Buscar

Apol 1 - 100 pontos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão Secretarial: Consultoria e Desenvolvimento
Segundo o texto de sua rota de aprendizagem 2, Tema 1: Características Comportamentais do Consultor, p. 3-4, os autores Crocco e Guttman (2005) relacionam as características do consultor com algumas premissas que devem ser avaliadas no processo da consultoria. Essas premissas referem-se à: independência, automotivação, comunicação, capacidade analítica, autenticidade e ética.
Uma empresa contratou um profissional secretário executivo para auxiliar na solução de problemas com fluxo de informação, pois verificou-se que, do momento que um cliente chegava à empresa, até o momento em que recebia retorno sobre sua demanda, quando recebia, havia diversos problemas e ineficiência, o que estava prejudicando seriamente os negócios da referida empresa. Ao estudar o fluxo de informações, o profissional destacou-se pelas decisões rápidas e por seu conhecimento técnico. 
Em vista disso, pode-se dizer que ele destacou-se por salientar-se na premissa:
Da automotivação, por manter-se proativo e disciplinado durante seu trabalho.
Da comunicação, pois conseguiu vender seu projeto de consultoria com eficiência.
Da independência, por conseguir tomar decisões sem precisar ficar consultando os executivos da empresa a todo momento.
Da capacidade analítica, pois sua personalidade proativa e sua formação cognitiva o auxiliaram na resolução dos problemas detectados.
Da autenticidade, uma vez que as soluções apresentadas foram formuladas e observadas por ele, sem interferências exteriores, sendo autênticas e originais.
Questão 2/5 - Administração de Conflitos e Técnicas de Negociação
Imagine a seguinte situação:
Aline é uma funcionária que atua há dois anos como vendedora em uma empresa que comercializa jóias em um canal fechado de TV. Seu desempenho é muito bom, bate as metas com frequência, é pontual, mas, entretanto, perde muito tempo no atendimento e relacionamento com os clientes, sendo comum, ouvi-la dando conselhos aos clientes, ouvindo suas estórias e por vezes se emocionando com os mais carentes. Carlos seu superior, está muito incomodado com seu comportamento e vem sendo pressionado pelos colegas de Aline, que realizam mais atendimentos em comparação a ela.
É certo para Carlos que há um conflito instalado em seu departamento.
Após o seu contato com o cenário que se apresenta nesta empresa, a sua tarefa é a de fazer uma análise da situação pela visão das diversas correntes teóricas organizacionais.
Leia as assertivas abaixo e classifique como Falsas ou Verdadeiras e depois assinale a alternativa Correta.
I – A Escola Clássica diria que o erro estava no administrador, ou seja, em Carlos que não estava aplicando os princípios científicos para evitá-los.
II – O conflito se instalou para o Movimento das Relações Humanas pelo fato da empresa estar dando pouca atenção aos aspectos motivacionais de Aline e de seus colegas de trabalho.
III – Para o Estruturalismo o que acontece nesta empresa é a falta de um ajustamento completo entre a ordem dada pela empresa por meio da figura de autoridade de Carlos, com a liberdade dada a Aline.
IV – Para o enfoque Contingencial o processo de integração entre os fatores envolvidos na situação não é racional e automático e, portanto ainda precisa de direção.
Agora assinale a alternativa que contempla a resposta CORRETA.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas a afirmativas III e IV estão corretas.
Nenhuma das afirmativas está correta.
Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 3/5 - Administração de Conflitos e Técnicas de Negociação
Imagine que você é recém-formado do curso de Contabilidade e recebe um convite tentador para atuar como Contabilista, ganhando cinco vezes mais do que o mercado pratica em termos salariais, fora a gama de benefícios que lhe será oferecida, entre eles um carro de luxo com bancos de couro e computador de bordo. Entretanto, você deverá fazer a contabilidade e responder por ela junto ao fisco, em uma organização cuja atividade está inteiramente ligada ao tráfico de drogas internacional.
Na visão dos teóricos que trabalharam os dilemas que afligem os executivos, tal situação remete a que tipo de conflito apregoado pela autora Fela Moscovici em seu livro “Renascença Organizacional: o resgate da essência humana” e trabalhado em nossas aulas?
 Analise as assertivas abaixo:
I - Conflito interpessoal – o qual se dá entre duas ou mais pessoas de uma determinada organização.
II - Conflito intrapessoal – o qual se ocorre entre partes diferentes da experiência humana e em vários níveis.
III - Conflito dupla atração - ocorre entre duas situações igualmente atraentes quando uma escolha exclui a outra.
IV - Conflito dupla atração e aversão simultânea - caracteriza-se por uma situação altamente atraente (satisfatória) mas que contém um elemento bloqueador de uma ordem valorativa (ética), o que a torna repulsiva. O conflito é mais intenso quanto mais atraente for à situação.
V - Conflito dupla aversão - quando ambas situações não são desejadas nem oferecem satisfação e a pessoa é obrigada a ter que escolher uma delas.
Agora assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
Apenas a assertiva I está correta.
Apenas a assertiva IV está correta.
Todas as assertivas estão corretas.
Questão 4/5 - Administração de Conflitos e Técnicas de Negociação
Analise os conceitos que versam sobre a negociação e verifique os pontos convergentes, divergentes e a ênfase dada pelos autores a cada um deles.
Conceitos de Negociação:
 “Negociação é o uso da informação e do poder, com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão” (Cohen, 1980).
 “Negociação é um processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes ideias e necessidades” (Acuff, 1993).
Verifique as assertivas abaixo e em seguida marque a alternativa que contempla a resposta correta:
I – A ênfase dada pelo autor Acuff está centrada no uso do poder como forma de influência do comportamento em uma situação de tensão. 
II – Os pontos convergentes entre os dois conceitos apresentados são os seguintes: o processo de comunicação o qual se efetiva quando existem ideias divergentes.
III - A ênfase dada por Cohen ao conceito de negociação está relacionada ao processo de comunicação com objetivo de satisfazer as partes naquilo que elas necessitam.
IV – As divergências que se apresentam entre os dois conceitos são: um fala de poder e o outro de percepção de ideias e necessidades. 
Agora assinale a alternativa que contempla a resposta CORRETA.
Apenas as afirmativas II e III estão incorretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas a afirmativa IV está correta.
Apenas a afirmativa II e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 5/5 - Administração de Conflitos e Técnicas de Negociação
Leia e interprete o conceito abaixo e depois analise as afirmativas que falam sobre o conceito de negociação.
O processo de negociação: “é a forma ou maneira de como devemos utilizar as informações e os recursos sobre os cenários, o conhecimento do negócio, as habilidades e o relacionamento pessoal dos negociadores”.
Agora analise as afirmativas:
I – No processo de negociação utilizamos estratégias e táticas para alcançar os objetivos almejados.
II – Devemos iniciar o processo de negociação criando um clima construtivo, para que as pessoas sejam receptivas.
III – durante a negociação devemos coletar informações para nos inteirar e confirmar as expectativas dos outros negociadores.
IV – As soluções e os possíveis benefícios a serem alcançados, não é uma tarefa específica do negociador e sim de quem planeja o cenário de negociação.
V – Foge ao controle do negociador a disposição de ouvir e prestar atenção às informações dadas por ele às partesenvolvidas.
Ante essas afirmativas, assinale a alternativa que contempla a resposta CORRETA.
Apenas as afirmativas II e III estão incorretas.
As afirmativas IV e V estão incorretas.
Apenas a afirmativa III está incorreta.
As afirmativa II e V estão corretas.
Todas as afirmativas estão incorretas.

Outros materiais