Buscar

PROINTER 2

Prévia do material em texto

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia
(PROINTER)
Relatório Final
Coronel Sapucaia – MS
Maio/2017
Jaqueline Soares - RA 5321514391
RELATÓRIO FINAL
Relatório Parcial apresentado no Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em Gestão Pública na Faculdade Anhanguera, polo Centro Educacional São Nicolau, polo Coronel Sapucaia – MS, sob aorientação da Tutora EAD Kelly Sinara Cavalheiro de Rezendee realizado pela acadêmica Jaqueline Soares, aluna do 1º. Semestre do Curso Superior de tecnologia em Gestão Pública.
CORONEL SAPUCAIA
Maio/2017
Sumário
Apresentação..................................................................................................03
Introdução......................................................................................................04
Entrevista........................................................................................................06
Plano de Negócios..........................................................................................13
- Descrição da Empresa
- Produtos e Serviços
- Mercado e Competidores
- Marketing e Vendas
- Análise Estratégica
- Plano Financeiro
Conclusão......................................................................................................22
Referências.....................................................................................................23
APRESENTAÇÃO
 O trabalho desenvolvido para o PROINTER/2017 (Faculdade Anhanguera) foi realizado na Cidade de Coronel Sapucaia /MS, na empresa Centro Educacional São Nicolau, situada na Avenida Flávio Augusto Derzi, centro desta Cidade. O objetivo da empresa é fornecer uma melhor capacidade profissional, com o fornecimento de cursos de graduação a população.
INTRODUÇÃO
 A avaliação do desempenho é uma sistemática apreciação do desempenho do indivíduo no cargo e de seu potencial de desenvolvimento. Toda avaliação é um processo para estimar ou julgar o valor, a excelência, as qualidades ou o status de alguma pessoa. A avaliação do desempenho está centrada no ocupante do cargo, isto é, nas pessoas.
 A avaliação do desempenho constitui uma técnica de direção imprescindível na atividade administrativa. É um meio através do qual se podem localizar problemas de supervisão de pessoal, de integração do empregado à empresa ou ao cargo, do não aproveitamento de empregados com potencial mais elevado que aquele que é exigido pelo cargo, de motivação, etc. De acordo com os tipos gerais de problemas identificados, a avaliação do desempenho pode colaborar na determinação e no desenvolvimento de uma política adequada às necessidades da empresa.
A importância da avaliação de desempenho refere-se principalmente ao fato de poder diagnosticar, através de inúmeras ferramentas, o desempenho dos recursos humanos da organização em determinado período de tempo. Com a avaliação a organização poderá coletar dados e informações sobre o desempenho de seus funcionários e direcionar suas ações e políticas no sentido de melhorar o desempenho organizacional, por intermédio de programas de melhoria do desempenho individual e grupal dos funcionários.
A avaliação de desempenho possui um estreito relacionamento com as demais funções e setores de Recursos Humanos, sendo esse relacionamento essencial para o funcionamento organizacional.
Um sistema de avaliação de desempenho deve, necessariamente, possuir alguns elementos essenciais para caracterizá-los e atingir seus objetivos. Desse modo, pode-se dividir os elementos de um sistema de avaliação de desempenho em: elementos diretos e indiretos.
A Universidade Anhanguera-Uniderp vem trabalhando sistematicamente no sentido de
implementar o currículo por competências, no qual o aluno passa a ser responsável pelo ato de aprender e de construir a trajetória de sua aprendizagem, em contraposição ao ensino transmissor de conteúdos em que aluno atua como sujeito passivo. Os programas de ensino na instituição assumem a forma de cursos, entendidos como determinada composição curricular, integrando disciplinas e atividades exigidas para obtenção de grau acadêmico, diploma profissional ou certificado.
A matéria é o conjunto de estudos correspondente a um ramo de conhecimento, integrados entre si, desenvolvidos num ou mais períodos letivos, com determinada carga-horária e pode ser subdividida em disciplinas, na medida em que o espectro de conhecimentos que a caracterizam recomendem sua divisão para um melhor aproveitamento didático.
A atividade é o conjunto de trabalhos, exercícios e tarefas com cunho de aprofundamento ou aplicação de estudos, como estágios, prática profissional, trabalho de campo, dissertação, participação em programas de extensão ou de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso.
ENTREVISTA
 -Descrição da situação pesquisada
Nome da Empresa: CENTRO EDUCACIONAL SÃO NICOLAU
Endereço: Avenida Flávio Augusto Derzi Centro
Cidade: Coronel Sapucaia
Estado: Mato Grosso do Sul
Ramo de Atividades: Educação
Produtos e/ou serviços: Graduação e Pós Graduação a distancia, assim como cursos específicos para concursos, OAB, e técnicos de formação.
Data de Inicio das atividades: Ano de 2007
Entrevistado: Ivone Paetzold Soares (Gestora)
1) Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?
R: A oferta no mercado de trabalho, pois o município em época não oferecia nenhum tipo de curso de nível superior.
2) Existem outros empreendedores em sua família?
R: Sim. Meus familiares são dentistas, advogados, pecuaristas, lavoreiros.
3) Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no
colégio ou faculdade?
R: Sempre tive faro para negócios, inicialmente fui dona de loja de sapatos, depois de salão de beleza, já tive até lojas de R$ 1,99, então sempre tive a ideia de empreender em mente.
4) Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
R: Sou pedagoga, devido a necessidade da formação para entrar no ramo da educação, então certamente foi extremamente relevante para o negócio meu tipo de formação.
5) Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?
R: Porque a grande maioria tem medo do insucesso, como por exemplo, a grande maioria dos profissionais tem medo dos prejuízos que possivelmente existirão, pois a maior parte das empresas tem lucro a longo e médio prazo, além de levarem muito mais os contra, ademais a falta de persistência é um grande fator que sempre faz as pessoas optarem em permanecerem na zona de conforto e não se arriscarem, pois o empreendedor deve persistir no projeto idealizado, pois tudo é muito complicado e difícil a principio.
6) Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?
R: A parte de fornecer uma maneira onde outras pessoas possam ter uma formação profissional, e pensarem em uma colocação melhor no mercado de trabalho e poderem ter um futuro melhor já satisfaz qualquer profissional, sabendo que o seu empreendimento fez com que sonhos de várias outras pessoas se tornassem realidade.
7) De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?
R: Uma empresa precisa de um gerenciador e deve trabalhar como uma equipe, na verdade como uma grande família onde haverá o chefe com a hierarquia a que todos devem a subordinação, a limitação do que pode ser feito e principalmente o espírito de equipe, a ética nos traz o entendimento de que todos devem respeitar normas e deveres e a forma com a qual devemos agir no ambiente de trabalho, já as relações humanas mostra exatamente que mesmo que haja hierarquia deve haver um decoro, uma simples saudação pode mudar todo um aspecto de uma equipe, o tratar-sebem faz toda a diferença, a união da ética com as relações humanas irão fazer com que funcionários se sintam bem, e funcionários que se sentem bem, trabalham bem e fazem com que a empresa cresça no mercado de trabalho.
8) Como você encontrou a oportunidade de empreender?
R: Surgiu uma proposta de parceria para prestação de serviços, quando eu estava no meio político mais precisamente vice-prefeito do município onde resido.
9) Como você avaliou esta oportunidade?
R: Como um risco, por tratar-se de um Município pequeno, do interior, com baixo crescimento econômico, tratei como um grande risco.
10) Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique.
R: Quando a proposta surgiu, não tinha nenhum tipo de plano de negócios, porem fiz um planejamento, cruzei dados de onde eu queria ir e onde eu queria chegar, fiz uma pesquisa de mercado e vi que sim poderia dar certo, apesar de ser um investimento alto poderia dar certo lucro a longo prazo, pois inicie com empréstimos e sabia que inicialmente tudo que entrasse no negócio serviriam para pagar suas dividas iniciais, e que só depois disso conseguiria ver realmente algum tipo de lucro no empreendimento, mas mesmo assim como o mercado permitia sonhar, e existia uma grande porcentagem de dar certo comecei a caminhada.
11)Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio?
R: Nessa vida já fui de um tudo, desde babá a doméstica a cozinheira a garçonete, a cabeleireira a manicure, dona de loja de sapatos, dona de loja de R$1,99, política e hoje me encontro como empresária no ramo da educação.
12)Quais são suas forças e fraquezas?
R: Minha força sempre foi a vontade de crescer, nunca tive problema com trabalho, se pintar uma necessidade sabidamente aproveitarei o primeiro emprego que me fornecerem. Já minha maior fraqueza são meus filhos, meu âmbito sentimental invade qualquer setor, pois não consigo separar meus problemas pessoais, mormente quando eles tem problemas eu tenho também.
13)Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios complementaram suas habilidades para tocar o negócio?
R: Já tive em outros empreendimentos. De certa forma sim, meus sócios complementaram minhas habilidades, pois por todas as dificuldades que passamos descobri que quando a muitas divergências em vontades, em ideais, melhor não ter sócios.
14)O que significa ter ética nos negócios para você?
R: É saber a forma de se portar como profissional, é saber o como agir, o como se comunicar, a maneira até mesmo de se expressar no ambiente de trabalho, é agir com decoro, com respeito e sempre respeitar o próximo e seus ideais e pensamentos. A ética profissional é baseada nos comportamentos que são adequados para uma boa convivência em um ambiente corporativo, o crescimento da mesma e também tendo como objetivo a construção de um ambiente saudável, amigável e produtivo.
15)Quais os recursos econômicos/financeiros você precisou para iniciar o negócio?
R: Inicialmente foram gastos R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais).
16)Onde e quando obteve estes recursos?
R: Empréstimos bancários e com a própria empresa ao qual faria parceria de prestação de serviços, tudo foi conseguido logo após a assinatura do termo de parceria que estipulava um prazo para funcionamento do negócio local.
17)Quando e como obteve o primeiro cliente?
R: Aberta as inscrições para o primeiro vestibular, entrou em cheque o marketing, propaganda em rádios locais, em carros de som, panfletagem e palestras sobre a importância de uma graduação, encerrada as inscrições após uma imensa campanha publicitária iniciaram as chegadas dos primeiros alunos (então clientes), acredito que 1 (um ) mês após a abertura das inscrições.
18)Qual foi o momento mais crítico do negócio? Como foi superado?
R: Os dois primeiros anos, acredito que foram os mais críticos, pois era um negócio novo para a Cidade, além de ser oferecido também de uma maneira bem desconhecida no município, espalharam boatos de que os possíveis diplomas de graduação não seriam validados, ai a incerteza do curso para os alunos, tivemos que desenvolver palestras sobre o crédito da empresa, alguns saíram e procuraram outra instituição de ensino, então foi um momento muito difícil. Este momento foi superado com muita persistência, vontade de vencer, garra, o famoso não deixar a peteca cair, pois com muita insistência mantemos a empresa e hoje além de termos vários profissionais capacitados pela empresa, temos vários cursos e vários novos alunos.
19)Qual é o lado positivo e o negativo de se tornar um empreendedor?
R: O lado positivo é ter seu próprio ideal, sua própria perspectiva, fazer valer de suas próprias idéias e vontades, o lado negativo é ser instável.
20)A carreira como empreendedor afetou sua família de alguma forma?
R: Sim, de várias formas, inicialmente economicamente, pois nunca pensei auferir uma renda que tenho hoje. Também tenho mais tempo para a família, filhos, viagens, posso fazer o meu tempo. O verdadeiro trabalho menos e ganho mais.
21)Você faria tudo isso novamente? Porquê? Por qual motivo?
R: Sim. Pela realização profissional, através desse empreendimento realizei o sonho de várias pessoas e inclusive o meu de ter um curso superior.
22)Que conselhos você deixa para uma pessoa que deseja se tornar um empreendedor de sucesso?
R: Faça pesquisas de mercado sobre o tipo de empreendimento que quer fazer, analise a oferta e a demanda, tenha muita persistência e não desista de seus ideais.
Plano de Negócios
 O processo empreendedor resume essas etapas de maneira a facilitar o trabalho do empreendedor. Inicia-se com a idéia de negócio, que geralmente é o ponto de partida para qualquer empreendimento. Em seguida, analisa-se a oportunidade, ou seja, procura-se entender se a idéia que você teve tem potencial de viabilidade econômica, tem clientes em potencial no mercado para consumir um produto ou serviço decorrente dessa idéia. Com a oportunidade identificada parte-se para o desenvolvimento do plano de negócios. 
A finalização do plano de negócios permitirá ao empreendedor identificar a quantidade necessária de recursos e as fontes existentes para financiar o empreendimento. Após as etapas iniciais parte-se para a gestão da empresa. Note que o processo pode ser extremamente dinâmico e as etapas podem ser revistas a qualquer momento, de forma interativa. O importante é o empreendedor planejar o processo de estruturação do seu negócio desde a análise das idéias iniciais para saber se são oportunidades, para então selecionar a melhor oportunidade, desenvolver o plano de negócios e, assim, poder se dedicar à gestão da empresa.
Descrição da empresa: 
Faculdade Anhanguera foi realizado na Cidade de Coronel Sapucaia /MS, na empresa Centro Educacional São Nicolau, situada na Avenida Flávio Augusto Derzi, centro desta Cidade. O objetivo da empresa é fornecer uma melhor capacidade profissional, com o fornecimento de cursos de graduação a população.
A Universidade Anhanguera-Uniderp é uma instituição de Ensino Superior privada, particular no sentido estrito, com limite territorial de atuação circunscrito ao município de Campo Grande, no Estado de MS, mantida pela Anhanguera Educacional.
A entidade Anhanguera Educacionalé pessoa jurídica de direito privado, com fins lucrativos, sediada Rua Alameda Maria Tereza, 4266 - Dois Córregos, Valinhos-SP, inscrita no CNPJ/MF sob nº 05.808.792/0001-49.
No ano de 2014, após aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), é formalizada a fusão entre Anhanguera Educacional Ltda. e Kroton Educacional S/A. O Grupo Kroton passou a ser a holding, com as mantenedoras que já possuía e também a Anhanguera Educacional.
Desde então, as instituições vêm realizando um alinhamento das melhores práticas
institucionais, garantindo, principalmente, a identidade das Instituições de Ensino do Grupo. Reconhecendo a necessidade e importância da Avaliação Institucionalcomo elemento de autogestão, a Universidade Anhanguera-Uniderp, aditou o seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) considerando o novo alinhamento institucional e o replanejamento contínuo da IES, por meio de sua Autoavaliação Institucional e avaliações externas, demandas e necessidades cotidianas.
Para a construção do PDI, a Instituição de Ensino Superior (IES) passou por um processo de discussão e diálogo, envolvendo todos os setores e comunidade acadêmica, realizada em várias etapas e proporcionou um momento muito rico e importante de reflexão sobre, onde a IES encontrase e o que visualiza para o futuro enquanto Instituição de Ensino Superior.
Os princípios norteadores do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade
Anhanguera-Uniderp e suas linhas de ação, em consonância com seu Projeto de Autoavaliação Institucional envolvem todos os atores que atuam na instituição, a fim de balizar as atividades acadêmicas desenvolvidas. É um processo de indução de qualidade da instituição, que aproveita os resultados das avaliações externas e internas, transformando-os em conhecimento e possibilitando sua apropriação pelos atores envolvidos. Afinal, as ações de melhoria a serem implementadas pela instituição dependem de sua própria compreensão, de seu autoconhecimento.
O processo de Autoavaliação Institucional da Universidade procura implementar uma prática de permanente reflexão autocrítica, estimulando o debate interno e externo entre todos os agentes envolvidos (alunos, docentes, gestores, técnicos-administrativos, mantenedores e comunidade). Essa Autoavaliação é depois complementada pelos processos avaliativos promovidos pelas comissões externas de avaliação do Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Este processo é baseado na busca incansável pela qualidade dos cursos, e do desempenho de cada sujeito interveniente, que pressupõe uma não acomodação, exigindo uma predisposição à mudança que acompanhe a dinâmica científica, cultural, organizacional e tecnológica. A avaliação visa nortear os rumos futuros da instituição por meio da correção de problemas que serão detectados, bem como da identificação dos pontos fortes da instituição, sendo, portanto, um instrumento valioso para a consolidação dos desejos, sonhos e aspirações da comunidade acadêmica.
Assim, segue o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Anhanguera - Uniderp, conforme Decreto n° 5.773, de 2006, um instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da Universidade, no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às estratégias para atingir suas metas e objetivos, à sua estrutura organizacional, ao Projeto Pedagógico Institucional com as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações e as atividades acadêmicas e científicas que desenvolve ou que pretende desenvolver, as avaliações de discentes, de cursos e institucionais internas e externas que norteiam as ações de replanejamento e desenvolvimento contínuo e os recursos financeiros que dispõe.
Produtos e Serviços:
 Cursos oferecidos por área de conhecimento
	Área de Conhecimento
	Cursos
	Ciências Exatas e da Terra Matemática
	/ Ciência da Computação / CST em Redes de
Computadores/ CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas / CST em Gestão Ambiental /
	Ciências Biológicas
	Ciências Biológicas Bacharelado/ Ciências Biológicas Licenciatura Engenharias
	Engenharias
	Engenharia Civil/Engenharia Elétrica/ Engenharia
Ambiental/Engenharia da Computação /Engenharia da Produção /
Engenharia Mecânica / Engenharia de Controle e Automação
	Ciências da Saúde
	Medicina/Nutrição/Odontologia/Farmácia/Enfermagem/Educação
Física Bacharelado /Fisioterapia/ CST em Estética e Cosmética /CST em Gastronomia / CST em Gestão Hospitalar / CST em Estética e Imagem Pessoal . CST em Embelezamento e Imagem Pessoal.
	Ciências Agrárias
	Agronomia/Medicina Veterinária
	
Ciências Sociais Aplicadas
	Administração/Direito/Arquitetura e Urbanismo/Ciências
Contábeis/Pedagogia/Serviço Social / Educação Física Licenciatura /
Relações Internacionais / CST em Design de Interiores / CST em Design de Moda / História / Geografia
	Ciências Humanas
	Jornalismo / Publicidade e Propaganda / Psicologia / CST em Produção
Multimídia / CST em Gestão Comercial / CST em Gestão de Recursos
Humanos / CST em Gestão Financeira / CST em Gestão Pública / CST
em Logística / CST em Marketing / CST em Marketing Digital / CST em
Processos Gerenciais / CST em Empreendedorismo / CST em Gestão da
Produção Industrial
	
Lingüística
	Letras e Artes Letras
Marketing e Vendas
 O objetivo da Universidade Anhanguera-Uniderpcom relação ao aluno ingressante é proporcionar o sucesso pessoal e profissional, ou seja, a empregabilidade.
A empregabilidade significa estar apto a entrar e manter-se no mercado de trabalho, seja através do emprego, do empreendedorismo, da pesquisa ou qualquer outra modalidade de ocupação. Empregabilidade, portanto, passa a ser um dos principais objetivos a serem trabalhados em todos os cursos da Universidade.
Um dos valores emergentes na sociedade pós-industrial é a progressiva intelectualização de toda atividade humana. Toda coisa, no trabalho ou no lazer, já se fez um dia com as mãos e exigiu 27 energias muscular. Hoje, todas as coisas se fazem com o cérebro e requerem inteligência, criatividade, preparação cultural, enfim, requerem conhecimento.
O conhecimento e as novas tecnologias, com a sua penetrabilidade, têm destruído os antigos limites entre os setores e atividades. Pode-se, finalmente, derrubar as barreiras entre estudo, trabalho e lazer. O fator característico dessa revolução consiste na importância assumida pela programação do futuro por meio de um novo modo de fazer ciência, que se vale da informação, que formula problemas e propõe soluções sem se deixar enredar previamente por seus vínculos. O conhecimento e a tecnologia assumem, portanto, um papel central na nova sociedade, no plano social, na empregabilidade. Dessa forma, o egresso que deseja ser dono do seu futuro, ter sucesso pessoal e profissional e ter empregabilidade deve apropriar-se do saber, do conhecimento e ser ético.
A aprendizagem baseada em conteúdos acumulados é substituída pela visão de que conteúdos não constituem o núcleo de uma proposta educacional, mas representam suporte para competências. Assim, os métodos, técnicas, estratégias, não são meios no processo de ensinar e aprender, mas se identificam com o próprio exercício das competências, mobilizados pelas habilidades, atitudes e conhecimentos em realizações profissionais.
O currículo é visto como conjunto integrado e articulado de situações-meio, didaticamente concebidas e organizadas para promover aprendizagens significativas e funcionais, o alvo de controle constitui-se na geração das competências profissionais gerais e específicas.
Nessa perspectiva, a Universidade Anhanguera-Uniderpimplementa ações que desenvolvam o diálogo e a convivência entre os diversos cursos, promove mudanças estruturais, mudança de paradigmas e, principalmente, quebra de modelos mentais arraigados e sedimentados.
A Universidadetrabalha o currículo por competências, no qual o aluno passa a ser
responsável pelo ato de aprender e de construir a trajetória de sua aprendizagem, em contraposição ao ensino transmissor dos conteúdos em que aluno atua como sujeito passivo.
O termo Competência tem recebido vários significados ao longo do tempo. Na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), competência é definida como:Capacidade de mobilizar, articular, colocar em ação valores, habilidades e conhecimentos necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho (BRASIL, 1996).
O pressuposto é o de que o conteúdo ensinado, por si só, não levará à formação do
profissional que se deseja para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Neste contexto, a articulação, a operacionalização e a contextualizaçãosão o cerne do processo de aprendizagem para que os conhecimentos adquiridos possam ser colocados em prática de forma eficaz.
Consequentemente torna-se imperativo que o processo de ensino-aprendizagem forneça ao aluno as ferramentas necessárias para que ele possa desenvolver capacidades, tais como: mobilizar o que aprendeu, desenvolver autonomia intelectual diante de um desafio profissional, saber transformar informações em conhecimentos pessoais, fazer análises e sínteses, relacionar aprendizado e tirar conclusões.
A ideia de competência pode ser sintetizada, segundo Moretto (2005), em três aspectos básicos: ideia de pessoa, ser capaz de; a ideia de mobilização, isto é, a capacidade de se mobilizar o que sabe para realizar o que se busca; e a ideia de conhecimento intelectual, a cognição.
O conceito de Competência, portanto, está ligado à sua finalidade, que consiste em abordar e resolver situações complexas. Nesse contexto, o que muda na prática é que as atividades de aprendizagem antes continham apenas conteúdos conceituais, agora, necessariamente, deverão conter conteúdos procedimentais e atitudinais trabalhados metodologicamente numa proposta relacional dos diferentes conteúdos, atividades de aprendizagem e avaliação.
O cenário educacional brasileiro mudou consideravelmente nos últimos anos. Nesse contexto, os alunos que ingressam no Ensino Superior estão cada vez mais imersos nas constantes mudanças, que, por sua vez, requisitam dos professores e das instituições de ensino em geral uma constante atualização, para possibilitar a todos uma inserção adequada na sociedade e, mais especificamente, no mundo do trabalho. A consequência disso é o surgimento de modelos acadêmicos inovadores, além de novas práticas educacionais que permitam a alunos e professores estarem à altura destas mudanças.
Análise Estratégica
_ ampliar a oferta com qualidade de programas e cursos de graduação, pós-graduação, ensino técnico, de jovens e adultos, que atendam às necessidades de cada região e de cada aluno, com metodologias flexíveis, profissionais competentes, materiais bem elaborados e tecnologias atualizadas;
_ ampliar a implantação de polos de apoio presencial, em todas as regiões e cidades onde há uma demanda consistente, com infraestrutura, recursos humanos, materiais e
equipamentos, capaz de atender às condições de oferta necessárias aos cursos em desenvolvimento no Brasil, posteriormente, em outros países onde houver demanda compatível;
_ promover e ampliar as parcerias que favoreçam a implantação de projetos em níveis de qualidade exigida na formação profissional;
_ adotar metodologias de ensino e aprendizagem mais flexíveis em relação ao tempos, espaço e ritmo, que utilizem várias formas de comunicação bidirecional, priorizando materiais didáticos audiovisuais e os recursos de informática adequados;
_ desenvolver a capacitação permanente do corpo docente e técnico-administrativo que atua com a modalidade EAD, em cursos de especialização e de extensão, voltados ao aperfeiçoamento das práticas e da reflexão fundamentais à área, especialmente levando-se em consideração seu caráter inovador;
_ colaborar com eventos e congressos sobre temas relevantes relacionados à EAD.
Plano financeiro
Alunos
Em relação aos alunos, um dos grandes objetivos e responsabilidades da Universidade é promover a empregabilidade. O conceito de empregabilidade, para a instituição, é o de inserir, manter e ascender no mercado de trabalho.
Para alcançar esses objetivos, a Universidade adota um modelo acadêmico que oferece aos alunos uma formação por competências definidas pelo mercado de trabalho. Para isso, empresas, carreiras públicas e empreendedores são constantemente consultados com o objetivo de identificar qual o perfil dos profissionais que precisam ser formados para atender ao mercado. A partir daí são estabelecidas as competências que precisam ser desenvolvidas e produzidos os conteúdos necessários para alcançar esse perfil.
Colaboradores
Em relação aos seus colaboradores, a Universidade tem como política uma gestão universitária democrática, aberta e transparente, especificando seu compromisso social com o ensino de qualidade e envolvendo o corpo social na tomada de decisão e no debate e direcionamento das ações.
Inclusão Social
A Universidade acredita na inclusão social por meio da educação de qualidade e adota mecanismos de incentivo e apoio, envolvendo a alocação de recursos que possibilitem o acesso e permanência dos estudantes. São eles:
_ Bolsas de estudo oferecidas por meio de uma política de gerenciamento e concessão interna;
_ Financiamentos alternativos;
_ Atendimento ao público alvo da educação especial por meio de um núcleo que garante a acessibilidade a todos os acadêmicos da educação especial, respeitando seu direito de matrícula e permanência com sucesso no Ensino Superior. Para isso planeja, encaminha, acompanha e orienta o Atendimento Educacional Especializado, por meio da adaptação de materiais, orientações e formação continuada para os atores pedagógicos envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem.
3.6.2 Programas Institucionais de Responsabilidade Social
Trote Solidário
No início de cada período letivo, a Universidade promove o Trote Solidário para recepcionar os alunos ingressantes.
O Trote Solidário é um programa que tem o objetivo de engajar alunos, professores, coordenadores, colaboradores, gestores e diretores no desenvolvimento de ações que promovam cidadania, educação e trabalho em equipe, reafirmando o compromisso de Instituição socialmente responsável e marcando posição contrária ao trote violento.
Semana do Ensino Responsável
A Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Particular (ABMES) promove todos os anos a Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, com o objetivo de incentivar todas as IES particulares do Brasil a organizarem uma mostra de suas ações sociais.
A Universidade participa dessa campanha através da Semana do Ensino Responsável, momento em que apresenta os resultados e feitos de seus projetos sociais desenvolvidos ao longo do ano à comunidade por meio de atendimentos, palestras, campanhas, oficinas, jogos e atividades recreativas envolvendo alunos e colaboradores de todos os cursos.
Semana Global de Empreendedorismo
 
A Semana Global de Empreendedorismo é um evento que envolve 140 países com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender, a partir do movimento.
A Universidade participa todos os anos dessa semana, que ocorre durante todo o mês de novembro, por meio de diversas atividades, como oficinas, workshops, palestras, feiras, apresentação de projetos, envolvendo alunos, professores, colaboradores e a comunidade, abordando o empreendedorismo de alguma maneira.
CONCLUSÃO
 
 Após a entrevista em torno da abertura do CENTRO EDUCACIONAL SÃO NICOLAU, pôde-se chegar à conclusão que è um investimento rentável e seguro. Sem descartar as possibilidades de possíveis problemas que os empreendedores vieram a ter durante sua abertura e desenvolvimento, o meu ponto de vista é afirmativo que, havendo conhecimento, respeito, qualidade e bom preço serão fortes adjetivos para o sucesso do seu empreendimento.
REFERÊNCIAS
Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos – Apresentação ABNT. Disponível em: 
<http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>. Acesso 007 abr. 2014.
http://www.deskcoworking.com.br/aprenda-a-analisar-as-forcas-fraquezas-oportunidades-e-ameacas-da-sua-empresa/
http://revistas.facecla.com.br/index.php/recadm/

Outros materiais