Buscar

DIREITO CIVIL I caso soncreto 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL I - CCJ0006 Título SEMANA 6
 Descrição Caso concreto
O Grupo Construções e Incorporações X S/A contraiu dívida de grande valor com o Engenheiro Eduardo Paranhos, mas não efetuou o pagamento estipulado no contrato, sem que tal conduta configurasse qualquer tipo de fraude. Após algumas tentativas frustradas de cobrança. Eduardo ajuizou ação e conseguiu decisão favorável, tendo a sentença transitado em julgado. No momento de indicar o bem que viria a ser penhorado para efetuar o pagamento, o Grupo Construções e Incorporações S/A indicou um imóvel de sua propriedade, mas o mesmo não foi aceito por Eduardo, que solicitou ao juiz a desconsideração da personalidade jurídica do Grupo Construções e Incorporações S/A para que os bens dos sócios respondessem pela dívida.
 Considerando os fatos acima descritos e tomando por base a disciplina da desconsideração da personalidade jurídica, responda JUSTIFICADA E FUNDAMENTADAMENTE: 
O que é a desconsideração da personalidade jurídica e em que hipóteses ela pode ser utilizada?
Resp.:A pessoa física é diferente da pessoa jur[idica de seus sócios, o patrimÔnio da pessoa jurídica é um e o patrimônio da pessoa física é outro e via de regra , não se misturam, no caso se a pessoa jurídica for utilizada como instrumento de fraude pela pessoa física, aí sim se pode atingir o patrimônio da pessoa fósica do sócio , a fim de quitar eventuais dívidas da pessoa jurídica. Aí se tem a desconsideração da personalidade jurídica. 
É cabível, neste caso, a desconsideração pleiteada por Eduardo?
Resp.: Não...a empresa ofereceu um patrimônio jurídico da mesma. Ela tem com que honrar a divida, não hagindo de forma fraudulente. 
 Questão objetiva
 Considerando as disposições atinentes às pessoas jurídicas, assinale a opção incorreta. 
a) Obrigam à pessoa jurídica os atos dos administradores, exercidos nos limites de seus poderes definidos no ato constitutivo. 
b) Aplica-se às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade. 
c) As pessoas jurídicas são de direito público, interno ou externo, e de direito privado, constituindo-se, as autarquias e as associações públicas, como de direito público interno. 
d) As pessoas jurídicas de direito público interno são civilmente responsáveis por atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo.
( X ) e) Partidos políticos com representação no Congresso Nacional são pessoas jurídicas de direito público interno.

Outros materiais