Buscar

Caso concreto a

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caso concreto. Leia a notícia abaixo e responda às questões formuladas
. 'Pena já foi a morte', diz delegado sobre pai que esqueceu filho em carro Menino de dois anos morreu após passar 5 horas trancado em carro em MT. Causa da morte foi asfixia por confinamento, segundo laudo do IML. 28/01/2016 18h18 - Atualizado em 28/01/2016 18h24 Disponível em http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2016/01/pena-ja-foi-morte-dizdelegado-sobre-pai-que-esqueceu-filho-em-carro.html A Polícia Civil acredita que a Justiça deverá aplicar o perdão judicial após o envio do inquérito que apura a morte de uma criança de dois anos que foi esquecida dentro de um carro em Cuiabá. Frederico era filho do delegado Geraldo Gezoni, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e morreu na última terça-feira (26). O caso será investigado pela Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica). Segundo o delegado Eduardo Botelho, o procedimento de investigação é comum na polícia e, após o fim da apuração do caso, o inquérito será encaminhado ao Poder Judiciário. O delegado disse que aguarda apenas o encaminhamento do expediente por parte da DHPP, que atendeu o caso, e o resultado do exame de necropsia da criança para realizar a abertura do inquérito.
 A partir da situação narrada e dos estudos realizados sobre as teorias da conduta, responda às questões formuladas:
a) Qual a distinção entre as condutas comissivas e omissivas? 
 Resp.: conduta comissiva é aquela em que o agente pratica uma ação, ex: roubo, furto, estupro. O agente age para ter uma conduta, ele precisa fazer um movimento de ação.
Já a conduta omissiva, o agente se abstém de qualquer atitude de ação, ele deixa de fazer, deixa de agir, se omite ao fato.
Qual o fundamento para a responsabilização penal do denominado agente garantidor?
 Resp.: , A posição de garantia tem como objetivo impedir que um bem jurídico seja lesado sendo este amparado por uma norma proibitiva, : Na omissão própria , é dever legal de todo aquele cidadão que possa prestar um socorro, agir para evitar que algo de negativo aconteça ao bem jurídico de outrem. A omissão imprópria é aquela quando o agente garantidor tem o dever legal , a obrigação de executar tal atividade por determinação da lei e não o faz. EX: um policial militar, o bombeiro, o médico de plantão...aquele agente garantidor que se omitir em prestar socorro, será criminalmente penalizado pelo crime que por ventura vier a sofrer a vitima. A posição de garantia no Direito Penal tem como atribuição impedir a lesão a um bem jurídico previamente atrelado. Desta forma, os garantes não são qualquer pessoa, mas sim aqueles que “em virtude de sua especial proximidade com tal bem, estejam investidos nesta qualidade” o agente garantidor, será penalizado pelo mesmo crime ocorrido que deixou de agir para salvar o bem jurídico do outrem.
Questão objetiva. 
A respeito da omissão própria e da omissão imprópria (também denominada crime comissivo por omissão), é correto afirmar que 
a) um dos critérios apontados pela doutrina para diferenciar a omissão própria da omissão imprópria é o tipológico, segundo o qual, havendo norma expressa criminalizando a omissão, estar-se-ia diante de uma omissão imprópria.
 b) nos termos do Código Penal, possui posição de garantidor e, portanto, o dever de impedir o resultado, apenas quem, por lei, tem a obrigação de cuidado, proteção ou vigilância.
 c) a ingerência, denominação dada à posição de garantidor decorrente de um comportamento anterior que gera risco de resultado, não está positivada no ordenamento brasileiro, tratando-se de uma construção dogmática. 
d) o crime praticado por omissão, segundo o Código Penal, é apenado de forma atenuada ao crime praticado por ação.
( X ) e) segundo o Código Penal, a omissão imprópria somente terá relevância penal se, além do dever de impedir o resultado, o omitente tiver possibilidade de evitá-lo.

Outros materiais