerenciamento orçamentário (Módulo que possibilita ao gerente de projeto acompanhar as receitas e custos do projeto em relação ao seu planejamento orçamentário. Com ele, é possível gerenciar os custos de pessoal e de insumos e serviços do projeto.); e o gerenciamento da colaboração (Módulo que permite a comunicação, a colaboração e o compartilhamento de recursos entre a equipe do projeto, o que é essencial quando as pessoas trabalham em locais diferentes e dividem seu tempo entre diversos projetos.).
	
	D
	3-2-2-1
	
	E
	2-1-2-3
Questão 3/5 - Sistemas de Informação Gerencial
O relacionamento com os clientes é um dos pilares que sustentam o negócio de uma empresa e por isso tornou-se uma das maiores preocupações das atuais organizações. No atual ambiente competitivo da era digital, em que a internet coloca as empresas a um clique de distância dos consumidores, é fundamental estabelecer e manter um relacionamento de excelência com os clientes.  Assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas e depois marque a opção correta:
(     ) O módulo de marketing de um CRM é responsável por registrar e gerenciar o contato e a interação com os clientes e prospects.
(     ) Com a crescente adoção de estratégias digitais de marketing, os módulos de automação de força de vendas tornaram-se importantes ferramentas para a criação de modelos de campanhas promocionais.
(     ) As ferramentas de atendimento ao cliente geralmente permitem o registro detalhado dos contatos, incluindo a geração de protocolos de atendimento.
(     ) Um sistema de CRM completo é constituído dos módulos de automação da força de vendas, prestação de serviços e marketing
Nota: 20.0
	
	A
	V-F-V-F
	
	B
	F-V-V-F
	
	C
	F-F-V-F
Você acertou!
No atual ambiente competitivo da era digital, em que a internet coloca as empresas a um clique de distância dos consumidores, é fundamental estabelecer e manter um relacionamento de excelência com os clientes. O relacionamento com o cliente pode ser definido como o conjunto de práticas e estratégias usadas por uma empresa para interagir com os clientes, com o objetivo de aumentar suas vendas. Portanto, o relacionamento com o cliente é a base que sustenta a atividade comercial. Segundo Laudon (2010), ele se constitui de três atividades fundamentais: marketing, vendas e atendimento ao cliente. As ferramentas de atendimento ao cliente geralmente permitem o registro detalhado dos contatos, incluindo a geração de protocolos de atendimento.
	
	D
	F-F-V-V
	
	E
	F-F-F-F
Questão 4/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Os sistemas financeiros concentram as transações financeiras e contábeis, como os registros de receitas, despesas, compromissos de pagamento, recolhimentos de tributos, quitação de títulos, pagamentos de pessoal, caixa, emissão de notas fiscais, conciliação bancária, entre outros. Além disso, eles exercem a função primária de um SIG, que é o apoio à gestão.  Conforme o que foi estudado, relacione os conceitos a seguir sobre sistemas de informação para administração financeira e depois assinale a alternativa correta:
Controle Contábil
Administração de Caixa
Planejamento Orçamentário
(    ) Análise de risco
(    ) Emissão de nota fiscal
(    ) Fluxo de caixa
(    ) Orçamento de despesas e receitas
Nota: 20.0
	
	A
	3-1-2-3
Você acertou!
Os sistemas financeiros são geralmente constituídos dos seguintes módulos:  Controle contábil (Mantém as informações contábeis, administra as contas a pagar/receber, a emissão de faturas e ordens de pagamento, os fechamentos contábeis, os demonstrativos de resultado, entre outros); Administração de caixa (Registra os recebimentos e desembolsos da empresa, possibilitando a administração de caixa, incluindo as movimentações entre contas, gestão de excessos de caixa, antecipação de situações de déficit, possibilidade de investimentos, etc.); Planejamento orçamentário (Realiza o registro e o controle das receitas e despesas futuras, incluindo as análises de variações de fluxo de caixa e análise de risco, além da avaliação das opções de capitalização da organização.); e Administração de investimentos (Administra portfólio de investimentos da empresa, apoia ao gestor nas decisões de compra e venda de títulos de forma a minimiza os riscos e maximizar os resultados dos investimentos.).
	
	B
	3-2-1-3
	
	C
	2-1-2-3
	
	D
	3-1-2-2
	
	E
	3-1-2-1
Questão 5/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Segundo O’Brien (2004), os SIGs de manufatura gerenciam os cinco componentes de um processo produtivo: matéria-prima, equipamentos, pessoal, instruções/especificações e instalações de produção. Em razão da abrangência das informações manipuladas pelos sistemas de manufatura, eles geralmente fazem parte de um Sistema Integrado de Gestão (ERP). De acordo com essa afirmação, apoiada em nossos estudos, relacione os seguintes tipos de sistemas de informação para manufatura e depois assinalea alternativa correta:
Projeto e Engenharia
Planejamento e Escalonamento da Produção
Controle de Processos
Gestão da Qualidade
(     ) Otimização de processos, rastreabilidade, análise de falhas e a conformidade a padrões.
(     ) As ferramentas de CAD ajudam os projetistas e designers industriais a criar, modificar, analisar e otimizar o design de um produto.
(     ) Automação do processo produtivo por meio da aquisição de dados e do controle dos equipamentos da linha de produção.
(     ) Pelo MRP é possível determinar as quantidades e tempos em que os itens devem ser adquiridos ou produzidos.
Nota: 20.0
	
	A
	4-1-2-3
	
	B
	3-1-4-2
	
	C
	4-3-1-2
	
	D
	4-1-3-2
Você acertou!
Os  Sistemas de Informação de Manufatura são usados para planejar, monitorar e controlar as compras, os estoques e o fluxo de materiais e produtos, tendo os seguintes subsistemas: Projeto e Engenharia (possibilita aos projetistas realizar a prototipagem virtual, ou seja, a construção de modelos em computador que simulam a forma e o comportamento físico dos produtos); Planejamento e escalonamento da produção (trata de destinar, controlar e otimizar o trabalho e as cargas de trabalho em um processo produtivo); Controle de processos (automatizam um processo produtivo por meio da aquisição de dados e do controle dos equipamentos da linha de produção durante o processo de manufatura); e Gestão da Qualidade (auxílio no gerenciamento dos aspectos relativos à qualidade, como por exemplo, o controle de qualidade, a otimização de processos, a rastreabilidade, o monitoramento de lotes, a análise de falhas e a conformidade aos padrões).
	
	E
	3-1-2-4

Outros materiais